14.6.19

são precisos mais dadores de sangue

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. Na hora de assinalar esta data, o Serviço de Imunohemoterapia do IPO Lisboa inaugura as novas instalações ao mesmo tempo que deixa um apelo às pessoas.

“No Dia Mundial do Dador de Sangue queremos realçar a importância da doação de sangue e de componentes na nossa Instituição, com o objetivo ultrapassar as 20 doações por dia. Queremos aumentar o número de dadores e de dádivas para podermos fazer face às necessidades crescentes: cerca de 1700 doentes, 9 mil concentrados de eritrócitos e entre 15 a 20 mil concentrados de plaquetas”, refere Dialina Brilhante, Diretora do SIH do IPO Lisboa. “Queremos continuar a contar com os dadores regulares e lembrar os mais jovens que a dádiva de sangue ou de componentes é um dever de cidadania e um gesto de generosidade e de solidariedade que permite salvar vidas”, acrescenta.

Em 2018, o IPO Lisboa registou 4120 dádivas, das quais 500 foram componentes plaquetários por aférese. O número total de dadores inscritos foi de 4527 sendo que, daqueles, 1150 são novos dadores. No IPO Lisboa, podes dar sangue total e componentes por aférese e, ao fazeres a tua dádiva, também podes inscrever-te como dador de medula.

O horário é de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 16h00, e ao sábado, das 9h00 às 11h00. Existe estacionamento reservado e gratuito para os dadores. Sabe mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário