17.6.19

é isto que tens de fazer para resistir à junk food

Sejamos honestos. Todos nós, em algum momentos, sentimos o desejo de junk food. Quer seja por um cheiro que nos atrai quando passamos na zona de restauração de um centro comercial ou por outro motivo qualquer. Mas parece que é fácil resistir a esta tentação. Quem o defende são dois neuro-cientistas: Peter Hall, da Universidade de Waterloo, e Nicole Avena, do Sistema de Saúde Mount Sinai.

Vamos começar por imaginar o cenário em que estamos a passar na zona de restauração. Existe uma panóplia de cheiros que nos pode atrair para determinado tipo de alimento. E que têm influência no cérebro. É aqui que temos de intervir, defendem os especialistas. Uma das soluções passa por apressar o passo. Outro, é começar a jogar um jogo como o Tetris. É um jogo visual que comanda a memória, que assim não se distrai com outras coisas.

Mas pode haver aquele momento em que o desejo aperta ainda mais. E até podemos estar em casa. Aqui, a dica é colocar barreiras físicas entre nós e os alimentos que nos tentam. Imaginemos que já foste ao congelador tirar um gelado. Volta a coloca-lo no congelados. Dizem que ajuda. Outra dica passa por nos centrarmos nas desvantagens de comer determinado alimento. Existe ainda mais um truque que passa pelo desporto.

De acordo com a dupla de especialistas, quanto mais desporto fizeres e mais suares, mais forte será a tua disciplina para resistires à junk food. Recordo que todas estas dicas estão apoiadas na ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário