24.6.19

when they see us x2 (o documentário do momento que todos devem ver)

When They See Us, um original da Netflix, é sem dúvida o documentário do momento. Dividido em quatro partes, com mais de uma hora cada uma, é algo que nos prende ao ecrã do primeiro ao último segundo. Sendo que chegamos a ficar sem ar e com uma sensação de revolta gigantesca. Vou falar um pouco da história porque é um documentário e não uma série.

Este brilhante documentário conta a história de Korey Wise, Antron McCray, Yusef Salaam, Raymond Santana e Kevin Richardson, cinco adolescentes que foram injustamente acusados da violação e tentativa de homicídio de uma jovem mulher que estava a correr no Central Park, em Nova Iorque. Tudo se passou a 19 de Abril de 1989 e aquilo que se segue a partir das detenções e interrogatórios é vergonhoso para os Estados Unidos da América. E deve servir de alerta para todo o mundo.



Os adolescentes passaram largos anos na prisão e apenas em 2002 foram considerados inocentes. O estado de Nova Iorque teve de pagar uma indemnização de 36 milhões de euros (no total), o valor mais alto de sempre. Enquanto via o documentário, e perante aquilo que via, pensava também no valor que receberam. Até porque muitas pessoas dizem ser muito dinheiro. Mas nenhum valor do mundo paga aquilo que aquelas crianças tiveram de viver e aquilo de que foram privadas injustamente.

E isto é dito pelos próprios num outro documentário. Depois de verem este, devem ver, igualmente na Netflix Oprah Winfrey presents: When They See Us, que conta com a presença da criadora, dos actores e também dos cinco homens. Se o primeiro já é duro de ver, o segundo é de levar às lágrimas qualquer pessoa. Mas merece ser visto. É obrigatório ser visto.

Sem comentários:

Enviar um comentário