25.6.19

haverá uma idade perfeita para casar? ciência diz que sim

Namoro desde 2003. Sendo que vivemos juntos há mais de 10 anos. Isto chega para que me considere casado. Ainda não fizemos a festa. Também não oficializámos a relação. Sendo algo que faz parte dos nossos planos. E quando falo disto com amigos, existem sempre aqueles que dizem para não casar. Que já passou o nosso tempo. E alguém conta sempre uma história de alguém que passou pelo mesmo, casou e separou-se pouco tempo depois.

Confesso que esta teoria (ou mito) não me assusta nada. Mas parece que as pessoas que pensam desta maneira estão correctas. Pelo menos aos olhos da ciência. E digo isto com base num estudo que defende que a idade perfeita para casar é entre os 28 e 32 anos. Como tenho 38, há muito que estou fora de prazo para casar.

O trabalho, realizado por Nick Wolfinger, um sociólogo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos da América, teve por base as estatísticas de divórcio entre 2011 e 2013 naquele país. A conclusão foi a de que as pessoas que casam com menos de 20 anos têm uma probabilidade de 38% de se separarem nos primeiros cinco anos do matrimónio. Entre os 20 e os 24 a percentagem baixa para os 27%. O valor mais baixo, 10%, aplica-se a quem tem idades entre os 30 e os 34 anos. Entre os 25 e 29 é de 14%. Sendo de 17% nas pessoas com idades superiores a 35.

Apesar destes grupos, o autor do estudo revela que o valor mais baixo situa-se entre os 28 e 32 anos. A explicação do sociólogo não tem nada de muito surpreendente. Com menos de 20 anos existe muita imaturidade e muitas pessoas casam se saber se querem ficar com aquela pessoa para sempre.

Tal como casar acima dos 32 anos pode ser complicado, segundo Nick Wolfinger, devido à inflexibilidade em relação aos hábitos pessoais que passam a ser conjugados com outra pessoa. No meu caso, isto não se aplica. É certo que não somos casamos, mas partilhamos hábitos há mais de 10 anos. Essa tal inflexibilidade não se aplica a nós. Por outro lado, o sociólogo refere que não se trata de uma certeza absoluta. Acrescentando que os dados devem servir apenas para uma reflexão no momento de decidir dar um passo tão importante para a vida de duas pessoa.

2 comentários:

  1. Acho que não.
    Todas as idades têm prós e contras. O que determina a felicidade de um casal?
    Violência entre casais há em todas as idades e classes sociais e isso é perturbador numa relação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso assim. Mas por acaso conheço muitas histórias de pessoas que estão largos anos juntas e que, quando decidem casar, se separam pouco tempo depois.

      Eliminar