20.11.13

desculpa lá ronaldo mas não vai ser desta

Muito se tem falado sobre a eleição do melhor jogador do mundo 2013. Não há conferência de imprensa onde não se pergunte quem merece ganhar o prémio: Messi ou Cristiano Ronaldo. Dando até a entender que são os únicos atletas concorrentes ao galardão máximo do futebol, individualmente falando.

Vamos por partes. Neste início de época, Messi está uns furos abaixo daquilo que costuma fazer, sobretudo pelas frequentes lesões. Por sua vez, Cristiano Ronaldo está a fazer uma das suas melhores épocas de sempre. Ou a melhor. O jogo de ontem – o melhor com a camisola de Portugal – é mais uma prova disso mesmo. Estes, são factos que ninguém pode negar.

Mas, algumas pessoas esquecem-se que este início de época não conta para a eleição de melhor jogador do mundo de 2013. Aquilo que interessa é a época desportiva transacta. Ou seja, o final de 2012 e o início de 2013. Tanto que as votações costumam fechar relativamente cedo. Excepto neste ano que Blatter, talvez por ter gozado com a estrela portuguesa, decidiu alargar o prazo das votações. Algo que não irá mudar nada.

Sou português. Sinto orgulho por dizer que sou do pequeno país que Cristiano Ronaldo dá a conhecer ao mundo. Mas, seria injusto se dissesse que o português merece ganhar o prémio. Porque não merece. Tal como não merece Messi. O justo vencedor deste prémio tem de ser Ribéry, que fez uma época estrondosa ao serviço do Bayern de Munique.

O clube alemão ganhou todos os trofeus que poderia ter vencido na época passada. Não escapou um. E, para isso muito contribuiu aquele que tem a alcunha de Scarface. Quem acompanha de perto o futebol sabe que Ribéry era um jogador indisciplinado. Sobretudo em termos tácticos. Defendia mal, quando o fazia. Perdia-se em campo. Jupp Heynckes mudou isso e fez dele um jogador preponderante em todas as manobras da equipa.

As pessoas falam apenas de Messi e Ronaldo e esquecem-se que já foi eleito o melhor jogador da época passada para a UEFA. E o vencedor foi Ribéry. Que merece ser eleito o melhor jogador do mundo. Não é fácil estar uns furos acima dos dois suspeitos do costume mas o francês conseguiu. E merece ser destacado por um feito ao alcance de poucos.

Na época passada foi o Ribéry. Este ano poderia ser o Neymar e Bale, por exemplo. Fazem falta jogadores que possam ombrear individualmente com Messi e Ronaldo. É que já cansa que se passe a vida a falar dos dois. Portugal é apurado para o Mundial de futebol e o tema é a comparação com o Messi. Quem é o melhor e outras questões que tal que nada de útil têm para o dia de festa. Fala-se de uma pessoa quando se deveria falar de um feito colectivo. Por exemplo, quase ninguém falou de Moutinho, que fez um jogo brilhante e que serviu de bandeja dois golos a Ronaldo.

Não são estas constantes perguntas que vão alterar o facto de Messi ser amado pela FIFA e Cristiano Ronaldo ser quase um patinho feio para o organismo que tutela o futebol mundial. As pressões vão continuar a existir. Feitas por Blatter e seus pares. Isto não irá mudar tão cedo. Resta a Ronaldo provar dentro do campo aquilo que sabe fazer e não alimentar aquilo que os outros dizem para proveito próprio. Para mais uma manchete e afins. E a continuar assim irá ganhar o prémio em 2014.

19 comentários:

  1. "Mas, algumas pessoas esquecem-se que este início de época não conta para a eleição de melhor jogador do mundo de 2013. Aquilo que interessa é a época desportiva transacta."

    Tenho de discordar... o prémio é anual e correspondente ao ano de 2013 assim como os prémios para melhor golo, etc etc... Daí as votações durarem sempre até perto do mês de Dezembro e serem consideradas as prestações ao longo do inicio da época.
    Pelo menos foi o que me venderam.

    Noutro aspecto, e tendo em conta os argumentos utilizados no ano passado para darem a bola ao Messi, este ano, o Messi, volta a ganhar. No ano passado, o Messi nada ganhou e foi eleito o melhor jogador do mundo em detrimento do campeonato ganho pelo CR. Este ano, e vistas as coisas, o Messi tem de estar melhor colocado para ganhar outra vez. O Ribery não penso que mereça a bola porque não é assim tão grande destaque no BM. Mais depressa a dava ao Robben...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia que tenho e que sempre ouvi é a de que analisa a época anterior. Algo que para mim faz mais sentido. Assim analisa-se uma época. E não o final de uma e o princípio de outra. Se for um ano ignora-se uma parte importante da época que é o meio da mesma.

      Se formos analisar apenas Messi e Ronaldo. Tendo em conta troféus, prestações individuais e tudo mais, considero que Messi leva vantagem. Porém, continuo a defender que Ribéry merece a distinção. Foi muito importante para o seu clube e é para a selecção. Não tem o talento dos outros dois mas isso não significa que não possa ter prestações tão importantes como ambos. Gosto muito do Robben mas acho que o Ribéry é mais completo.

      Eliminar
  2. O melhor jogador do mundo não é uma época desportiva, de Setembro a Junho, mas sim um ano civíl, de Janeiro a Dezembro.

    Não concordo contigo quando referes que o Ribéry devia ganhar porque o Bayern ganhou tudo ou porque ficou mais disciplinado a jogar. O prémio não é colectivo, mas sim individual. Não interessa que se ganhe o campeonato, a taça, pelo menos quando foi para o Ronaldo, isso não contou. Interessa sim serem extraordinários jogadores e isso são os três, até encontrava mais uns quantos para se juntarem à lista.

    Este tema já cansa,concordo totalmente contigo. O Ronaldo já ganhou, o Messi também. O Messi foi algumas vezes escolhido por ser o menino bonito e o Ronaldo não o foi. (Cada um terá a sua teoria) Espero que o Ronaldo continue a responder assim, em Campo.


    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que interessam as prestações individuais. Mas não podem ser ignorados todos os factores que proporcionam esses prestações.

      Eliminar
  3. Ok, e no ano anterior, foi Messi que ganhou todos os troféus colectivos? Mas foi ele o eleito não foi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo perde muito em relação ao Messi em troféus colectivos. Mas isso já é entrar no domínio de dois clubes completamente diferentes. A organização dentro e fora de campo e o caos desportivo.

      Eliminar
  4. EU sou fã do Barça devo dizer que torço pelo Messi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as possas devem ter as suas opiniões e ser português não obriga a que se goste de todos os portugueses.

      Eliminar
  5. o que eu acho que prejudica cristiano ronaldo é andar a fazer anúncios a champô contra a caspa. ora, o sr. blatter é calvo, tem de certeza alguma idiossincrasia à volta do tema. depois admiram-se que o brilho da bola vá parar a outra prateleira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo vive num clube cheio de escândalos. Muitos deles têm o seu nome incluído. Também já teve confusões com a UEFA, antes deste caso. E isso ajuda a criar uma imagem negativa.

      Eliminar
  6. O Ronaldo é a supremacia da técnica, mas o Messi é magia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo é o músculo. O Messi é o cérebro.

      Eliminar
    2. Bem sei que o Ronaldo é Português, mas eu gosto do Messi pela história de vida, pela magia e inteligência, pela postura. E está num clube que eu gosto muito: no Barça.
      A mística do Barça...

      Eliminar
  7. Hein ribery ????? O seu pior post ,e olhe que adoro o seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aposto no Ribéry por tudo o que fez. Num clube menos mediático do que os outros dois mas que deu uma lição a ambos. O Ribéry foi preponderante para, por exemplo, a primeira vez em muitos anos que o Barcelona foi reduzido a um "clube de rua."

      Eliminar
  8. Bem, as opiniões divergem, mas eu concordo consigo, essencialmente no que escreveu sobre o jogo de ontem e os outros jogadores, que "serviram" CR.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro que me trates por tu, pode ser? Prefiro assim.

      Acho que já cansa. Cansam os duelos. As picardias entre ambos. E acho injusto que a imprensa desportiva faça de Ronaldo um deus, porque tiram proveito disso com uma aproximação ao jogador, e ignore os restantes jogadores, que são falados apenas quando tudo corre mal. Patrício deu um frango com Israel e ainda hoje se fala disso mas ninguém fala da defesa brilhante que fez segundos antes do primeiro golo de Portugal contra a Suécia. Ninguém sabe o que teria acontecido se Portugal sofresse primeiro o golo.

      Eliminar
  9. Não concordo com a tua visão.

    Em primeiro, tal como disseram acima, este prémio elege o melhor jogador no ano civil, de Janeiro a Dezembro (na prática, até Novembro, altura em que fecham as votações).

    Segundo... Quer dizer, nos anos em que o CR é melhor individualmente, para entregarem o troféu de bandeja ao Messi dizem que o mais importante é o colectivo. Mas quando o CR teve boas épocas a nível colectivo (com o Mourinho, em que ganhou o campeonato e a taça, por exemplo), esse já não é o critério porquê? Mas os critérios mudam consoante convém? (sim, foi uma pergunta retórica, todos sabemos que assim é...)

    Terceiro, em 2013 (ano civil), Cristiano Ronaldo já leva mais golos marcados do que Messi e Ribery juntos... Dá que pensar... Para além de que carrega o Real (e a nossa selecção) às costas, enquanto o Messi tem um Barcelona rotinado a jogar para ele...

    Quarto, (e aqui é totalmente uma opinião pessoal), numa altura em que temos jogadores como CR e Messi, não me faz o mínimo sentido que o prémio seja entregue a outro jogador. Compreendo que são prémios anuais, que visam distinguir o melhor jogador desse ano. Mas caramba, onde é que o Ribéry pode ser comparado a Messi e a Ronaldo?! A meu ver, é como comparar um BMW a um Ferrari...

    Quinto... No que toca à nossa selecção... Tens toda a razão, o futebol é um desporto colectivo, e o Moutinho fez um grande jogo e duas assistências fantásticas. Mas quem é que marcou os QUATRO golos de Portugal neste play-off? E por muito fantásticas que tenham sido as assistências (que foram!!!), o Cristiano tem o mérito de ter feito o trabalho final que no fundo é o mais importante: marcou. A jogada podia ter sido linda e espectacular, se não fosse golo daqui a uma semana ninguém se lembraria dela. Os jogos ganham-se com golos. Que são construídos a nível colectivo, sim. Mas tu sabes que o Ronaldo não se limita a marcar golos: o homem joga e faz jogar. E tem aquela frieza finalizadora impressionante. E sim, foi ele que nos pôs no Mundial, porque não falhou onde muitos falharam (tipo aquele lance que o CR assiste de forma soberba o Hugo Almeida, que cabeceia ao lado depois de um cruzamento à sua medida...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pesquisei algumas informações e existem menções à época desportiva anterior, aquilo que faz mais lógica na minha opinião. Um ano civil envolve dois campeonatos. Analisa o verão onde pode não acontecer nada ou onde um jogador pode disputar uma competição e outro não, por exemplo. Pode haver europeu ou copa américa. Imagina que é ano de europeu e que cr faz uma grande competição marcando quinze golos. Ou que é ano de copa américa e o messi faz o mesmo. Isso dá vantagem a um deles, o que é injusto.

      Se formos analisar o colectivo, o Messi dá 15-0 ao Ronaldo. Por uma razão muito simples. O Messi joga num clube organizado. Que tem praticado um futebol brilhante. Que ano após ano bate o recorde de pontos no arranque da liga, e por aí fora. O Ronaldo joga num clube desorganizado. Um clube de divas e de egos gigantes. Mudam de treinador com frequência. Ganham muito pouco. Existem guerras de balneário. E por aí fora. Se a análise fosse colectiva, os troféus do Barcelona aniquilavam os do Real. Logo, Messi ganhava.

      Ainda nas equipas. Messi joga na equipa mais inteligente do mundo. Parece futsal. Os jogadores jogam todos bem, em qualquer posição. E o clube não depende do seu futebol. Algo evidente neste início de época em que tem estado lesionado. Ronaldo joga numa equipa desorganizada. Dentro e fora de campo. É raro o jogo em que o Real não sofre para ganhar. É uma equipa que vive de esquemas onde tem de encaixar estrelas. Por exemplo, basta ver a forma como o Barcelona lidou com a chegada de Neymar (acredito que falta pouco para que os troféus de melhor do mundo comecem a ser seus) e como o Real lidou com Bale. Se o Ronaldo tem de carregar equipas às costas e o Messi não, por alguma razão será, ou não? E aqui acrescento que nas selecções estão ambos em pé de igualdade pois são selecções que nada ganham. Equivalem-se nesse domínio. Espera-se sempre muito de ambas mas raramente a fruta dá sumo.

      Quanto aos golos. Não analiso o número. Para isso existe a Bota de Ouro. Analiso sim a importância dos mesmos no contexto colectivo da equipa.

      Quanto a mim, não faz sentido que estes dois lutem sempre por isto. A bola de ouro deveria ser atribuída por posições. À excepção de Cannavaro, os prémios vão sempre para os criativos. Por melhor que seja um jogador, nunca consegue ter o merecido destaque se não marcar golos.

      Existe ainda um dado curioso em relação a CR. Várias pessoas que trabalham ou trabalharam com ele votam noutros jogadores. É algo que dá que pensar... Por exemplo, no ano passado, Casillas votou primeiro em Sérgio Ramos.

      Desses quatro golos, houve algum em que o Ronaldo fizesse o trabalho sozinho? O Ronaldo tem um mérito que ninguém lhe pode tirar. É capaz de ser o jogador mais profissional do mundo. Sempre foi. Passava horas no ginásio. Treinava mais do que os outros. Queria chegar onde chegou. E isso é algo que ninguém pode desvalorizar.

      Eu não partilho da ideia de que foi ele que nos colocou no Mundial. Até porque o país anda a celebra a vitória contra a Suécia como se fosse um grande feito. E esquecem-se da má campanha na fase de grupos. Maus jogos com selecções bastante inferiores. Nesses jogos, onde estava Ronaldo? Nesses jogos fomos todos maus. Aí não se diz que não se ganha a Israel porque Ronaldo não foi bom. É isso que não percebo.

      Eliminar