13.11.13

ainda há boas notícias e vale a pena acreditar

Só falei com a Sara Sampaio uma vez. E através de email, com muita pena minha. A nossa conversa, ou a entrevista que lhe fiz, surgiu numa altura em que esta jovem de 22 anos já não era apenas uma manequim. Já era a portuguesa que brilhava pelo mundo inteiro. Um anjo caído do céu num anúncio da Axe e a menina que trabalhava com frequência para a casa Victoria´s Secret, aquele que é um sonho de boa parte das manequins do mundo inteiro.

Apesar da frieza típica de uma conversa por email, onde não existem olhares, reacções a perguntas e novas perguntas que surgem no seguimento das respostas dadas, acredito ter ficado com a imagem certa de Sara Sampaio. A mensagem que retive é que apesar do sucesso, no final do dia a Sara continuava a ser a Sara de sempre. Ao longo das respostas não notei, numa única frase a postura de estrela que está acima de qualquer outra. Algo raro numa menina de pouco mais de vinte anos que vê o seu nome badalado no mundo inteiro.

Já acompanhava o trabalho de Sara Sampaio antes desta conversa. E continuei a acompanhar depois da nossa troca de palavras. Em conversas que tive com várias pessoas ligadas ao mundo da moda, e sempre que o nome da Sara surgia em conversa, revelava que gostava de ver a jovem manequim portuguesa na passerelle dos míticos e desejados Anjos da Victoria´s Secret, ao lado de nomes como Alessandra Ambrosio, Miranda Kerr ou Adriana Lima. Porém, diziam-me que isso poderia ser bastante complicado pelo facto de Sara Sampaio ser “baixa” para manequim de passerelle. Tem “apenas” 1,72m de altura. Por exemplo, Alessandra Ambrosio tem 1,76m e Adriana Lima 1,78m. E explicavam-me que no mundo da moda um centímetro não é apenas um centímetro. Mas algo que pode fazer toda a diferença, que selecciona uns e exclui outros.

Por isso foi com alegria que li a notícia de que Sara Sampaio foi “promovida” a anjo da Victoria´s Secret, passando a integrar o restrito leque de mulheres que se podem gabar de um “rótulo” desejado por milhões. Acredito que este é apenas mais um passo na carreira de Sara Sampaio. Acredito também que o seu percurso irá dar razão ao jornalista norte-americano que escreveu um dia que a portuguesa tinha tudo para relegar para segundo plano nomes como Adriana Lima ou Alessandra Ambrosio.

Sara Sampaio, Daniela Ruah, Diogo Morgado, Ricardo Pereira, Ana Cristina Oliveira, Sofia Escobar, Cristiano Ronaldo e José Mourinho são apenas alguns exemplos de que não existem sonhos grandes demais para os portugueses. São exemplos de que é errado acreditar que somos pequenos demais para chegar ao patamar deste ou daquele e que nem sequer vale a pena tentar lutar por um espaço. Tudo é possível. Não é fácil. Mas é possível. É necessário um pouco de sorte. É igualmente indispensável que se lute muito por aquilo que se deseja mas tudo é possível e vale a pena acreditar.

25 comentários:

  1. A Sara Sampaio é uma manequim de grade talento, de uma ENORME beleza e o seu sucesso muito merecido.
    Não a conheço mas também a admiro. E reconheço a sua simplicidade em todas as entrevistas.
    Acho que a Sara sabe a sorte que tem em estar no patamar a que muitas nunca alcançam e sabe que a qualquer momento pode cair / descer irremediavelmente e tira o maior partido do sonho que está a viver.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  2. Ela é um orgulho e, para mim, a melhor manequim a nível nacional. E se realmente se mostra humilde, apesar de todo o sucesso, ainda fico a gostar mais dela! =)
    Está de parabéns por esta grande conquista.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma daquelas coisas de que todos os portugueses se devem orgulhar :)

      Eliminar
  3. Bom dia:)
    O que de melhor tenho para te dizer é que o que dizes no ultimo paragrafo é tão importante, mas tão importante, que vou imprimir o teu post para o dar a ler às minhas duas pequenas/grandes meninas que tenho lá em casa. Principalmente a mais velhinha, precisa muito, que mais pessoas lhe digam que não é por ser "pequenina", que não há-de chegar onde ela quiser!
    Eu acredito!

    jinhooooossssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante que os pais sejam os primeiros a incentivar os filhos. Devem manter os pés deles bem assentes no chão mas permitindo que o sonho não tenha limites.

      Obrigado

      beijos

      Eliminar
  4. Talvez assim acabe de vez o bigode das mulheres portuguesas, aos olhos de meio mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim. Que percebam que as mulheres portuguesas são tão lindas como as outras.

      Eliminar
    2. Lolololol fizeram me rir com esta do bigode da mulher portuguesa lolololo. BK

      Eliminar
    3. Acredita que essa imagem ainda é actual.

      Eliminar
  5. A essa lista de pessoas acrescentava um série de outras pessoas que conseguiram alcançar o seu objetivo mor e que não dão tantos nas vistas porque esse objetivo não é desejado por tantos, por isso, passam-nos despercebidos. Não deixam de ser igualmente grandes: Bruno Moraes (Surf), Rui Costa (ciclismo), José Saramago (literatura) e uma infinidade de portugueses que já provaram ser muito bons, às vezes os melhores.
    Parabéns à Sara!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Foram os primeiros de que me lembrei a escrever o texto. Felizmente os exemplo são mais do que muitos. Os portugueses não são inferiores a ninguém.

      Parabéns a todos eles. E a todos nós.

      Eliminar
  6. Admiro sempre os que lutam pelo que querem, vão atrás dos sonhos sejam eles grandes ou "pequenos", que acreditam em si, que são persistentes, que alcançam o sucesso nos seus objectivos. Os que gastam as energias em empenho em vez de desperdiça-las em lamúrias. E chegam longe. A Sara é um excelente exemplo, um orgulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena que não sejam um exemplo para muitas pessoas mas apenas sinal de inveja.

      Eliminar
  7. A Sara Sampaio é liiiiiinda . Parabéns a ela.

    ResponderEliminar
  8. Também já entrevistei a Sara, exactamente como tu, por email há dois anos e achei-a uma miúda tão, mas tão querida. E na altura, achei imensa piada o facto de que ela me disse que o seu restaurante favorito era um lá para os lados da terra dela. Quando fui ver que restaurante era, vi que era uma simples "tasca" na terra dos pais, simples e totalmente despretensioso. E aquela "miúda" que tanta gente gozou quando, ao receber o globo de ouro, disse "só tenho 1.72" mostrou que SÓ com 1.72 chegou mais longe que toda a gente ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber isso. É sinal de que se trata de uma pessoa coerente e que não deixou que a fama ou a busca dela alterassem aquilo que é.

      Eliminar
  9. Sempre fomos grandes. O problema é que muitas vezes somos nós a não dar valor ao nosso país e os primeiros a afirmar que somos "muito pequeninos". Entre os nomes já referidos, parece-me pertinente juntar o nome de João Sousa, um tenista que já chegou longe e elevou o nome do nosso país. Temos de torcer pelos nossos e não fazê-los alvo da nossa inveja e ira.

    ResponderEliminar