8.11.13

autismo

O autismo é um mundo misterioso e desconhecido. Cheio de dúvidas para as quais ninguém consegue dar respostas exactas. Confesso que aquilo que sei sobre o autismo parte de relatos. De pessoas que conviveram com crianças autistas. Que contam diversas coisas que se passaram. E também de alguns programas de televisão e de reportagens que abordam o tema.

“The Reason I Jump” é o nome de um livro sobre o autismo. Aquilo que o difere de tantas outras obras sobre este tema é o facto de ter sido escrito por Naoki Higashida, um jovem autista, na altura com treze anos. Naoki escreveu esta obra soletrando palavras para um aparelho que as transformava em texto. Este livro consiste num conjunto de pequenos capítulos que começam com perguntas como: porque falas dessa maneira peculiar? e porque gostas de rodar? Em resposta a esta última, Naoki diz que "o movimento faz com que queira transformar-me num pássaro para voar para muito longe. Mas, constrangidos por nós mesmos e pelas pessoas que nos rodeiam, tudo o que podemos fazer é bater a asas sem sair de uma gaiola."

O livro tem sido um grande sucesso desde o ano do seu lançamento, em 2007. E Naoki tem sido descrito como um orador motivacional. Ao longo das páginas, o autor revela que se perde e que entra em pânico, que não se lembra de regras, de ficar quieto nem sequer tem a noção do tempo. O livro está disponível em inglês graças ao esforço de David Mitchell, o autor de Cloud Atltas e pai de um menino autista. David Mitchell defende que The Reason I Jump prova que as definições padrão do autismo estão erradas e que as restrições de socialização e comunicação não são sintomas mas consequências.

Como cartão de visita, este livro conta como relato de David Mitchell que diz que tanto ele como a sua mulher sentiram ao ler a obra que, pela primeira vez, o filho de ambos estava a comunicar com eles sobre aquilo que se passa dentro da sua cabeça. Este livro, que pode ser considerado uma lição de vida e que coloca muitas questões em causa, pode e deve ser lido pelo maior número de pessoas possível.



6 comentários:

  1. Obrigada pela partilha!
    Fiquei com curiosidade em ler...

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e eu. Ouvi falar do livro e nunca mais o esqueci.

      beijos e bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Pena nao haver em portugues, pois deve haver expressoes complicadas de entender :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única tradução é para inglês mas acho que tem sido criticada :(

      Eliminar
  3. Obrigada pela partilha. Vou anotar para procurar, porque fiquei curiosa.
    beijinho

    ResponderEliminar