29.11.13

mixtape #1

Por norma uma mixtape é uma compilação de músicas escolhidas por alguém. A partir de hoje, este blogue passa a sua própria mixtape. Que ao contrário das originais terá muito mais do que músicas. Será neste espaço que vou dar as minhas sugestões, no que à cultura diz respeito. Confesso que idealizei este espaço a pensar em álbuns e livros. Mas não quero que se fique apenas por essas duas temáticas. Aqui, cabem filmes, espectáculos e muitas outras coisas que queira partilhar. Para estreia escolhi um livro e um álbum. O disco chegou às minhas mãos no início desta semana. O livro conheci ontem. E ambos são viciantes.

Vida e Alma, de Helena Sacadura Cabral
Esta obra, um breviário sentimental, é a primeira que a escritora edita desde a morte do seu filho, Miguel. Para mim, Helena Sacadura Cabral é uma das melhores, senão mesmo a melhor, escritoras portuguesas. Apaixona-me a facilidade com que passa sentimentos para um livro. Aconselho este livro porque é daqueles que podem ser abertos ao calhas pois há sempre algo a aprender em cada página. E porque é um livro que nos faz pensar na vida e nos valores que se têm vindo a perder. “Há hoje uma necessidade grande de reencontrar valores que a maioria de nós julgará perdidos. Não estão. Apenas se encontram adormecidos, porque em determinada altura deixaram de servir o fim a que se destinavam”, é o cartão de visita do livro.


Caríssimas Canções, de Sérgio Godinho
Sérgio Godinho é uma das grandes vozes masculinas portuguesas. Caríssimas Canções é um disco baseado no seu livro de crónicas com o mesmo nome. Este álbum foi gravado ao vivo num espectáculo onde o cantor dá o seu cunho pessoal a canções de outros nomes. No meu caso estou preso nas versões de People Are Strange, dos Doors, Sampa, de Caetano Veloso, Conversa de Botequim, de Chico Buarque e Volver a los 17, de Violeta Parra. Não escolheria estas músicas para correr mas já não passo sem elas no carro.

p.v.p. 12,99 € (CD) / 14,99 € (CD/DVD) preços fnac

Para mim, o blogue faz mais sentido quando existe partilha. Por isso, este espaço também está aberto a quem está desse lado. Quem quiser pode fazer a sua sugestão através do email homemsemblogue@gmail.com. No título escrevam mixtape. Só peço que não passem as cinco linhas no texto de recomendação. A última edição desta rubrica estará sempre disponível na barra lateral.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Belíssimas escolhas para primeira mixtape. :) E ambas com o cunho português. Consumir o produto "interno" pode demonstrar patriotismo, mas acima de tudo, a certeza do elevado nível de qualidade dos Nossos. :)

    Xi para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dois artigos pelos quais me apaixonei no imediato :)

      beijos

      Eliminar
  3. Eu comprei o livro da Helena Sacadura Cabral para oferecer à minha mãe, que é fã da sua escrita.

    [infelizmente as nossas vidas cruzaram-se no IPO de Lisboa...]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este livro tem por base algumas conversas com o Miguel. Isso confere uma carga emocional ao livro que até arrepia quem lê. E em cada página há algo que nos ensina a viver.

      Eliminar
  4. Aww, cheira-me que vou adorar este espaço! Espero que me abra novos horizontes, obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar