1.11.13

sobrevalorização pessoal do facebook

Costumo ter a página de facebook do blogue ligada durante o dia. Por outro lado, com o passar do tempo deixei praticamente de usar a minha página pessoal. Porém, mesmo nos momentos de maior fulgor, nunca vi no facebook mais do que aquilo que ele é. Uma simples rede social. Que tem vantagens e desvantagens, como todas as outras. Por exemplo, permitiu-me encontrar pessoas com quem não falava há muito. Reencontrar amigos de infância. Rever fotos de que já nem me lembrava, entre muitas outras coisas.

Mas nunca permiti que o facebook, ou outra qualquer rede social, superasse domínios reais que não deve superar. Se quero falar com uma pessoa, ligo-lhe. Ou envio uma mensagem escrita. Ou um email se for algo profissional. Mas não recorro às redes sociais como primeira opção. E nem sequer dou importância nas mesmas a uma pessoa que ignoro na vida real. E muito menos dou os parabéns a alguém que é especial para mim apenas na sua página do facebook. Poderá ser um complemento mas nunca a única hipótese. Algo que cada vez mais pessoas fazem. 

“Posso contar contigo para a festa de logo?”, foi algo que já me perguntaram. “Qual festa?”, respondi. “Aquela que te enviei o convite pelo facebook”, ouço. “Mas eu não uso o facebook com frequência, por isso não sei do que falas”, refiro. Também já aconteceu amigos meus, que também são colegas de profissão, precisarem de um contacto de uma pessoa, que sabem que tenho. Em vez de me ligarem ou mandarem uma mensagem, recorrem ao facebook. Quando vou à rede social, a mensagem tem dias e o número já não é necessário. E sempre que partilho estes episódios com alguém, essa pessoa diz-me que se passa o mesmo consigo.

Acho que existe uma sobrevalorização pessoal das ferramentas disponíveis no facebook. Que conseguem ter maior destaque do que um telefonema ou uma mensagem escrita enviada através de telemóvel. Podem chamar-me “old fashion” mas irei sempre preferir ligar a alguém em vez de deixar um comentário ou uma mensagem numa página de uma qualquer rede social. Isso irá sempre ser a última opção a que recorro.  

22 comentários:

  1. Mas é como tu dizes, uma mensagem no facebook é como uma mensagem num telemóvel ou um e-mail informal. Eu uso o facebook para falar com a minha familia e a minha melhor amiga no dia a dia, mas obviamente que o faço pois me encontro num país distinto onde a nossa rotina deixou de ser a mesma. No entanto se quero contar algo com pormenor e verdadeiramente interessante recorro ao skype claro está. Mas onde quero chegar é que por vezes é mais fácil mandar uma mensagem para o facebook pois toda a gente hoje em dia tem acesso a ele do que mandar por telemóvel que oh! ficou esquecido em casa, ou ficou sem bateria ou está esquecido na carteira, ou ficou em silencio. Percebes? Torna-se um meio mais fácil para obter um fim. Não quer dizer que seja ridículo. Por algum motivo existe. Agora há gente que realmente não sabe usar o meio termo. Enfim. É a minha opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo essa situação da distância. É algo que se compreende. Mas quando são pessoas que estão a quilómetros de distância é um exagero. As pessoas deixam-se levar pelo facebook.

      Eliminar
  2. eu acho que o facebook é capaz de estar ao nível da aspirina...em fama e proveito!

    ResponderEliminar
  3. Eu utilizo o Facebook para coisas mais informais, não urgentes ou então quando preciso de contactar uma pessoa da qual não tenho mais contactos. Quando fiquei desempregada, por exemplo, usei o facebook para avisar todas as pessoas que conheço da minha área ou similares, incluindo ex-professores, e para pedir que se soubessem de alguma vaga me avisasse. Na maioria dos casos, são pessoas com quem não contacto pessoalmente desde que terminei o curso e achei que assim estaria a cumprir o meu objectivo sem incomodar pelas vias mais importantes, como email ou telemóvel. Acho que se soubermos usar o Facebook este pode tornar-se útil, mas sem cair em exageros.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Saber usar de forma útil. Aí tens razão :)

      beijos

      Eliminar
  4. Eu uso o Facebook com amigos e familia mas quando e algo mais pessoal sempre prefiro sempre o telefone ou email. Como desde miuda que vivo no Canada mas vou com muito frequencia a Portugal tenho muita gente ai e para mim e uma boa maneira " a vantage para mim" do facebook de guardar contacto com essas pessoas.
    Bom fim de semana
    beijinho de Toronto
    http://claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  5. "Old fashioned" é ser realista! :)

    Beijinhos Marianos!

    ResponderEliminar
  6. Tal e qual o que eu penso. Viva os old fashioned!

    ResponderEliminar
  7. sim também concordo. há pessoas viciadas no facebook e tenho percebido que poderá ter mais desvantagens que vantagens... infelizmente cada vez se valoriza menos o contacto olhos nos olhos!
    bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  8. Acho que foi por isso que deixei de ter facebook. E sou uma pessoa muito mais livre.

    ResponderEliminar
  9. É por isso que eu não tenho facebook! :p

    ResponderEliminar
  10. Entendo perfeitamente o que queres dizer, e apesar de achar que perante cerrtas situações o facebook nunca deve substituir o papel de se falar directamente, ou enviar um sms ou um mail...a realidade é que cada vez mais o facebook está a ser utilizado como uma ferramente de comunicaçã...e daí tb teres no facebook um chat ou mesmo um sistema de "mail" / mensagens :)...evoluções de um mundo moderno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa evolução. O problema está na moderação que certas pessoas desconhecem :)

      Eliminar