11.11.13

chegou o momento que eu não queria

Poucas pessoas sabem que este blogue é meu. Era assim no início. É assim hoje. E é assim que pretendo que continue a ser. Por diversos motivos. Como tal, poucas são as conversas que tenho sobre o blogue. Nas poucas que tive, abordei sempre diversos temas. A surpresa do crescimento. A constante presença de diversas pessoas. E os comentários livres de que sempre gostei. Este foi um aspecto que sempre destaquei. Agrada-me o facto de diferentes pessoas visitarem este cantinho, deixando a sua opinião no imediato. E sempre gostei disto porque é algo que motiva conversas. De um comentário nasce outro. E mais um. E ainda outro.

Quando referia isto às pessoas era sempre alertado sobre a eventualidade de ter de moderar os comentários. Algo natural com o crescimento do blogue, diziam-me. A isto respondia que ia tentar adiar esse momento ao máximo. Porque não era essa a essência do blogue. Aquilo que sempre fiz. Até hoje, dia em que o blogue passa a ter os comentários moderados. É certo que vou mudar a essência daquilo que defendia. Mas se não o fizesse não estaria a ser justo com os valores que defendo. Que passam por não pactuar com pessoas que certamente têm algum distúrbio mental. Não posso aceitar que se deseje a morte de alguém pelo simples facto de que não se gosta da escrita dessa pessoa. Das suas ideias. Daquilo que essa pessoa defende e acredita. Com o pequeno “pormenor” de não conhecer essa pessoa de lado nenhum. Era o mesmo que ir ao cinema e desejar a morte da pessoa que está na cadeira ao meu lado e que disse não gostar do filme que estou a adorar ver. Além disso não pactuo com pessoas que tendo este tipo de sentimentos dentro de si decidem atacar outras pessoas que comentam o mesmo espaço e que nada têm a ver com aquilo que por lá se passa.

Como referi, vou alterar algo que nunca pretendi alterar. Mas prefiro alterar um pequeno detalhe do que permitir que certas pessoas tenham visibilidade através de coisas que abomino por completo. Prefiro alterar um pequeno detalhe do que permitir que as pessoas que passam por cá habitualmente lidem com distúrbios alheios que roçam o ridículo. Por isso, peço desculpa a quem sempre comentou este cantinho com total liberdade. Isso irá continuar a acontecer. Só poderá demorar um pouco mais de tempo. Aliás, só quero que mude esse detalhe. As opiniões a favor vão aparecer. As opiniões contrárias também. E irei continuar a responder a todos os comentários. Algo de que gosto bastante. A diferença é que a diarreia verbal vai bater à porta mas nunca irá entrar.

Aproveito ainda este texto para falar sobre mim. Já referi em mais do que uma ocasião que muito daquilo que sou está aqui. Isto não significa que muito da minha vida esteja aqui. São coisas completamente distintas e as pessoas tendem a imaginar que as palavras que estão a ler correspondem à vida de quem escreve. E isso é errado. No meu caso posso garantir que nem um terço da minha vida está aqui. Está muito do que sou. Da minha essência. Das coisas em que acredito. Daquilo que gosto. Daquilo a que não acho piada. Mas fica por aí. A maior parte da minha vida não passa por aqui. E embora possa não parecer, aquilo que aqui está é ponderado. Porque entendo que assim tem de ser.

Ao acreditarem que um blogue é a cópia exacta de uma pessoa as pessoas tendem a acreditar em coisas que não estão escritas mas em que querem acreditar. Já referi diversas vezes que os textos que escrevo têm por base as pessoas que me rodeiam e a realidade que conheço mas existem pessoas que continuam a achar que dou como exemplo o mundo inteiro. Por exemplo, quando falo de homens ou mulheres, essas pessoas acreditam que falo de todos os homens do mundo ou de todas as mulheres do mundo. Quando, na realidade falo daquilo que conheço. Nada mais do que isso. Não sou melhor do que ninguém que passa por aqui. Nem pior. Não sou perfeito porque não acredito nem gosto de perfeição. Considero que caso existisse seria aborrecida. Tenho os mesmos (ou ainda mais) defeitos do que as pessoas que passam por aqui. Tenho as minhas qualidades. Resumindo, sou uma pessoa no meio de milhões, algo que deixo bem claro em diversos comentários onde entendo ser elogiado de forma exagerada.

Agora, apesar de ser apenas mais uma pessoa, sou diferente de todas as outras. Sou edição limitada. De uma peça. Esculpida e construída por duas pessoas que são únicas. Polida e melhorada pelas poucas pessoas que são especiais na minha vida e que amo. E ensinada por tantas outras com quem me cruzo na vida. Umas que vão ficando porque o merecem. Outras de quem fujo porque com elas apenas aprendi tudo aquilo que não quero ser nem fazer. A isto junto um largo número de valores dos quais não abdico. Seja por quem for. E acredito que esta descrição se aplica a todas as pessoas. Depois, ou se gosta ou não. E aí existem dois caminhos a seguir.

57 comentários:

  1. Inacreditável o momento ter chegado agora. Sei que sabes a que me refiro. Apoio totalmente a tua decisão. Eu vou continuar aqui.
    Obrigada por tu continuares também.
    Gosto muito do que escreves....mas gosto ainda mais...de ti.

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenha pensado nisto em diversas ocasiões. Mas fui deixando andar até entender que é melhor assim. Para mim e também para quem passa por aqui que não tem que levar com diarreia cerebral alheia.

      Obrigado pelas tuas palavras.

      beijos

      Eliminar
  2. Estou na blogosfera desde final de fevereiro...desde sempre moderei os comentários embora até agora não tenha tido motivo para o fazer...sempre temi no entanto isso que referes agora expor quem por ali passasse a algo que os incomodasse fora dos valores que preservo...Eu gosto muito de te ler e quando dizes que apenas parte da tua vida passa por aqui compreendo perfeitamente, acontece o mesmo comigo...mas penso que acontece um pouco cm todos não?
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que palavras podem incomodar alguém ao ponto de se desejar a morte dessa pessoa? Têm de ser muitas frustrações acumuladas. Muita raiva e outros sentimentos do género. Nem sei se sinto pena dessas pessoas.

      Eu, pessoa estou aqui. Não uso filtros ou máscaras. A minha vida não está. Mas existem muitas pessoas que pensam que sabem tudo da vida de alguém por causa de um blogue. E isso é falso.

      beijos

      Eliminar
  3. Eu também apoio completamente a tua decisão.

    ResponderEliminar
  4. Fui convidado para participar n'o.insecto há 7 anos, pouco tempo depois do meu amigo ter criado o blog. Após alguns meses, passámos à moderação. (Isto para dizer que, como vês... já é coisa antiga).

    Sob a capa da escrita através de um écran, surge a (pseudo-)liberdade de dizer o que se quer, sem filtros. Se tal acontecesse na rua, no metro, no restaurante ou numa conferência seria indelicado, rude, até punível legalmente. Infelizmente, ou felizmente, nem sei, há que cortar a tal (pseudo-)liberdade. Mas, conhecendo-te... saberás filtrar muito bem.

    Abraço!
    P.S. - Apesar de agora ser o único no blog e de ter poucos comentários, ainda mantenho a moderação. Felizmente não tenho tido "diarreia mental" a "bater à porta". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada a diversas coisas. Pessoas que acreditam que se escondem no anonimato quando é bastante fácil descobrir quem são. É ainda mais fácil do que roubar um doce a uma criança. Depois, a cobardia. Atrás de um ecrã são os maiores. Pela frente é outra coisa. E isso diz muito das pessoas.

      Obrigado pelas palavras certeiras, como sempre.

      Grande abraço. Paulo :)

      Eliminar
  5. Há sempre uma primeira fez, para algumas coisas infelizmente mas não podes responder pelas atitudes dos outros que não conhecem limites e se escondem atrás de uma sigla ou de uma referência como Anónimo. Tenho essa opção activa há alguns meses e já apaguei alguns comentários.

    Que essa pedra não te impeça de continuar a escrever como escreves.

    Abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tipo de gente não muda a minha forma de escrever. Simplesmente deixam de ter publicidade gratuita e o seu veneno deixa de ter total liberdade para tentar causar o caos.

      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  6. Fizeste bem, comigo nada muda vou continuar a passar por aqui.

    ResponderEliminar
  7. Vou continuar por cá, obviamente. Gosto mesmo muito de te ler! E, não sabendo o que se passou, não vejo mal nenhum nos comentários moderados! Beijinhos e continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se passou nada de extraordinário. Apenas achei que os desejos de morte e as ofensas a quem passa por aqui passaram dos limites. É algo que faço por mim e por pessoas como tu que passam por aqui.

      Obrigado.

      Beijos

      Eliminar
  8. Concordo com tudo o que escreveu.
    O julgamento faz parte de quem não suporta ver os outros brilharem, azarito, não faço a minima ideia de quem seja o Homem sem Blogue, nem foi isso que me prendeu aqui.
    Mas sim a simplicidade e ao mesmo tempo ponderação com que aborda todos os temas.

    Depois da vida me pregar uma partida aprendi que nunca conhecemos ninguém e nem todas as pessoas merecem saber o melhor de nós.

    Assim sendo acho que faz muito bem em deixar a sua essência e a sua opinião sobre os temas que escreve mas não partilhar a sua vida pessoal na totalidade. Isso fica para quem lhe é especial .

    Por mim agradeço o facto de poder comentar em anónimo.

    Obrigada e boa noite.


    MSS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MSS, trata-me por tu, ok?

      Se existe alguém que tem, por exemplo, inveja de um blogue é porque é uma pessoa vazia por dentro. Invejar um blogue? Porquê? Não gostar de uma pessoa que escreve? Porquê? Não consigo perceber mesmo.

      Sim, nunca conhecemos ninguém e muitas vezes a maldade anda mais perto do que pensamos.

      Os anónimos vão comentar sempre. Não altero isso.

      Obrigado.

      Eliminar
  9. Preferencialmente moderados e sem possibilidade de anonimatos.
    Cá continuarei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Chata.

      Não tiro os comentários anónimos porque isso seria prejudicar quem por aqui passa e não tem uma conta que permita comentar de outra forma. Não sou ninguém para obrigar uma pessoa a criar uma conta para me comentar. A diferença é que o lixo vai deixar de cheirar mal por estes lados.

      Obrigado pela companhia.

      beijos

      Eliminar
  10. Para mim continuará tudo igual...O mesmo blog, o mesmo autor...a mesma vontade de ler. Com ou sem comentários.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Gosto do que escreves..Não esperei, nem espero que aquilo que retratas fosse a copia fiel de ti, mas sim que retrate, como dizes, a tua vivência ..o Mundo que te rodeia..... De certo modo cada um de nós é fruto do "espaço" onde se integra ,numa familia que dá raizes, adicionado com o que nos é dado pela vivência , através do que vemos , ouvimos, lemos.. aprendemos..
    Não tenho blogue, donde não sei bem o que referes mas calculo...
    Continuarei por aqui com as restrições que referes e se não comento mais ultimamente é por falta de tempo. Além de gostar da forma como expões os assuntos, considero que todos aprendemos com todos e é trocando e partilhando ideias construtivas , que até podem contrárias ás expostas, que progredimos como seres humanos.. porque tudo o mais é lixo puro.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as pessoas confundem quem sou com a vida que levo. A pessoa que sou está por aqui. E quem me conhece e sabe do blogue diz isso. Não finjo ser assim ou assado para agradar. Não sou esse tipo de pessoa. Agora, quem sou é uma coisa e a vida que tenho é outra. E nunca quis vender a imagem que sou o modelo do homem perfeito. Porque não sou. Nem ninguém é. E essa é a magia da vida.

      É por causa do que referes que gostava dos comentários livres. Mas não posso aceitar certas coisas. Por exemplo, recordo-me de uma coisa de que nem te deves ter apercebido. Em tempos alguém comentou um comentário teu de uma forma bastante ofensiva. Lembro-me de que já era tarde e tive de ir ao blogue para apagar aquela barbaridade de modo a que nem tu nem ninguém lesse aquilo. Assim, evito situações dessas.

      Obrigado.

      Beijos

      Eliminar
    2. Não não me apercebi disso não... .:( . Todos temos defeitos e somos diferentes. A magia da vida está também em saber aceitar as diferenças e respeitar os outros. Claro que não precisamos calar quando temos opiniões divergentes, mas dizê-lo de forma construtiva e sem ofensa. Ofensa é coisa de gente mesquinha e fútil que não merece espaço de escrita,. tens razão. Obrigada ..
      Beijos

      Eliminar
    3. Ainda bem que não deste conta. Fico feliz :)

      Eliminar
  12. É claro k vou continuar por aqui com ou sem moderação pk gosto dos seus textos, das suas opiniões, dos seus devaneios. Se não gostasse, limitar-me-ia a passar à frente, a não tecer kk tipo de comentário, tal como faço em tantos posts, em tnts blogs, até no FB. Pk acredito na liberdade individual e no direito à opinião de todos. No meu blog, no meu FB, no meu twitter, posto e digo o k mt bem me apetece. E ninguém tem nada a ver com isso. Não gostam, não concordam, estão no seu direito... mas esteja quietinhos e vão mandar bitaites para as suas páginas pessoais. Pk é disso msm k se trata... de páginas pessoais k cada um de nós nos dá o prazer de partilhar... keep on like this !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vanda, trata-me por tu, pode ser?

      Uma atitude sensata que deveria ser igual em todas as pessoas. Se gosta, fica. Se acha interessante mas não concorda, comenta. Se acha absurdo segue para outro lado. E o mais curioso é que as pessoas que falam mal pelo prazer de falar mal são aquelas que nunca têm ideias para nada.

      Obrigado :)

      Eliminar
  13. HOMEM.COM.BLOGUE PENSO EU:

    HÁ 2 SEMANAS EM QUE ANDO A LER-TE. AMEI A FORMA COMO TECE AS PALAVRAS, GOSTEI DO SEU JEITO, A INSPIRAÇÃO ETC E TAL. NO ENTANTO APOIO A SUA DECISÃO, PORQUE HÁ MUITAS PESSOAS COM ATITUDES VIS NESTE MUNDO QUE NÃO NOS ACRESCENTAM EM NADA.

    SEGUE COM TEU BLOG, SEGUE COM TUA ESSÊNCIA, SEGUE COMO ÉS E DA FORMA QUE QUERES QUE SEJA AQUI NESTE ESPAÇO. O ESPAÇO É TEU, ÚNICO E EXCLUSIVAMENTE TEU. NO ENTANTO, AOS COMENTÁRIOS 'ANÔNIMOS VIS' IGNORE. NÃO HÁ ATITUDE MAIS RUIM DO QUE IGNORAR UMA PESSOA.INVEJOSOS, MESQUINHOS MERECEM UMA RECÍPROCA VERDADEIRA QUE NADA MAIS NADA MENOS QUE UM SILÊNCIO DE PALAVRAS...

    SOU BRASILEIRA, DESCOBRI TEU BLOG A POUCO TEMPO, GOSTO IMENSAMENTE DE LER, ESTAR E PERMANECER NESTE ESPAÇO COMO LEITORA ASSÍDUA QUE ESTOU SENDO, PRETENDO SEMPRE COMENTÁ-LO E COM PALAVRAS ESCRITAS PELA CAIXA ALTA PARA QUE VOCÊ IDENTIFIQUE-ME - UMA ANÔNIMA DIFERENTE A COMENTAR

    ABRAÇOS CALOROSO SORRIDENTE BRASILEIRO :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única coisa que mudou foi a moderação. De resto, tudo igual. Isso é uma certeza.

      É bom saber que existem pessoas tão longe fisicamente mas tão perto deste cantinho, como é o teu caso e de outras pessoas que por aqui passam.

      Obrigado.

      beijos

      Eliminar
  14. O problema é que as pessoas já não sabem o que é realmente a liberdade... Para alguns significa que se pode dizer e fazer tudo sem que tal traga consequências, que não se tem que pensar em respeitar os outros. No entanto exigem respeito e até compreensão porque são livres e como tal fazem o que lhes apetece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além desse problema, existe a cobardia. Porque no anonimato são os maiores. Mas apenas e só aí.

      Eliminar
    2. Verdade. Espero que não penses isso de todos os que comentam em anónimo pois não penso que seja um caso de cobardia (ou pelo menos gosto de pensar que não é) mas o facto de ao fazê-lo ser apenas a minha opinião a ser vista, aquilo que penso. Podermos separar a nossa mente, convicções e afins de tudo o resto pode ser libertador, claro que com limites. Não sei se me fiz entender mas obviamente não deixas de ter razão no que dizes.

      Eliminar
    3. Sei separar as situações. Quando refiro cobardia estou a falar de pessoas que usam o anonimato para ataques cobardes. Não para quem expressa uma opinião, seja ela qual for, de forma educada mas que opta por expressar a sua opinião sem revelar quem é.

      Eliminar
  15. Já não vinha aqui espreitar há um tempinho e olha hoje vim e dou de caras com esta "alteração" / novidade!!:P Por mim não me faz diferença nenhuma, penso sempre em tudo o que escrevo e e bloqueio no meu cérebro automáticamente, texto escritos por pessoas ocas, por isso só é uma ajuda simpática da minha parte para o meu cérebro!!;) lol
    Nota - acreditas que fui a Portugal, estive obviamente com os amigos que têm uma foto de quem és, etc, etc e não a vi? :) Mas olha às tantas é melhor assim, mantemos a dúvida do "será que nos conhecemos de vista?" ;) lol
    Prometo voltar a ser mais assídua de novo!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que nada muda em ti :)

      Ainda não viste as fotos dos gelados ;p

      Quase de certeza que já nos vimos. O mundo é pequeno. E a nossa terra ainda mais ;)

      beijos

      Eliminar
  16. O meu blog não tem nem metade da visibilidade que tem o teu e já há alguns anos que tenho moderação de comentários, 'cortesia' de uma criatura que não contente em que criticar por tudo e por nada, ainda me criticava -e gozava- no seu próprio blog, e incitando os seus fieis discípulos a fazer o mesmo.

    Como eu sempre disse, a vida virtual é o reflexo da vida real, e quem não presta na vida real, também não presta na vida virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem se dá ao trabalho de fazer isso? Não existe uma melhor forma de ocupar o tempo? Gosto disso dos "fieis discípulos" porque é uma grande verdade. Apesar dos próprios acharem que não e notarem apenas essa realidade em quem criticam.

      "Como eu sempre disse, a vida virtual é o reflexo da vida real, e quem não presta na vida real, também não presta na vida virtual" So true.

      Eliminar
  17. Acho que fazes bem, há pessoas muito maldosas e que parece que tiram os dias só para atazanar os outros. Foi uma boa decisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permite-me dizer que há pessoas muito parvas. Porque de maldosas nada têm. Acho que a maldade precisa de coragem. E isso não existe neste tipo de gente.

      Eliminar
  18. Não muda nada, porque a moderação de comentários é só mesmo para evitar alguns comentários descabidos, despropositados e ofensivos.
    Continuo por aqui a ler-te.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. homem sem blogue,
    Não comento tanto como gostaria mas passo por cá todos os dias! ;)
    Acho que a tua decisão não tem nada de mal, não é isso que vai fazer com que as pessoas que te seguem e comentam deixem de o fazer. Eu por cá continuarei, mais vezes em silêncio, mas a picar o ponto todos os dias! ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua simpatia ;)

      Fico triste porque a participação deixa de ser imediata. Mas é algo a que me irei habituar. E confesso que prefiro esta habituação a comentários descabidos que assim ninguém lê.

      beijos

      Eliminar
  20. Leio-o muitas vezes sem comentar. Mas gosto deste blogue, mesmo!
    Hoje em especial gostei do ultimo paragrafo...somos todos peças unicas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Carla :)

      Infelizmente muitas pessoas não pensam dessa forma e vivem na sombra de outras peças. É o mundo que temos.

      Eliminar
  21. Querido Bruno, fizeste muito bem ! Esta é a tua casa..quem cá vem é sempre bem recebido quem vem por mal deve ficar á porta !!
    Eu sempre moderei o meu blogue pois há pessoas que não têm nada para fazer e dão-se ao trabalho de ler todas as publicações para encontrarem gralhas, erros de typing e tamanhos de letras diferentes..(sim tenho um que se diverte a apontar-me todos os erros..da forma mais desagradável..), beijos e continua o teu excelente trabalho. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não há nada que me surpreenda numa pessoa.

      Obrigado pelo carinho.

      beijos :)

      Eliminar
  22. Há algum tempo questionava-me por teres o teu blogue aberto e a receber comentários desagradáveis, de pessoas que são umas frustradas. Fizeste muito bem! Vale mais dizermos como somos, sentimos, (...) do que andar a mentir sobre nós.
    Um beijinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca quis limitar quem aqui vem por bem. Mas, assim teve de ser. É uma questão de hábito.

      Beijos :)

      Eliminar
  23. Descobri este blogue por mero acaso, e o que me leva a visitá-lo (diariamente), foi mesmo a escrita descontraída que aqui encontrei sobre temas tão diversificados. Temas essas que são da sua autoria, escolhas suas, com uma pitada da sua essência.

    Somos todos peças únicas nesta vida, e se há algo que aprendi, é que quem não gosta, “pega no comando e muda de canal” :D

    Por mim, cá virei espreitar o seu cantinho sempre que me apetecer

    Bjocas

    Bela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bela. É bom saber que sentes isso quando passas por aqui. Volta sempre que te sentires bem que terás o teu espaço por aqui.

      Somos únicos mas há quem viva melhor como cópia.

      beijos

      Eliminar
  24. Apoio a tua decisão e comecei recentemente a moderar os comentários no meu blogue por receio do mesmo.
    Sempre gostei do teu blogue e por isso venho aqui e comento. Quando não gosto de algum blogue simplesmente deixo de visitar e não comento. Não perco tempo com isso. Mas infelizmente há muita gente que se diverte a incomodar os outros e, sinceramente, não consigo perceber porquê.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a perceber que moderar os comentários é a decisão mais sensata que se pode tomar.

      beijos

      Eliminar
  25. Eu sempre tive moderação de comentários, precisamente por já estar escaldado e já ter levado com uns quantos comentários de muito mau gosto por parte de gente ressabiada e sem vida :P
    Apoio a tua decisão!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  26. " Agora, apesar de ser apenas mais uma pessoa, sou diferente de todas as outras. Sou edição limitada. De uma peça. Esculpida e construída por duas pessoas que são únicas. Polida e melhorada pelas poucas pessoas que são especiais na minha vida e que amo. E ensinada por tantas outras com quem me cruzo na vida. Umas que vão ficando porque o merecem. Outras de quem fujo porque com elas apenas aprendi tudo aquilo que não quero ser nem fazer. A isto junto um largo número de valores dos quais não abdico. Seja por quem for. E acredito que esta descrição se aplica a todas as pessoas. Depois, ou se gosta ou não. E aí existem dois caminhos a seguir."
    Gostei especialmente deste post, será que me autoriza a falar sobre si no meu blog?

    Autoriza-me a falar no meu blog sobre o seu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes tratar-me por tu. Claro que podes falar. Como não consegui entrar no teu blogue pelo teu link, peço-te que me envies o link do teu texto, ok?

      Obrigado

      Eliminar
  27. Parece-me bem!
    Realmente há quem não tenha nada de útil para fazer...
    Por mim, sempre que puder passo por cá! (Não tem sido o caso desta semana...)
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar