4.11.13

assim vai este país

Há muitos anos ouvi uma música. Fazia parte do genérico de Morangos com Açúcar. Ou então era uma das músicas da banda sonora da série juvenil. Não sei precisar. Aquilo que me recordo na perfeição é de que nunca mais me esqueci dessa voz. Porque gostei muito da mesma. E não descansei enquanto não descobri o nome por detrás dessa voz. Até que descobri que se tratava de Berg. Um músico de que nunca tinha ouvido falar. Mas que, curiosamente, vivia relativamente perto de mim.

Depois de encontrar o nome foi relativamente fácil encontrar mais músicas deste artista. E quanto mais ouvia, mais gostava. E mais estranhava o facto de praticamente ninguém saber quem é que é este Berg. O tempo foi passando. E numa noite fui a um bar em Almada. Fui ao In Vitro, um bar lindo (que chegou a ser considerado dos mais belos da Europa) que infelizmente já fechou portas. Fui com o meu melhor amigo e com a sua namorada. Enquanto esvaziava um copo de Drambuie começou a cantar um artista. Reconheci a voz no imediato. Era o Berg!

Conseguimos uma mesa relativamente perto do cantor. Expliquei ao casal amigo quem era o cantor de quem estavam também a gostar. E por ali ficámos. Até que o Berg olha para mim e diz: “Não me leves a mal mas a tua namorada tem os olhos mais bonitos que estão aqui dentro e esta música é para ela.” Comecei a rir enquanto lhe dizia que a sua opinião era válida mas que não se tratava da minha namorada. O tempo foi passando. E, numa altura em que vendia roupa num centro comercial cheguei a ter o Berg como cliente frequente, sendo que, sempre que possível, falávamos um pouco de música. Fiquei a saber que o Berg trabalha com grandes artistas, como é o caso do Rui Veloso, de quem é a segunda voz.

Soube agora que o Berg está a concorrer ao Factor X e que tem como objectivo alcançar a merecida visibilidade que as editoras nunca lhe quiseram dar apesar do talento e de ter excelentes músicas e temas onde conta com, por exemplo, Rui Veloso e Pedro Abrunhosa. É triste perceber que isto acontece no meu país. Um músico de enorme talento tem de apostar no mediatismo de um programa de televisão para ver o seu talento reconhecido enquanto se assiste a uma rápida multiplicação de cantores (que não o são) que lançam discos atrás de discos com apoio de editoras.

21 comentários:

  1. Incompreensiível. Quanto mais conheço desta história mais percebo o quão pequeno, mesquinho e tacanho é este mundo e a cabeça das pessoas que o domina.

    Quanto mais conheço dele mais torço para que o dia e a oportunidade dele surja, principalmente para que se lhe abra um caminho e de preferência daqui para fora...porque neste país não nascem...neste país matam-se talentos!!!!

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo e ele tem uma voz do outro mundo. Tão pouco é justo ter de passar por um programa para tentar ter aquilo que deveria ser dele por direito.

    ResponderEliminar
  3. São estas coisas que me entristecem e ao mesmo tempo enfurecem..e concordo com Suri, no comentário lá em cima e porque já o tinha para mim há muito tempo...Normalmente em terra de cegos quem tem um olho é rei...mas por aqui arranca-se o olho de quem o tem para não se evidenciar dos outros...por vezes por pura inveja!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inveja e a falta de padrinhos são dois males instalados em Portugal.

      beijos

      Eliminar
  4. Já o conhecia de acompanhar o Rui Veloso e sempre o achei um grande artista. Fico contente por ver que, pelo menos agora, está a ter alguma verdadeira visibilidade.
    Não sei se é mal português, mal mundial ou apenas força das circunstâncias mas, infelizmente, nunca ninguém se dá ao trabalho de conhecer as caras que estão atrás daquela que está na capa do disco. Por vezes a culpa é dos protagonistas, que se colocam aos ombros de toda uma equipa. Por vezes a culpa é do público que ignora completamente quando um justo protagonista apresenta o resto dos acompanhantes de palco.
    É duro ser artista... mas também é um pouco dessa dureza que se faz a arte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocas questões importantes. No caso do Berg trata-se de uma pessoa que luta mas que leva com portas na cara.

      Acho que é preciso muita paixão para ser músico ou actor, por exemplo.

      Eliminar
  5. Infelizmente esta situação é recorrente no nosso país. Eu já conhecia o Berg de vista, de o ver atrás de outros, mas não fazia ideia que ele tinha músicas dele editadas. Já agora como se chama essa música dos Morangos? Às tantas conheço a música e não fazia ideia que era dele.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A música é esta:
      http://www.youtube.com/watch?v=969HaBdtOFs

      Eliminar
    2. Obrigada Roger. Já estou a ouvir e lembro-me muito bem da música. :)
      beijinho

      Eliminar
    3. Acho que ele tem mais do que um álbum. A música chama-se Pele Salgada.

      beijos e abraço

      Eliminar
  6. Como ele, conheço mais dois e realmente não é justo...
    Se fosse pimba e com grandes mamas não tenho dúvidas que chegava lá mais depressa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há fenómenos que me ultrapassam. Queres revelar os nomes para ver se conheço?

      Obrigado

      Eliminar
  7. Já conhecia o Berg há alguns anos também e sempre lamentei a pouca visibilidade que lhe davam. Não vejo o Factor X mas já sabia que ele era participante e espero, sinceramente, que o programa lhe abra mais portas (embora não me parece que isso vá acontecer, estamos em Portugal... :/).

    Há mais casos assim... A Deborah Gonçalves, por exemplo... Começou nos Ídolos, há uns anos, já fez coros com os Anjos, já colaborou com o Boss AC e tem uma voz magnífica, mas infelizmente nunca lhe abriram grandes portas... Concorreu, "recentemente", à Voz de Portugal.

    Relembro ainda o Ricardo Oliveira, finalista da primeira edição dos Ídolos. Para mim, era o concorrente mais versátil, acho que ainda lançou um álbum mas nunca foi muito reconhecido. Participou também na Voz de Portugal, voltando a ficar em 2º lugar e acho que vai lançar (ou já lançou? não tenho a certeza...) um álbum...

    Deborah Gonçalves:
    http://www.youtube.com/watch?v=kVXMhjeKbLA
    http://www.youtube.com/watch?v=YzMPjWaqa3A
    http://www.youtube.com/watch?v=h9JJNhJSGP8
    http://www.youtube.com/watch?v=aTXN4WAwSe8

    Ricardo Oliveira:
    http://www.youtube.com/watch?v=_pncGntIjTo
    http://www.youtube.com/watch?v=kfbv8qR1D4g
    http://www.youtube.com/watch?v=ST1hbvt04MM
    http://www.youtube.com/watch?v=O_dUlyjr_kQ
    http://www.youtube.com/watch?v=8w0YwNXKJMI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais dois belos exemplos desta infeliz gratidão :(

      Eliminar
    2. O Ricardo Oliveira já lançou o disco em que interpreta vários sucessos antigos. É um excelente cantor e mais um exemplo desta infeliz realidade.

      Eliminar
  8. É triste que no nosso país grandes músicos e grandes cantores se tenham que submeter a este tipo de programas para terem a visibilidade que lhes é merecida.

    ResponderEliminar
  9. Eu quando ouvi o Berg a cantar pela 1ª vez foi na 3ª edição do fator X e fiquei rendida aos encantos deste cantor. Demonstrou bastante talento ao longo do programa. Mais surpreendida fiquei quando soube que musico do Rui Veloso. É inacreditável que grandes cantores não tenham dado a conhecer os talentos do Berg. Foi preciso participar no programas para sair da sombra de cantores que nunca soube divulgar, preferiram ficar com louros apenas para eles. Espero que a partir de agora tenha mais sucesso que muitos cantores.

    ResponderEliminar