25.11.13

homem de verdade não bate. e mulher também não

Homem de verdade não bate em mulher. Mulher de verdade não bate em homem. Resumindo, pessoas de verdade não escolhem a violência como solução para problemas ou frustrações pessoais. Hoje assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres e os números são assustadores. Desde o início do ano foram consumados 33 homicídios. A estes juntam-se outros 32 tentados. É assustador perceber que num país tão pequeno como o nosso morrem mais de três mulheres por mês, sendo assassinadas por homens com quem mantinham (ou já tinham mantido) uma relação de afecto.

É certo que o dia de hoje pretende alertar para a violência contra elas. Mas, não se pode ignorar o facto de que os homens também são vítimas de violência doméstica por parte delas. No ano passado mais de 26 mil pessoas, vítimas de violência doméstica, pediram auxílio. Destas, cerca de 15,5% são homens. Se bem que quando se fala de homens existe a vergonha de assumirem que são vítimas de violência. Como tal, muitos falam num comportamento abusivo por parte das companheiras mas poucos assumem que se trata de violência doméstica.

Está na altura das pessoas perderem o medo. De gritarem basta. De mudarem de vida. De deixarem de acreditar em promessas vãs. De deixarem de acreditar que foi uma vez sem exemplo. Porque voltará a acontecer. E será cada vez pior. O medo irá aumentar. A prisão será cada vez mais pequena. E as constantes desculpas e reconciliações vão dar lugar a marcas, nódoas negras, hematomas, cicatrizes exteriores e interiores que nunca serão esquecidas e quem sabe se não acabam mesmo num caixão.

Pedir ajuda não é sinal de vergonha ou de inferioridade. É sinal de inteligência e de maturidade. É sinal de que se pretende mudar de vida. Por isso é urgente combater qualquer tipo de violência doméstica. Em vez da esperança de que tudo irá mudar é melhor pegar num telefone e marcar o 707 20 00 77.

12 comentários:

  1. e triste que exista essa realidade e que se esconda tanto. ás vezes há tantas pessoas que sabem mas ninguém faz nada

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente as pessoas que vivem isso diariamente só se apercebem de que o mal já não tem remédio quando já é tarde. Eu confesso que não saberia o que fazer numa situação dessas. Pois por um lado somos a vitima e por outro somos a vitima de alguém que amamos. Ou pelo menos que em tempos amamos. E é difícil desistir de algo em que "noutra vida" acreditamos. Não sei se me faço entender. Mas o que pretendo concluir é que realmente numa situação dessas eu não saberia o que fazer. Se desistir e lutar por mim, ou continuar a lutar pela nossa relação e por uma vida a dois melhor. É complicado... muito complicado mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa-me compreender como é que algumas pessoas ficam presas a alguém que as trata abaixo de cão.

      Eliminar
  3. Grande post! Descobri o blog à pouco e gostei. Parabéns! Ainda para mais vivemos no mesmo local. Quem sabe até nos conhecemos. Abraço

    ResponderEliminar
  4. A violência é sinal de cobardia por parte do agressor que perante um ser fisica ou psicologicamente "mais fraco" decide expressar as suas frustações dessa forma. Infelizmente acontece cada vez mais e a meu ver a mão da justiça terá que ser mais pesada para contornar esta monstrusidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que certos casos de diferentes áreas deveriam ter penas pesadas.

      Eliminar
  5. Infelizmente continua a ser uma realidade. :(
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Talvez não seja do conhecimento de muita gente , mas existe uma linha de emergência social 144 - que é um serviço público e gratuito e de rápida acção. foi atraves dela que sai de casa há 10 anos atrás!
    http://guarda.cruzvermelha.pt/o-que-fazemos.html?view=article&id=12630

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo teu alerta. E ainda bem que mudaste de vida.

      beijos

      Eliminar