10.3.22

vítima de anna sorokin arrasa inventing anna, a série do momento da netflix

Existe uma nova série da Netflix a dar que falar. Trata-se de Inventig Anna, formato protagonizado por Julia Garner. Que dá vida a Anna Sorokin, mais conhecida como Anna Delvey, a mulher que enganou a elite de Manhattan, nos Estados Unidos da América. E se a série é um caso sério de sucesso na plataforma de streaming, há que não ache qualquer piada ao que a Netflix está a fazer.

Este é o caso de Rachel Williams. Que era amiga de Anna Sorokin e que perdeu perto de 55 mil euros para a golpista. A vítima acusa a produção da série de distorcer os factos. Rachel, que já escreveu sobre a polémica para a Vanity Fair e lançou um livro sobre o tema, defende que a Netlix está a ser irresponsável. Isto por estar a dar um ar de glamour os crimes cometidos pela falsa herdeira russa que levava uma vida de luxo em Nova Iorque.

“Acho que vale a pena explorar até que ponto uma meia verdade é mais perigosa do que uma mentira”

“Acho que promover essa narrativa e celebrar uma criminosa comprovada e uma sociopata narcisista é errado”, diz à Vanity Fair. “Como tenho um lugar na primeira fila há muito, estudei a maneira como um golpista funciona mais do que qualquer outra pessoa. Você assiste ao espetáculo, mas não presta atenção ao que está a ser comercializado”, acrescenta. Rachel defende que Inventing Anna não apurou facto e que está a “brincar com uma linha ténue”, que separa a ficção da realidade. “Acho que vale a pena explorar até que ponto uma meia verdade é mais perigosa do que uma mentira. Acho que é um território realmente perigoso. Além disso, afetou os processos de Justiça criminal em tempo real”, refere.

Rachel Williams diz não ter sido contactada pela actriz que a interpreta na série

Rachel Williams vai mais longe. Acusando a série da Netflix de “criar empatia por uma personagem que tem isso em falta”, dispara. “É tudo muito problemático”, diz. “A fome por este tipo de entretenimento incita as empresas de média a criar mais, incentivando pessoas como Anna e fazendo [o crime] parecer uma carreira viável”, argumenta. A vítima revela ainda não ter sido contactada pela actriz que a interpreta na série.

Onde está Anna Sorokin?

Anna Sorokin foi detida em 2017. A jovem russa foi acusada de enganar bancos, hotéis e amigos em qualquer coisa como 243 mil euros. Foi presa em 2019 e saiu em liberdade condicional em 2021. Atualmente, está sob custódia das autoridades norte-americanas por ter o visto caducado e aguarda a deportação para a Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário