26.3.22

não te esqueças da mudança da hora

É já na madrugada deste domingo que entra em vigo o horário de verão. Ou seja, é nesta madrugada que a hora muda. Com os ponteiros dos relógios a avançarem da uma da madrugada para as duas. O que se traduz num anoitecer mais tardio. O que também significa que terás menos uma hora de sono.

Esta mudança não é exclusiva de Portugal continental. Também na Região Autónoma da Madeira a mudança acontece à mesma hora. Por sua vez, na Região Autónoma dos Açores a mudança acontece logo à meia-noite. Ou seja, uma hora antes do que no continente. O horário de verão irá estar em vigor até 30 de Outubro. Altura em que regressará o horário de Inverno.

Mudança polémica

É verdade que o horário de verão tem muitos fãs, mas esta mudança está longe de ser consensual. Tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial. Com a desculpa de que o horário de verão era melhor para que as fábricas pudessem laborar mais.

Numa altura em que se continua a debater um horário único, vários especialistas são da opinião de que o horário de inverno é o mais natural. Especialmente para as crianças. Que têm uma maior dificuldade em adormecer. Devido ao facto de anoitecer mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário