24.3.22

sexo na gravidez: fundamental ou péssima ideia que coloca a saúde em risco?

Se o sexo por si só já é um tabu para muitas pessoas, ainda mais quando se debatem relações sexuais durante a gravidez. Existem muitos mitos e ideias erradas em torno deste tema, algo que ajuda a que se espalhem informações que em nada correspondem à realidade. E que acabam por confundir muitas mulheres. E a ideia mais errada é acreditar que uma grávida deverá parar com a vida sexual.

Quem o garante é Lilian Fiorelli, ginecologista especializada em sexualidade feminina. Quem em conversa com o Pouca Vergonha aborda o controverso tema. Que alimenta ideias erradas como o facto de a penetração prejudicar o feto. Vamos então às verdades. E uma delas é que as mulheres ficam com maior tesão durante a gravidez. Sendo que as relações sexuais podem até ficar mais prazerosas. Sem esquecer os benefícios para a futura mamã. E mesmo para o bebé. Por isso, se o médico não recomenda a interrupção da atividade sexual, não existe motivo para que o faça.

“Existem mulheres que relatam que nunca tiveram uma libido tão alta e orgasmos tão maravilhosos como na gestação”

Lilian destaca que a tesão tem um aumento durante a gestação. “Existem factores hormonais que podem favorecer ou diminuir a parte sexual durante o primeiro trimestre. Apesar de as hormonas serem favoráveis, alguns factores psicológicos podem ser uma barreira para o sexo durante este período”, explica ao site. A especialista recomenta ainda que sejam respeitadas as fases da gestação. Bem como o estado emocional da mulher. Salientando que é normal que exista um aumento da lubrificação. Bem como da circulação sanguínea na pelve, Além disso, a vagina fica um pouco mais elástica e verifica-se uma maior sensibilidade local. “Existem mulheres que relatam que nunca tiveram uma libido tão alta e orgasmos tão maravilhosos como na gestação”, diz.

Benefícios para o bebé

Além do já referido, existem também benefícios para o bebé. Porque o bem estar e prazer sentidos pela mãe são igualmente sentidos pelo bebé. A isto junta-se o facto de que uma vida sexual ativa é importante para um puerpério (pós-parto) mais tranquilo. “Existe a fase do resguardo, os 40 dias sem actividade sexual. Quando os casais mantêm ligação sexual durante a gravidez, fica mais tranquilo passar por essa fase”, defende.

E ficar sem sexo durante a gravidez é mau?

Até agora destaquei os benefícios. Sendo que a pergunta que muitas mulheres fazem é a eventual existência de aspectos negativos da ausência de sexo durante a gravidez. Quanto a isto, a especialista é clara. Não existem problemas para a falta de sexo. Desde que isso não seja um problema para a mulher. Destacando que é normal que algumas mulheres queiram focar-se somente na maternidade. “Porém, o bem estar sexual vivido pela mãe será favorável para o bebé”, refere.

Há algo que não possa ser feito?

Outra dúvida frequente está relacionada com aquilo que não pode ser feito durante a gravidez. E quando estamos a falar de sexo existe uma regra a ter em mente. “Desde que autorizado pelo médico, se a gestação estiver a correr bem, tudo pode ser feito no sexo durante este período. Oral, posições variadas, masturbação e tudo aquilo que a mulher tenha vontade”, conclui.

Sem comentários:

Enviar um comentário