23.3.22

6 razões para optares por um carro eléctrico

Numa altura em que a tendência para o aumento do preço dos combustíveis se acentua existem muitos que começam a optar por um veículo eléctrico. Até porque estou a falar de soluções que se destacam por ser mais económicas e amigas do ambiente. Em 2021, a venda de carros eléctricos aumentou 69% em Portugal face ao período homólogo. O aumento da oferta de modelos, a maior autonomia e a expansão da rede de carregamento são algumas das razões. Para quem vai comprar carro e não sabe qual a melhor opção, os veículos elétricos possuem inúmeras vantagens. Como estas seis destacadas pela MOBI.E.

1 - Amigo do ambiente
Os veículos eléctricos não emitem dióxido de carbono ou outros gases para a atmosfera. O que contribui para a redução da poluição atmosférica. Também possibilitam a diminuição da poluição sonora por serem silenciosos. As viaturas eléctricas contribuem positivamente para a saúde da população.

Não existe a necessidade de uma intervenção mecânica frequente

2 – Menor custo de manutenção
Não existe a necessidade de uma intervenção mecânica frequente. Como mudanças de óleo, filtros, correias de transmissão ou velas. A travagem regenerativa permite também poupar nas pastilhas e nos pneus. Por último, a revisão só tem de ser feita a cada 50 mil quilómetros, comparativamente com os 20 ou 30 mil em carros a gasolina ou a gasóleo.

3 – Menor custo de utilização
Ao contrário dos veículos a combustão, os veículos eléctricos podem ser carregados em casa. Tal como no trabalho, enquanto vamos às compras ou cinema. E o custo é inferior ao dos veículos a combustão. Se carregar em casa, o custo não ultrapassa os 30% do valor da gasolina. Enquanto que na rede MOBI.E o custo será, em média, de 70%.

Se carregares o carro em casa, o custo não ultrapassa os 30% do valor da gasolina

4 – Apoios e Incentivos fiscais
Ao comprares um veículo eléctrico, tens acesso a um vasto leque de incentivos fiscais. Existe a insenção de pagar o Imposto Sobre Veículo (ISV), o Imposto Único de Circulação (IUC). E ainda se pode beneficiar de um incentivo do Fundo Ambiental (com um valor que acaba de aumentar para 4.000 euros para quem comprar carro 100% elétrico). Se o veículo for comprado por uma empresa, beneficias ainda da isenção do pagamento de tributação autónoma, o IVA da aquisição. E utilização do veículo é dedutível e tem ainda vantagens em termos de IRC.

5 - Isenção ou redução no pagamento de parquímetros
Muitos municípios concedem uma isenção total ou parcial do pagamento do estacionamento.

6 – Alargamento de postos de carregamento
A rede pública de postos de carregamento tem apostado na sua expansão. A rede Mobi.E cobre quase todo o território português. E continua a aumentar com mais de 5 250 pontos de carregamento que representam um crescimento de 8% desde o início do ano. Sendo uma rede totalmente integrada permite o acesso global por parte de todos os utilizadores. O que facilita no futuro a sua integração com redes estrangeiras. Cumprindo desta forma a regulamentação que a UE se prepara para aprovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário