30.3.22

10 dicas para melhorares a rede wifi e acesso à internet em casa

E se há coisa que todos odeiam em casa é ter uma rede de WiFi que está constantemente a dar problemas. Ainda para mais numa altura em que o teletrabalho passou a ser uma realidade para muitos portugueses. O que faz com que seja bom estar a par daquilo que poderás fazer para melhorar a tua rede caseira. Bem como ter um acesso mais robusto à Internet. Para que tudo corra na perfeição só necessitas de seguir estas 10 dicas. Que são partilhadas pela TP-Link.

1 – Instala o router na melhor localização possível
Colocar o router no local perfeito é muito importante. Paredes, portas, pisos, tetos e outros obstáculos afetam a sua velocidade WiFi de muitas maneiras. A posição ideal do router é a mais próxima possível do centro da casa. E numa área aberta sem demasiados dispositivos electrónicos em redor. Os routers propagam os seus sinais WiFi para baixo. Para maximizar a cobertura do sinal, é uma boa ideia colocar o router num lugar mais alto em vez de o colocares no chão.

Coloca o router num local mais alto


2 – Reduz as interferências com outros equipamentos electrónicos
Menos interferência leva a um melhor desempenho da ligação WiFi. Afastar-se de fontes de interferência e ruído sem fios, incluindo micro-ondas, dispositivos Bluetooth, monitores de bebé e até das suas luzes de Natal, é vital para acelerar o WiFi.

3 – Uma questão de banda certa…
Actualmente, a maioria dos routers são routers de banda dupla. Que suportam tanto frequências de 2,4 GHz como de 5 GHz. Normalmente, os 2,4 GHz atingem uma distância maior enquanto os 5 GHz oferecem um sinal mais forte. A maioria dos dispositivos electrónicos utiliza normalmente 2,4 GHz, pelo que as ondas de ar nesta banda de frequência podem estar mais congestionadas do que 5 GHz. Para obteres uma velocidade WiFi mais rápida, basta mudares a banda de frequência para 5 GHz. E não te esqueças de te aproximar do router.

4 – … e de canal também!
Um router pode transmitir vários canais. Tenta evitar o canal mais utilizado na tua área. E usa o canal menos sobreposto, se possível. No espectro de 2,4 GHz, os canais 1, 6, e 11 são os únicos 3 canais não sobrepostos com a menor interferência. Se estiveres no espectro de 5 GHz, terás toda uma série de canais (24 canais) à tua escolha. Tornando a selecção muito mais fácil.

5 – Limita as ligações à rede
Quando estiveres a realizar chamadas de vídeo, a jogar jogos online, e a transmitir filmes, obterás ligações a baixa velocidade. Porque estas consomem muita largura de banda. É necessário dar prioridade às tuas ligações, limitando os dispositivos e optimizando as definições. Os routers modernos têm uma configuração de Qualidade de Serviço (QoS). Que te permite dar prioridade a certas aplicações em relação a outras. E limitar a quantidade de largura de banda que essas aplicações utilizam. Com QoS, não serás interrompido pelo download de ficheiros grandes enquanto estiveres a jogar jogos online.

Dá prioridade a ligações

6 – Atenção às funcionalidades de segurança
É necessária a criação de uma palavra-chave para o WiFi. Por um lado, ela mantém-to a salvo de hackers. Por outro lado, protege-te da vizinhança. Uma vez que a rede aberta pode ser utilizada pelos vizinhos para descarregar grandes ficheiros ou vídeos em streaming. Para definir uma senha para o WiFi, basta escolheres WPA2 como método de encriptação. E selecionar a própria password.

7 – Acrescenta um repetidor à rede
Para transmitir e reforçar o sinal sem fios do router para outros andares ou para o outro lado do edifício, é uma boa ideia adicionares um repetidor sem fios em qualquer lugar onde haja uma tomada. Para obteres um sinal melhor, é melhor colocares o repetidor a meio caminho entre o router, modem, ou ponto de acesso e o dispositivo. Um repetidor de rede é uma boa opção

8 – Extensores de rede ou powerline, por que não?
Por vezes, ainda se recebem sinais WiFi muito baixos mesmo que se coloque o router perfeitamente no centro da sua casa. Especialmente quando se vive numa grande casa de vários andares. Aqui, precisas de extensores de alcance para alargares a rede WiFi. Estes aumentam o WiFi existente em casa, recebendo os sinais sem fios do router e repetindo-os, alargando ainda mais a cobertura. Ou, alternativamente, utilizando kits Powerline para transmitir dados através da cablagem eléctrica existente. Eliminando a necessidade de complicada configuração de cabos Ethernet.

9 – Actualiza o router com a tecnologia WiFi mais recente
Manteres-te a par da mais recente tecnologia WiFi é sempre bom para a ligação à Internet. Para desfrutares de melhores experiências sem fios, poderás considerar a possibilidade de obter um router e outros dispositivos eletrónicos (PC, telemóvel, tablet, etc.) novinhos em folha que suportem a tecnologia WiFi 6. Além disso, adquire um router com tecnologia MU-MIMO. O MU-MIMO melhora a capacidade e eficiência da rede doméstica, permitindo a comunicação WiFi com múltiplos dispositivos em simultâneo. Para levares a rede doméstica ao próximo nível, tenta obter um sistema Mesh WiFi (se tiveres o orçamento para isso, claro). Os sistemas Mesh eliminam zonas mortas e fornecem WiFi ininterrupto em toda a casa. Uma opção são os routers TP-Link OneMeshTM. E outros dispositivos para desfrutares de ligações WiFi sem descontinuidades com apenas um nome de rede e sem zonas mortas WiFi.

10 – Reinicia o router regularmente
O router e modem precisam de uma pausa após um longo período de trabalho. Esta pode ser a forma mais fácil de resolver problemas de ligação à Internet. Tais como baixas velocidades WiFi, páginas que não carregam, vídeos a congelar a meio e música a parar de tocar. Um simples reboot arrefece a memória do router e permite a instalação de actualizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário