14.3.22

ajax paga 7,8 milhões à família de nouri, que não teve assistência adequada quando colapsou em campo

Já passaram quase cinco anos desde que Abdelhak Nouri, então com apenas 20 anos, caiu inanimado no relvado. Eram os primeiros jogos da pré-época e a sua equipa, o Ajax, defrontava o Werden Bremen. A paragem cardíaca acabou por ter graves consequências naquele que era visto como uma das maiores promessas do clube neerlandês. Nouri esteve um ano em coma e ficou com danos cerebrais permanentes. Agora, o Ajax e a família do jogador chegaram a acordo para uma indemnização milionária.

O processo judicial arrastava-se desde 2017 e o clube neerlandês anunciou o acordo. Que fará com que a família do jogador receba 7,8 milhões de euros. Além disto, e tal como tem acontecido desde o primeiro dia, o Ajax continuará a suportar todas as despesas médicas de que Abdelhak Nouri necessite. “O Ajax confirmou mais tarde que os cuidados médicos a Nouri, na fase crítica em campo, não eram adequados. Como empregador, reconheceu as responsabilidades pelas consequências. A família Nouri e o Ajax chegaram agora a um acordo sobre a compensação a ser paga pelo clube”, pode ler-se no comunicado que anuncia o acordo.

“O Ajax confirmou mais tarde que os cuidados médicos a Nouri, na fase crítica em campo, não eram adequados”

Existe ainda uma homenagem simbólica ao jovem jogador. Com o clube a remover a camisola 34. Algo que só poderá ser mudado caso “a família e o Ajax queiram abrir uma exceção juntos”. Desde o incidente que diversos jogadores, que partilharam as camadas jovens com Nouri, passaram a vestir a camisola 34. É o caso de Justin Kluivert e Donny van de Beek.

“Ele está basicamente numa cadeira de rodas. Senta-se ali, faz parte da família”

Apesar de ter sido noticiado que o jogador esteve três anos em coma, a verdade é que esteve apenas um. Algo que foi revelado pelo seu irmão a uma estação de televisão neerlandesa. “Ele está acordado, dorme, come, arrota, mas quase não sai da cama. Nos momentos bons há uma maneira de comunicar, porque ele mexe as sobrancelhas. Mas não aguenta durante muito tempo, é como um desporto para ele. Está em casa e devo dizer que desde que voltou está a evoluir bem melhor do que no hospital, mas ainda é extremamente dependente de nós", disse Mohammaed Nouri. "Ele está basicamente numa cadeira de rodas. Senta-se ali, faz parte da família. Continuamos a falar como sempre falámos com ele, geralmente sobre futebol. Às vezes ele parece interessado, depende da situação, outras vezes esboça um sorriso, o que é bom", acrescenta o irmão.

Momento emotivo em visita especial

Também Frenkie De Jong, que partilhou o balneário com Nouri no Ajax, recordou o momento em que visitou o antigo colega. Isto numa altura em que estava prestes a mudar-se para o Barcelona, algo que aconteceu em 2019. “Ele já estava em casa na altura. Sentei-me ao lado dele e a mãe perguntou-lhe: 'Appie, para onde deve ir o Frenkie? Para o Barcelona?' Mal ela disse aquilo, ele levantou a sobrancelha. Foi um momento especial”, recordou.

Estreia com apenas 17 anos

Foi com apenas 17 anos que Nouri fez a estreia pela equipa secundária do Ajax. Um ano depois, em 2016, chegava à equipa principal. No primeiro jogo, a contar para a taça, marcou um golo frente ao Willem II.

Sem comentários:

Enviar um comentário