18.3.22

5 dicas para poupares gasolina e gasóleo de forma simples e eficaz

O preço dos combustíveis tem vindo a aumentar frequentemente em Portugal. Sendo que nas últimas semanas, em virtude da invasão russa da Ucrânia verificou-se uma subida vertiginosa do preço da gasolina e do gasóleo. Se és daquelas pessoas que se desloca diariamente de carro, fica a saber que existem formas simples de poupar combustível. Para que isso aconteça só tens que seguir estes cinco conselhos.

1 – Verifica a pressão dos pneus
Não ignores a pressão dos pneus da sua viatura. Até porque uma má pressão pode fazer com que o teu carro consuma mais 8% de combustível. Fica também a saber que é normal que os pneus percam, mensalmente, uma pressão de 0,7 bar. Por isso, certifica-te todos os meses da pressão. O volume correcto deverá estar no manual da viatura. Bem como num autocolante na porta do condutor.

2 – Opta pelas baixas rotações
É uma dica mais comum, ainda assim necessária. Porque quanto menos esforçares o motor, mais combustível estarás a poupar. Um erro comum passa por manter as rotações altas nas subidas. É preferível reduzir uma mudança do que estares a puxar pelo carro numa marcha mais alta.

3 – Não carregues pesos desnecessários
Dá uma vista de olhos no porta bagagens e livra-te do peso que tens a mais no carro. Até porque a cada 100 quilos de peso adicional poderás estar a aumentar o consumo de combustível até 5%.

100 kg extra de peso podem significar um consumo de combustível adicional de 5%

4 – Mantém uma velocidade constante
Não estejas frequentemente a acelerar. Sempre que possível mantém uma velocidade constante. Por exemplo, passar de 100 km/h para 120 km/h pode fazer com que gastes mais 44% de combustível. Sendo que a diminuição de velocidade em 10% pode reduzir o consumo em qualquer coisa como 15%.

5 – Liga o carro apenas quando precisas dele
Deverás ligar o carro apenas quando inicias a viagem e não alguns minutos antes. Além disso, só necessitas de rodar a chave na ignição. Não precisas de colocar o pé no acelerador. Inicía o percurso com a primeira marcha e muda quase de imediato para a segunda. Recorda-te do segundo ponto deste texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário