19.3.22

alerta para os papás que dão vigantol aos filhos

O Infarmed ordenou a retirada do mercado de oito lotes do medicamento Vigantol. Que é frequentemente utilizado em bebés para a prevenção da deficiência em Vitamina D. E também em raquitismo. A decisão está relacionada com o facto de terem sido detectados resultados irregulares da substância ativa Colecalciferol.

Explica a Autoridade Nacional do Medicamento e Produto de Saúde, através de uma circular, que foram “detetados resultados fora das especificações (OOS) para a substância ativa Colecalciferol- Vitamina D3 (durante os testes de estabilidade)”. Determinando assim “a suspensão imediata da comercialização destes lotes”.

Os lotes em questão são: 19LQ080, LQ081, LQ098, LQ099, LQ100, com o prazo de validade 11/2024. E os lotes 20BQ128, 20BQ129 e 20BQ130, com a validade de 01/2025. O Vigantol é também indicado para a prevenção do raquitismo em recém-nascidos prematuros. Bem como tratamento de suporte da osteoporose em adultos. E ainda tratamento do hipoparatiroidismo e pseudohipoparatiroidismo em adultos.

Doentes não devem interromper o tratamento

Realça ainda o Infarmed que “as entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”. Por fim, uma recomendação para os doentes “que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes”. Estes “não devem interromper o tratamento. Logo que possível, devem solicitar a substituição por outro lote ou pedir ao médico ou farmacêutico a indicação de um medicamento alternativo.”

Sem comentários:

Enviar um comentário