31.3.22

e se machu picchu não se chamar machu picchu

É uma dos destinos turísticos mais populares do mundo. Falo de Machu Picchu, no Peru. Quer dizer, talvez seja melhor mudar o nome. É que esta cidadela inca poderá ter outro nome. Isto de acordo com o antropólogo Brian Bauer, da Universidade de Illinois, em Chicago, Estados Unidos da América. O responsável por um trabalho analisou vários documentos, como mapas do início do século XX e notas do explorador Hiram Bingham. Que é apontado como o homem que descobriu a cidade em 1911.

O trabalho, publicado no jornal Ñawpa Pacha: Jornal de Arqueologia Andina, conclui que não há dúvidas de que Picchu sempre fez parte do nome. “Existem dados significativos que sugerem que a cidade inca era chamada de Picchu. Ou mais provavelmente, Huayna Picchu”, refere Brian em conversa com o The Independent.

Se tivermos em conta as informações da Unesco, Machu Picchu foi erguida no século XIV. Após a queda do império e chegada dos espanhóis acabou abandonada. O antropólogo quis assim refazer a trajetória da famosa cidade. Especialmente tendo em conta documentos prévios à chegada de Hiram Bingham. Um atlas datado de 1904 refere-se ao local como Huayna Picchu. Nome que faz menção a um pico rochoso.

É realçado que o homem que descobriu a cidade tinha em sua posse documentos que apontam no mesmo caminho. Sendo que o mesmo nome é encontrado em documentos dos exploradores espanhóis. Que datam do final do século XVI. “Acabamos com um lindo relato de quando os povos indígenas da região estavam a considerar regressar para reocupar o local a quem chamavam de Huayana Picchu”, conclui. Só falta saber se isto será suficiente para que o nome regresse aquele que o antropólogo diz ser o original.

Sem comentários:

Enviar um comentário