22.3.22

6 formas de poupares dinheiro para fazer frente ao aumento das despesas mensais

Habitação, combustíveis e alimentação. Estas são apenas algumas das áreas onde já se sente, ou pode vir a sentir, um aumento generalizado de custos. A Twinkloo, marca especialista em soluções de crédito habitação e pessoal, deixa vários conselhos para ajudar a melhorar as finanças pessoais de modo a que te prepares para o aumento das despesas mensais.

Nos tempos que correm pode parecer uma missão quase impossível, mas a verdade é que há pequenos gestos e atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de poupar. Sobretudo no actual contexto em que se prevê uma subida generalizada dos custos de vida. Da energia à prestação da casa, são várias as áreas que merecem uma atenção especial por parte dos portugueses para alcançar objectivos. E sobretudo, evitar sobressaltos. Fica agora a par das seis dicas que a Twinkloo preparou para gerires melhor o orçamento. E começares já hoje a fazer as escolhas mais adequadas.

Há pequenos gestos e atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de poupar

1 – Faz “contas à vida” e vê onde gasta mais
Uma das lições que tirámos do contexto de pandemia é que, quando menos se espera, pode ser preciso lidar com situações para as quais não estávamos preparados. Os momentos adversos, como os que decorrem do atual conflito militar na Ucrânia, vêm demonstrar novamente a importância de encontrar o equilíbrio financeiro para fazer face a situações inesperadas. Que podem levar à diminuição de rendimentos ou ao aumento de custos. Por isso, um dos primeiros passos para reduzir as despesas passa por perceberes quanto ganhas e onde estás a gastar o dinheiro. Para te ajudar a fazer as contas, podes usar um simples documento excel ou uma das várias aplicações que existem no mercado.

Um dos primeiros passos para reduzir as suas despesas passa por perceber quanto ganha e onde está a gastar o seu dinheiro

2 – Analisa gastos e vê onde poupar
Depois de saberes quanto ganhas e como usas o dinheiro, o passo seguinte passa por identificar quais são as despesas mensais obrigatórias. E se tens a melhor solução do mercado para as tuas necessidades, das telecomunicações ao crédito habitação. Nesta situação, lembra-te que as condições contratadas não importam apenas quando estás a decidir a entidade financeira à qual vais pedir um empréstimo para comprar uma casa, por exemplo. Tendo em conta as flutuações que podem existir na economia, pode dar-se o caso de, ao fim de alguns anos, ser vantajoso analisar as condições e renegociar o crédito, os seguros associados. Ou, consoante a resposta do banco, até mesmo transferir o crédito para outra instituição.

3 – Guarda uma poupança para imprevistos
O planeamento e controlo dos gastos são alguns dos aspectos mais importantes para que a imprevisibilidade não afecte a saúde das finanças pessoais. A regra de ouro é simples: deves guardar entre 10% a 20% dos rendimentos líquidos mensais, de forma a garantir uma margem de poupança. Este valor serve muitos propósitos. Mas é sobretudo uma forma de constituir um fundo de emergência.

Deves guardar entre 10% a 20% dos rendimentos líquidos mensais

4 – Poupa nos custos de energia e combustíveis
Os dias frios que ainda se fazem sentir, especialmente à noite, são um convite ao uso de diversas soluções de aquecimento. Com a aumento dos preços do gás e da electricidade, analisa como podes poupar nos consumos energéticos e encontra alternativas. Por exemplo, para manter a casa quente de forma mais económica e sustentável, opta por calafetar bem as portas e as janelas.

5 – Opta por deslocações sem automóvel
Escolhe alternativas de mobilidade mais ecológicas e económicas. Sempre que possível, dá preferência à utilização dos transportes públicos. Anda a pé ou recorre a algumas das actuais formas de deslocação mais ecológicas. Como a bicicleta ou a trotinete. Mas se não consegues abdicar do transporte individual, e já estavas a pensar trocar de automóvel, faz bem as contas. E escolhe a solução mais vantajosa a médio-longo prazo. Sempre que possível, dá preferência à utilização dos transportes públicos

6 – Privilegia o digital
Prefere o digital sempre que possível. Desta forma vais poupar tempo e recursos, como os custos de deslocação, em muitos processos que podes fazer a partir de casa com toda a conveniência, simplicidade e rapidez. As compras do supermercado, uma operação financeira ou a escolha de um produto que possas necessitar estão, na maioria dos casos, apenas à distância de um clique.

Sem comentários:

Enviar um comentário