10.3.22

prepara-te! é isto que acontece quando puxas o autoclismo com a tampa da sanita aberta

Existe algo que acontece a muitas pessoas quando estão na casa de banho. Que passa por serem atingidas por um salpico de água depois de descarregarem o autoclismo com a tampa da sanita aberta. Trata-se de algo que poderá mesmo ser considerado repugnante para alguns. Agora imagina que não é um salpico, mas um número muito maior. Essa é a realidade que é dada a conhecer por um estudo que tem tudo para te deixar boquiaberto.

O trabalho, realizado pela OnePoll e encomendado pela Harpic, foi realizado no Reino Unido e contou com dois mil adultos e concluiu que 55% das pessoas não baixam o tampo da sanita no momento da descarga. O que não deixa de ser curioso pois quase três em cada quatro pessoas (72%) revelam estar bastante focadas na higiene e limpeza.

“Nunca houve uma altura mais importante para ter cuidados extra nas nossas casas”

O estudo salienta que a água presente na sanita ainda está contaminada com um conjunto de bactérias e patógenos que podem ser prejudiciais para a saúde. E que por lá permanecem, mesmo depois de várias descargas de água. De modo a provar este ponto de vista foi realizada uma experiência com câmaras especializadas em captar aerossóis, gotículas e germes que são expelidos da sanita no momento de puxar o autoclismo com a tampa aberta.

Fica assim evidente que as gotículas quase invisíveis podem até saltar para a cara das pessoas. Bem como para superfícies próximas da sanita.“Nunca houve uma altura mais importante para ter cuidados extra nas nossas casas. Embora os riscos associados à propagação de germes em casas de banho não higiénicos sejam altos, a solução para mantê-los limpos é simples”, refere a marca através de comunicado.

Pessoas revelam desconhecimento em problemas para a saúde

Os participantes no estudo foram questionados com o motivo pelo qual não baixam a tampa da sanita no momento da descarga. 47% assumem total desconhecimento em relação aos riscos para a saúde que estão relacionados com esta ação. Por sua vez, um em cada quatro diz ter medo de tocar nas tampas das sanitas. 15% referem que é esquecimento. Depois de verem as imagens, aquelas que ilustram este artigo, 95% prometem mudar os hábitos de higiene na casa de banho.

Dicas para uma casa de banho mais limpa

A Harpic partilha ainda três dicas para que as pessoas mantenham as casas de banho mais limpas e saudáveis. A primeira é baixar a tampa da sanita em todas as descargas. A segunda é utilizar um produto de limpeza que remova o calcário. Por fim, usar luvas para limpar a casa de banho e lavar as mãos no final. “Esperamos que a campanha #CloseTheLid (baixe a tampa em português) ajude a inspirar as pessoas a fazer mudanças simples em sua rotina de limpeza. Que possam trazer benefícios duradouros para a saúde da nação”, conclui o porta-voz da Harpic.

Sem comentários:

Enviar um comentário