28.9.16

depois do creme hidratante... os desodorizantes

Neste texto dei a conhecer aquele que foi considerado o melhor creme hidratante, que curiosamente é o mais barato dos que foram testados numa prova cega, do mercado. Agora recupero um assunto de que já aqui falei. E refiro-me aos desodorizantes. Mas não vou abordar nenhum em específico. Trata-se de um alerta geral.

Surgiu agora um estudo (julgo não ser o primeiro) que alerta os consumidores para desodorizantes com sais de alumínio porque podem aumentar o risco de desenvolver cancro da mama. De forma resumida, a exposição contínua ao cloreto de alumínio pode levar ao desenvolvimento de tumores. Isto não representa nenhuma novidade para mim porque quando a minha mãe teve cancro da mama fiquei a par desta realidade. E um dos primeiros passo foi tentar encontrar uma alternativa para a minha mulher.

Quem perder (e deverá fazê-lo) algum tempo a ler os rótulos facilmente perceberá que em quase todos irá encontrar “alumínio”. Em especial nos famosos antitranspirantes. Quem começar a ler os rótulos dos produtos chegará a acreditar que não vai ser possível encontrar nenhum sem alumínio mas felizmente ainda existem opções, como é o caso daquele que a minha mulher usa e que é da Nívea (roll on).

Tomei conhecimento desta realidade sem qualquer estudo. Foi quando o cancro da mama atingiu a mulher que mais amo. Nesse momento esse alerta foi dado à minha mãe e foi também o primeiro momento em que estive, com a minha mulher, a ler rótulos de desodorizantes. Por isso fica o alerta, até porque a prevenção é sempre melhor.

8 comentários:

  1. Eu também uso este. Só quando vou passar por alguma situação que tenho receio de cheirar muito a transpiração ao pé de pessoas é que aplico um outro mais normal. Mas evito ao máximo. Também fiquei a saber depois da irmã de uma blogger ter falecido e ela ter falado desse assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma daquelas coisas que são fáceis de mudar e que ajudam a prevenir.

      Eliminar
  2. Excelente post! Creio que muitas pessoas nao sabem disto. Por aqui, vivo nos Estados Unidos e ha diversas opcoes sem aluminio, que sao sempre as minhas escolhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei a saber quando a minha mãe teve cancro da mama. E acho que muitas pessoas só sabem quando algo corre mal.

      Eliminar
  3. Também faço isso, desde qu e a minha tia teve um problema semelhante... Procuro os quue não têm aluminio e de preferência que sejam apenas desodorizantes e não antitranspirantes...
    Tudo bem que a transpiração pode ser incómoda, mas existe e tem a sua função, se a vamos inibir, fica a faltar alguma coisa, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é o risco que o corpo tem para travar algo natural.

      Eliminar
  4. Olá :)
    Lamento imenso que a tua mãe tenha passado por isso. Acho que não há quase ninguém que não tenha tido pelo menos um caso na família, e é horrível.
    Há anos que conheço a informação que hoje divulgas e muito bem. Há anos que cá em casa ninguém usa deos com sais de alumínio. Os comuns anti-perspirantes também são totalmente proibidos. E acredita que a busca por um desodorizante livre destas coisas foi uma epopeia: basicamente ficámos uma vida a analisar um mega linear cheio de embalagens. De toda a oferta houve apenas um: publicidade à parte, é o nivea pure e natural. Até o meu marido usa uma embalagem igual, porque simplesmente não havia oferta na categoria masculina. E até confesso que nos dias que estou em casa nem uso desodorizante: sou como a Julia Roberts, prefiro refrescar-me e trocar de t-shirt várias vezes ao dia, mas dar ao meu organismo uma folga dos químicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! :)

      Felizmente foi uma batalha ganha. Foi duro acompanhar a operação, a radioterapia e sobretudo a quimioterapia. É uma dureza que se transforma numa lição de vida brutal.

      Acho que é esse que dizes que é usado pela minha mulher. E foi a mesma guerra de que falas.

      Eliminar