27.9.16

o motivo pelo qual as pessoas gostam de hillary clinton

Na primeira vez que abordei, aqui no blogue, as eleições presidenciais norte-americanas referi que olhava para a candidatura de Donald Trump como uma brincadeira de um menino mimado e rico que acha que pode ser o que quiser. É aquele menino que leva a bola de futebol para o campo de modo a que possa jogar. O avançar do tempo provou que estou errado. E as constantes sondagens também. O que faz com que Trump seja um sério candidato ao lugar ocupado por Barack Obama.

As pessoas odeiam Donald Trump. Sobretudo fora dos Estados Unidos da América. Mas este ódio mostra também que tem mais força do que muitos julgavam. E digo isto porque existem diversas campanhas pró Hillary e as sondagens nunca fugiram muito do equilíbrio. E se é assim com tomada de posição de jornais, políticos e figuras públicas que quase imploram votos... imagino como seria se assim não fosse. Muitas pessoas acusam os norte-americanos de ser um povo burro. Defendem que só podem votar em Hillary. Mas poucos explicam, de forma mais elaborada, o motivo desse voto.

Isto leva à questão: qual o motivo pelo qual as pessoas gostam de Hillary Clinton? E a resposta mais óbvia é porque não gostam de Donald Trump. Recuando mais no tempo, a compaixão em torno de Hillary Clinton surge graças a Monica Lewinsky, a mulher que teve um caso com Bill Clinton, então presidente norte-americano. Nessa altura, aquela que era apenas mais uma primeira-dama, conquistou a compaixão de pessoas mundo fora. Por outro lado, foi elogiada por uns (e criticada por outros) por não abandonar o marido na sequência do escândalo sexual. Este é o primeiro momento “oooohhhhhhhhhh coitada” que levou muita gente a gostar de Hillary (isto sem tirar mérito às coisas que tem feito mas das quais poucos sabem).

E agora a candidata é apenas o mal menor em relação a Donald Trump. Isto aos olhos de muitas pessoas. Mais do que desejar que Hillary ganhe as eleições, muitas pessoas querem é que Donald Trump perca. Isso é que importa. E isto acontece nestas eleições tal como acontece em muitos outros países. As pessoas votam nuns porque não gostam dos outros. Infelizmente é assim. A diferença é que os Estados Unidos da América têm muita influência no mundo. Se assim não fosse, ninguém queria saber destes dois candidatos para nada.

Voltando ao ódio a Donald Trump. As pessoas não gostam dele. Ou dizem que não gostam. Pois as sondagens fazem do candidato uma espécie de revista do segmento social que todos dizem não comprar nem ler mas que é um sucesso de vendas. O fenómeno é semelhante. Não tenho problemas em dizer que não gosto de Donald Trump. Não gostava que fosse presidente de um país como os EUA. Mas creio que as pessoas sabem o que o candidato é. Não existe maquilhagem que adultere quem é e o que defende. Quem votar nele sabe ao que vai. Sabe o que esperar.

Por outro lado, acho que isso não é claro em relação a Hillary Clinton. Será que as pessoas sabem ao que vão? Será que a candidata é a pessoa que esperam que seja? Ou será tudo diferente quando chegar ao poder? Posso estar errado mas muitas pessoas que veneram a candidata vão desiludir-se no momento em que (e se) chegar ao poder. Mais triste do que andar a pedir votos por compaixão e porque não há melhor é ver um país como os EUA deixado “à sorte” destes dois candidatos que estão muito longe de ser aquilo de que o país necessita. E é ver a política (e começa a ser assim em todo o mundo) entregue ao "menos mau".

2 comentários:

  1. Eu de facto gostaria que nenhum deles ocupasse o cargo de Presidente, mas acho que não vou ter sorte...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...

      Gostava de ouvir alguém falar bem da Hillary pelo seu mérito e não elogiar a candidata porque o Trump isto e aquilo, que é o que tem acontecido.

      Eliminar