29.9.16

pais, cheguem aqui e atentem nisto

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Coração. Hoje é aquele dia em que as pessoas abordam, de uma forma diferente, os cuidados que se devem ter com a alimentação e também os riscos dos perigos resultantes de uma vida sedentária. Tudo isto não deveria ser novidade para ninguém mas esta realidade continua a ser ignorada por muitas pessoas. Considero que isto é ainda mais grave quando se trata de crianças. Neste momento a obesidade infantil é considerada uma epidemia mundial. E não afecta só os outros.

As crianças portuguesas estão com excesso de peso. E as causas são fáceis de detectar. A primeira está relacionada com a má alimentação. Excesso de fast food e de refrigerantes que são maus para a saúde. O outro motivo passa pela vida sedentária dos mais novos. A prática de desporto foi arrumada num canto e agora só os dedos é que fazem exercício físico pois os mais novos estão entregues às consolas e aos jogos virtuais que não implicam qualquer movimento físico.

E a culpa destas duas situações é dos pais. Não é de mais ninguém. Bem sei que nos dias que correm muitos pais mal têm tempo para se coçar. Mas mesmo assim os filhos não podem ser ignorados. Muito menos a sua saúde. Não podem estar sempre a dar dinheiro e a dizer vai lá comer fast food nem a comprar jogos e consolas para que estejam ocupados em casa enquanto os pais estão fora. Nem sequer podem ignorar os maus hábitos alimentares dos filhos e os problemas que isso traz para a saúde.

Com isto não quero dizer que os pais têm de impor uma dieta rigorosa aos filhos. Nem que têm de proibir os mesmos de brincar com uma consola. Acho é que são necessárias regras. E é necessário que sejam os pais a mandar nos filhos e não o inverso. Como em tudo na vida é preciso equilíbrio. Não é preciso deixar de comer fast food mas também não é preciso comer refeições destas diariamente. Não é necessário deixar de beber refrigerantes mas também não é preciso beber a todas as refeições. Tal como não é preciso esconder a consola mas também não é saudável que um filho esteja de volta da mesma largas horas por dia.

E a isto junta-se o desporto. E digo isto porque faço parte de uma geração incentivada para o desporto. Tal como os meus pais me incentivaram a praticar diversas modalidades. Com isto não quero dizer que é necessário ser um viciado em desporto. Basta que as crianças pratiquem uma qualquer modalidade - e existem para todos os gostos e com diferentes objectivos - duas ou três vezes por semana. Impor regras/disciplina aos filhos é algo que estes vão agradecer no futuro.

A ideia que tenho é a de que muitos pais têm receio de confrontar um filho. Pensam que isso é ser mau pai e que estão a passar uma mensagem de que não gostam deles. Mas é o oposto. E é muito pior fechar os olhos a realidades que vão ser más para as crianças e que podem levar a problemas de saúde facilmente evitáveis. No resto do ano não se fala muito disto mas pode ser que hoje, dia em que este tema é notícia, alguns pais mudem a forma como encaram a alimentação e a vida sedentária dos filhos.

2 comentários:

  1. Há pais que não sabem mesmo o mal que fazem aos filhos. Como professora de primeiro ciclo acompanho diariamente os lanches dos miudos e tenho visto alguma evoluçao,pelo menos com esta turma que é minha há 4 anos. Os miúdos levam fruta, iogurtes,leite e bolos caseiros... mas nem todos, como é óbvio. Ainda um dia destes um aluno entre na sala às 9h da manhã a acabar de beber um pacote de ice-tea... Que belo pequeno almoço.
    E difícil mudar algumas mentalidades e quem sofre são mesmo os miúdos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pais evitam quase tudo o que dê confusão porque acham que isso é não gostar dos filhos. É pena que seja assim. E obrigado pelo teu exemplo ;)

      Eliminar