2.9.16

o que importa é a justiça ou o dinheiro?

Fico baralhado com aquilo que vejo. São apelos de justiça e de mais justiça. Todos querem justiça. Todos pedem justiça. Todos exigem justiça. As vozes unem-se gritando bem alto que não desistem enquanto não for feita justiça. Até que surge o dinheiro na equação. Que parece ser justiça. Que parece ser mais importante do que a justiça. Fica até a ideia de que fazer justiça é dar ou receber dinheiro.

Compreendo que o dinheiro faz falta à maioria das pessoas. Acredito também que o dinheiro é coisa que poucas pessoas têm a mais e da qual não se importam de abdicar. Mas se queremos justiça não podemos desistir dela por dinheiro. E sei bem que o mais fácil é falar. Mas não percebo quando existem pessoas que abdicam da justiça a troco de dinheiro. Afinal, o que importa é a justiça ou o dinheiro? Ou será que justiça é dinheiro?

É em momentos destes que me recordo sempre da noite em que uma pessoa comprou, à minha frente, algo que outra não queria vender. E que, depois de ter conseguido o seu objectivo, me disse algo que nunca esquecerei: "o dinheiro compra tudo".

Sem comentários:

Enviar um comentário