26.9.16

a dignidade cabe na casa dos segredos?

Com maior ou menor preconceito a verdade é que as pessoas tendem a olhar para os concorrentes de reality shows como pouco inteligentes, pessoas vazias de conteúdo e sem ambição na vida. E nem um modesto cargo político, um curso superior ou uma profissão pomposa arrancam estes rótulos a quem se inscreve num programa como a Casa dos Segredos.

Esquecendo os rodriguinhos, existem concorrentes que são mesmo a imagem que as pessoas têm deles. Existem outros que são o oposto do que as pessoas julgam. Tal como existem concorrentes que só querem fama e outros que acreditam ir ganhar mundos e fundos com a participação num reality show. Pelo meio disto tudo, a maioria deles são manipulados pelo programa sem que tenham noção de que são uma marioneta que procura audiência televisiva. Ou, caso tenham esta noção, aceitam as regras do jogo.

Tudo isto misturado numa casa faz com que se questione até que ponto a dignidade tem direito a entrar na Casa dos Segredos. Os concorrentes sabem ao que vão. Pelo menos deveriam saber. Sabem que vão ser explorados ao máximo, com relações postas à prova e com a tentativa de que existam conflitos que vão prender o telespectador à televisão. Ou não fosse este o grande objectivo destes programas.

Mesmo assim acho que há espaço para a dignidade. E isso ficou provado ontem pela concorrente Helena Isabel que decidiu fazer algo que poucas pessoas conseguem fazer com sucesso: confrontar um “monstro televisivo” como Teresa Guilherme, que considero a melhor pessoa em Portugal para conduzir um programa deste género. Esta concorrente não gostou de ser alvo de uma brincadeira, que considerou de mau gosto e que envolvia a sua lingerie. E disse isso mesmo à apresentadora.

Já acompanhei mais este tipo de programas mas hoje deparei-me com a notícia deste momento. Vi o vídeo e confesso que fiquei fã de Helena Isabel, que parece ser a pessoa que tem pânico de atravessar a ponte 25 de Abril. Já vi muitas argumentações que são pautadas por gritos, ofensas e falta de classe. Esta concorrente conseguiu confrontar Teresa Guilherme com calma, argumentando em condições e colocando os pontos nos ii. E com isto conseguiu ter a opinião pública do seu lado, tendo em conta as diversas críticas feitas à apresentadora.

Este episódio mostra que a dignidade tem espaço numa casa de um qualquer reality show. E creio que sempre teve. A diferença é o preço a que é comercializada pois muitas pessoas facilmente abdicam da sua por muito pouco. E bem vistas as coisas este problema não é exclusivo de um reality show. Para quem não sabe o que aconteceu, fica aqui o vídeo do momento.

9 comentários:

  1. ... e com este teu post vi, pela primeira vez, um pedaço desse programa intitulado "casa dos segredos"!

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Em primeiro lugar devo confessar que sou preconceituosa em relação a este tipo de programas. Quando era miúda vi o primeiro Big Brother: foi inevitável, era um formato totalmente novo e globalmente havia muita curiosidade e expectativa.
    Do que poderia ter sido uma experiência sociológica interessante, saiu uma coisa "meh" e desculpa o termo, a dar para o azeiteiro.
    A verdade é que graças a este tipo de programas uma das tónicas desta é a triste valorização da fama pela fama, sem feitos, conquistas ou talentos associados.
    Por pior que seja a minha opinião acerca destes formatos, também creio que seria injusto avaliar os participantes somente pela sua participação nestes. São humanos e como tal muito mais complexos e completos. Mesmo assim, opto por continuar a não os conhecer pois não conto ver nenhum episódio. E, se tivesse filhos daria uso ao controlo parental da tv e estes programas seriam proibidos cá em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro foi o melhor de todos por tudo o que significava. Naquela altura ninguém sabia o que era um reality show. Agora aquilo parece o metro para a fama e o dinheiro fácil. E agora todas as pessoas se vendem por muito pouco, o que é pena.

      Isto não invalida que existam boas pessoas em concursos destes (porque existem) mas o próprio formato está pensado no caos e na confusão. E é complicado não ser engolido por essa máquina.

      Eliminar
  3. Mostrou tê-los no sítio. Remate final seria ela no fim do seu discurso, levantar-se e sair porta fora, ignorando o tom de desdém da Teresa Guilherme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi só isso que faltou. Até porque isso acaba por contradizer um pouco o discurso dela. Era levantar-se e sair.

      Eliminar
  4. Em tempos, via os finais à sexta-feira e ao domingo, antes de desligar a TV, só para ter conhecimento do estilo de pessoas que por lá passam.
    Este ano não vejo nada.
    Vendo este vídeo, sabes o que mais me magoou. "Eu fico tãão preocupada".
    Quis ficar por cima e tirar a razão à miúda.
    Nem digo que o mínimo seria pedir desculpa, mas pelo menos serenava a miúda, sei lá, com uma " Muito bem, quer sair, vamos resolver isso".
    A audiência o dinheiro ignoram a humildade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a Teresa esteve muito mal nesse momento. Mesmo que não quisesse pedir desculpa reagia de maneira diferente.

      Eliminar