21.9.16

as diferenças entre eles e nós

A minha mulher está prestes a partir numa viagem profissional rumo a um destino árabe. E esta viagem está a ser marcada por um apertado conjunto de regras no que à roupa diz respeito. Por exemplo, a minha mulher está proibida de vestir roupa justa, de usar roupa que deixe os ombros a descoberto ou vestidos acima do joelho. Estes são apenas alguns exemplos daquilo que terá de cumprir, de modo a evitar problemas desnecessários.

Nada tenho contra estas regras. São o que são. E os visitantes têm de cumprir. É a mesma coisa que ter pessoas na minha casa. Quem vier a minha casa terá de respeitar as minhas regras. Por exemplo, se não fumo em casa, nenhum convidado o irá fazer. É uma regra que tenho e que os outros têm que cumprir. Tal como cumpro as regras dos outros quando estou numa área que não é minha. E isto não causa estranheza a ninguém.

Aquilo que me espanta é a indignação quando os europeus querem que as pessoas de países como aquele que a minha mulher irá visitar sigam aquilo que se faz por cá. Que não é mais do que aquilo que eles querem que os europeus cumpram quando os visitam. E por vezes parece que existem dois pesos e duas medidas ou duas formas de pensar. Temos de respeitar que façam cá aquilo que fazem por lá mas não nos batemos por fazer lá aquilo que fazemos cá.

1 comentário:

  1. Acho que nem sequer nos devemos bater "por fazer lá aquilo que fazemos cá" devíamos defender sim que cada um pudesse decidir o que quer fazer por si e sem a imposição de outros... chama-se a isto liberdade ;)

    ResponderEliminar