29.9.16

o exemplo do "gordo"

Já lá vão 13 (!!!) anos desde que Fernando Mendes entra, quase diariamente, na casa dos portugueses para revelar o preço certo de uma série de produtos. Não vou esquecer de que se trata de um concurso. Mas também não ignoro que é daqueles em que só ganha quem lá está. Ou seja, quem vê nada ganha com isso, ao contrário de outros programas que começam a dar a oportunidade ao telespectador (para o prender) de conquistar algo.

Mesmo assim, e se não estou enganado, o programa liderado pelo "gordo" é líder de audiências. E se não me engano, o apresentador da RTP é desejado pelos canais da concorrência. Isto diz muito do valor do formato (que tem sucesso em muitos países) mas também do jeito peculiar de um apresentador que faz as delícias praticamente de todas as pessoas de norte a sul de Portugal. O que não deixa de ser curioso.

O Preço Certo é a prova de que é possível ter um programa popular - talvez não exista nenhum que melhor se encaixe neste "rótulo" - com qualidade. Sem inventar. Sem descer o nível. Sem arranjar confusão. Sem tentar arranjar fórmulas e poções mágicas que possam transformar um formato em algo que o povo quer ver. Volto a dizer que se trata de um concurso mas creio que o seu sucesso vai muito além disso. Está no apresentador. No senhor Manuel que vem não sei de onde. Da dona Maria que vem de acolá e de tudo isto misturado, sarapintado com mais alguns ingredientes.

Outro dado curioso é o próprio apresentador. Fernando Mendes não tem corpo de modelo. Não tem os abdominais definidos. Nem foi escolhido por ser uma cara bonitinha cuja beleza ofusca (e faz com que se esqueça) a falta de talento. Fernando Mendes é talentoso. E é a prova de que o sucesso televisivo não se mede pela beleza do rosto nem pela sensualidade do corpo. Mede-se apenas pelo talento. E isto o "gordo" tem para dar e vender.

5 comentários:

  1. Olá se tem! Não fora esse talento inato e este sucesso não seria viável.
    O espantoso é que os anos passam e o Homem não perde a graça, não cansa, dá a sensação que nunca se repete.
    Nestas coisas não é viável fazer escola. Tem-se graça ou não, é-se genuíno ou não, e o sucesso do nosso Gordo passa por aqui, pela autenticidade.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem é mesmo assim. E basta estar uns minutos com ele fora da televisão para se perceber isso.

      Abraço

      Eliminar
    2. Os meus parabéns ao Fernando Mendes pelo sucesso do programa, mas... não lhe acho graça nenhuma, de todo! Acho-o (e isto vem de há uns anos, uma vez que não costumo ver o programa) irritante. Mexe-me com os nervos!

      Eliminar
    3. Ah, só relendo o teu comentário, Bruno, me apercebi da parte "fora da televisão". Talvez ao vivo, sem estar a ser engraçado, até lhe achasse piada. Na televisão, naquele programa, é que não me convence!

      Eliminar
    4. É uma pessoa de trato fácil e que torna a vida muito mais divertida :)

      Eliminar