30.9.16

como fazer com que alguém goste de nós?

Acredito que qualquer pessoa já passou por um momento em que gostaria que outro alguém gostasse de si. Não tem necessariamente de ser uma obsessão mas pode ser um daqueles momentos em que a pessoa deseja ficar bem vista aos olhos de alguém. Acredito no que escrevi até agora tal como acredito que é algo que não se pode forçar muito. É algo que quase acontece naturalmente.

Por outro lado, existem detalhes que talvez passem despercebidos mas que podem ajudar imenso a criar uma boa impressão e a fazer com que alguém goste de nós. Até porque a relação fica quase sempre marcada pelos primeiros momentos de convivência entre duas pessoas. Ou mesmo em relações que não são recentes.

Dizer o nome da pessoa
Este é um truque que aparece em diversos livros de sucesso. Dizer o nome das pessoas com quem se fala é algo que faz com que se goste da pessoa. Pessoalmente, gosto que alguém saiba o meu nome mas detesto quando alguém começa todas as frases que me dirige com Bruno. Saber é bom, exagerar é irritante. Aqui o truque é recordar-se do nome da pessoa.

Evitar distracções
Este é capaz de ser um dos maiores flagelos da actualidade entre amigos e não só. Hoje em dia as pessoas falam agarradas ao telemóvel enquanto se distraem com redes sociais. E acabam por não ouvir nada enquanto fingem que ouvem. Isto até ao momento em que são questionadas sobre algo. Um bom truque é desligar (ou colocar em silêncio) o telemóvel quando se vai estar com alguém. É algo que passa uma mensagem de importância para a outra pessoa.

Contacto visual
Uma das coisas mais importantes quando duas pessoas estão a conviver é o contacto visual. Não gosto de conversar com pessoas que são incapazes de olhar nos olhos enquanto falam. Pessoas que preferem olhar para o chão, por exemplo. Olhar nos olhos é sinal de interesse.

Críticas constantes
É perfeitamente normal que uma pessoa não partilhe da opinião de outra. Mas uma boa relação passa por respeitar a opinião de outro, mesmo que não seja partilhada. Estar sempre a criticar não é a melhor opção.

Sorrir
“As acções falam mais alto do que as palavras. Um sorriso diz, “Gosto de ti. Estou feliz por te ver”, é uma frase de Dale Carnegie. E basicamente diz tudo sobre a importância de um sorriso quando duas pessoas se encontram.

Elogiar
Elogiar alguém durante uma conversa revela que a pessoa está com atenção. Mas o elogio deve ser sincero. Porque existe diferença entre elogio e bajulação. Um é sincero, o outro é falso. Um é respeitado e admirado enquanto o outro é condenado. Elogios sim, mas apenas com sinceridade.

Simpatia
O tempo é o bem mais precioso do mundo e cada vez mais escasso pois as pessoas não têm tempo para nada. As pessoas estão sempre com pressa. Por isso, é preciso arranjar tempo para ouvir os outros de forma genuína e com simpatia. Até porque atenção e simpatia são duas das coisas que as pessoas mais desejam encontrar.

Encontrei estes sete tópicos num texto de um site estrangeiro. Não sei se funcionam na perfeição. Mas depois de ler cada um deles tenho de assumir que é aquilo que desejo (ou gosto) encontrar em alguém que venha falar comigo. Gosto de saibam o meu nome, que não falem comigo a olhar para o telemóvel, que me olhem nos olhos e que sorriam e sejam simpáticos. Por isso é capaz de ser mesmo meio caminho andado para gostar de alguém. Especialmente se tudo isto acontecer com naturalidade.

2 comentários:

  1. se formos (o que hoje em dia já começa a parecer ser um privilégio) polidos e educados já preenchemos automaticamente a maior parte destes items.

    ResponderEliminar