6.2.20

queres que o treino seja mais fácil e mais eficaz? ouve música

Na hora de treinar, existem dois grupos de pessoas. De um lado, estão aqueles que só treinam na companhia de música. Do outro, os que dispensam ruído nos ouvidos. Se és do segundo grupo, talvez possa convencer-te a passar para o primeiro. Se treinas com música (como eu gosto), tenho boas notícias para ti.

De acordo com um novo estudo, publicado na Frontiers in Psychology, a música consegue tornar o treino mais fácil e mais eficaz. Músicas com ritmo acelerado – pelo menos 170 batidas por minuto – conseguem diminuir o esforço percebido durante o treino. Tal como aumenta os benefícios cardiovasculares. “Descobrimos que ouvir música em ritmo alto durante o exercício resultou na maior frequência cardíaca e menor esforço percebido em comparação com o treino sem música”, refere Luca P. Ardigò, a autora do estudo desenvolvido em Itália, na Universidade de Verona.

Devo acrescentar alguns dados. A influência da música verificou-se em actividades com resistência, como é o caso das caminhadas, corrida e andar de bicicleta. Treinos de alta intensidade, como é o caso de HIIT, e levantar pesos, acabaram por ser menos afectados pelo poder da música. Digo ainda que neste trabalho participaram somente 19 mulheres activas, todas na casa dos 20 anos. Porém, outros estudos já defenderam a influência de músicas – de batida forte – no treino. Por fim, fica a saber que hip-hop, rock e música electrónica são considerados os melhores géneros para acompanhar o treino.

Sem comentários:

Publicar um comentário