13.6.21

zibo cuju, do falso jogador de 126 quilos ao presidente do clube que joga com a camisola 10

Existe uma elevada probabilidade de que nunca tenhas ouvido falar do Zibo Cuju. Por mais que gostes de futebol, é provável que não conheças este clube que disputa a China League One, aquela que é a segunda divisão do futebol chinês. E se estou a falar deste emblema é porque existem algumas histórias caricatas que fazem com que o Zibo Cuju esteja a ser notícia um pouco por todo o mundo. 

  

Ao longo dos últimos dias, tem circulado a informação de que o treinador da equipa é obrigado, pelo dono e presidente do clube, a colocar em campo o filho do proprietário. Que, alegadamente, é um jovem jogador que pesa 126 quilos. E que tem, forçosamente, de marcar grandes penalidades, pontapés livres e também cantos. Existem várias partilhas sobre este tema, mas todas com muito pouca informação. O que me leva a acreditar que não passa de uma notícia falsa. 

 

A falsa história do jogador de 126 quilos que joga por imposição 

 

Vamos a factos. Muitas notícias referem que o treinador do Zibo Cuju é Hongyi Huang. Quando, de acordo com o site Transfermarkt, o treinador é Qiang Sun, de 42 anos. Além disso, o nome do polémico jogador nunca é referido. Outro dado de relevo, He Shihua, o presidente do clube, tem apenas 35 anos. Olhando para o plantel do clube, existe uma reduzida probabilidade de que algum avançado possa ser seu filho. O mais novo – Wenneng Xie – tem 19 anos e nem pertence aos quadros do Zibo Cuju, estando emprestado pelo Shandong Taishan. 

 

Dono do clube entra em campo com a camisola 10 

 

Se não consigo provar que o Zibo Cuju tem um jogador de 126 quilos que joga por imposição, tenho outras histórias para partilhar. Como o facto de o presidente (e dono) do clube, que não é jogador profissional, ter entrado em campo com a camisola 10. Tudo aconteceu na partida frente ao Sichuan Jiuniu, clube que é detido pelos mesmos donos do Manchester City. O jogo acabou empatado sem golos e He Shihua entrou em campo aos 90 minutos. Apesar de não ser jogador profissional, este é o quarto clube do milionário. Que nesta temporada somou os primeiros minutos com a camisola 10 do Zibo Cuju. 

 

João Silva é o nome mais sonante do Zibo Cuju 

 

Existe ainda outra história que liga o Zibo Cuju a Portugal. O plantel do clube conta apenas com dois estrangeiros. Sendo que um deles é o avançado João Silva. Recordas-te deste nome? É o avançado português, agora com 30 anos, que em 2009 trocou o Aves pelos ingleses do Everton. Desde 2019 que o jogador está na China e nesta época soma 2 golos em 5 jogos. À passagem da quinta jornada, o Zibo Cuju ocupa o penúltimo lugar da tabela, somando apenas quatro pontos em 10 jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário