26.6.21

nenhum clube supera o número de troféus do chelsea de abramovich

Quando se fala do Chelsea vem imediatamente à memória dos adeptos do futebol os milhões de euros que Roman Abramovich já gastou desde que comprou o clube. Foi em 2003 que o milionário chegou ao futebol inglês e, desde então, já gastou qualquer coisa como 2.222 mil milhões de euros em jogadores. O que pode escapar e muitos fãs do desporto rei é que nenhum clube (em Inglaterra) tem tantos títulos como o Chelsea de Abramovich.  

Quando Roman Abramovich chegou a Londres, o Chelsea contava apenas com um título de campeão inglês, conquistado em 1954/55. E poucos mais troféus existiam para exibir. Eram três Taças de Inglaterra e duas Taças da Liga. A isto juntavam-se duas supertaças inglesas, duas Taças das Taças e uma Supertaça Europeia. No total, existiam 11 troféus. Com Abramovich o número vai já em 19. 

 

Chelsea de Abramovich já conquistou 19 troféus 

 

O destaque vai para as duas Ligas dos Campeões. Bem como para as duas Ligas Europa. A isto juntam-se cinco campeonatos e outras tantas Taças de Inglaterra. Faltam ainda três Taças da Liga e o mesmo número de Supertaças de Inglaterra. Este número supera, no mesmo período de tempo, as 14 conquistas do Manchester United e as 13 do Manchester City. A nível de treinadores, Antonio Conte foi quem mais gastou em reforços. Na temporada 2017/18, foram gastos 260 milhões de euros em contratações. Ainda assim, o clube terminou o campeonato na quinta posição. Por sua vez, Carlo Ancelotti, que foi campeão em 2009/10, só gastou 30 milhões de euros em reforços. 

 

José Mourinho iniciou projecto de sucesso 

 

Além dos milhões de Abramovich, foi José Mourinho quem deu início ao crescimento deste novo Chelsea. Com o treinador português no banco, os blues foram campeões de Inglaterra em 2004/05, 2005/06 e 2014/15. Curiosamente, o Chelsea conquista as duas Ligas dos Campeões nos anos em que despediu treinadores a meio da época. Tinha sido assim em 2011/12, quando Di Matteo ocupou o lugar do português André Villas-Boas e em 2020/21, quando Tuchel substituiu Frank Lampard 

 

“O Chelsea existia antes de mim e continuará depois, mas o meu objetivo é construir o futuro” 

 

E desenganem-se aqueles que acreditam que este é meramente uma vitória do dinheiro. Os planos de Abramovich vão muito além disso. “Roman queria ter a melhor academia e os melhores olheiros do mundo. Fizemos um programa para definir o estilo de jogo desde os nove anos. Pediu-me para investir na formação. Isso pode economizar milhões e criar raízes”, disse Frank Arnesen, diretor desportivo do Chelsea até 2010, em declarações à BBC. “Os títulos falam por si e demonstram o que fizemos. O Chelsea existia antes de mim e continuará depois, mas o meu objetivo é construir o futuro. É por isso que a Cobham, academia inaugurada em 2007, é tão importante para mim. O clube não é apenas a equipa masculina: é a equipa feminina, a formação e a comunidade ao seu redor”, disse Roman Abramovich à Forbes.

Sem comentários:

Enviar um comentário