21.2.17

ele merecia algo assim. obrigado

Desde a morte de David Bowie que se têm multiplicado as homenagens em forma de música. E tudo aquilo que tem sido feito, e que venha a ser feito, não fez nem fará justiça ao talento de um dos maiores artistas de sempre e de alguém que deixará uma marca eterna no panorama musical mundial.

Fiquei bastante curioso quando soube que David Fonseca estava a preparar um tributo a David Bowie. Sou fã do seu talento e todos os projectos a que se entrega são bem feitos. Existe qualidade em tudo aquilo que faz. Neste caso a expectativa era ainda maior porque o cantor português estava prestes a invadir uma espécie de solo sagrado da música mundial.

Nas redes sociais comecei a observar algumas críticas a Bowie70 e todas diziam maravilhas das músicas que são cantadas, entre outros, por Tiago Bettencourt, Manuela Azevedo, Camané, Ana Moura e o próprio David Fonseca. Ontem fui ouvir o álbum no Spotify e não tive outra opção que não fosse passar o dia a ouvir as músicas. Fiquei siderado com tanta qualidade.

Como disse, muito tem sido feito mas, enquanto português, muito me orgulha que uma das melhores homenagens feitas a David Bowie seja feita em Portugal e por portugueses. Por cá ainda existe o hábito de achar que aquilo que vem de fora é que é bom. Aceitamos tudo e só questionamos a qualidade daquilo que é nosso. Daquilo que é feito pelos nossos. Parece que têm sempre de provar o seu valor a dobrar.

Talvez exista, duvido, quem ache que Bowie70 não tem qualidade. Irei continuar a defender que é uma das melhores homenagens que foram feitas a David Bowie. Manuela Azevedo a cantar Modern love é algo orgásmico. Tal como Camané a dar voz a Space oddity ou mesmo Márcia em This is not America e Ana Moura em The man who sold the world. Resumindo, é do melhor que foi feito na música portuguesa ao longo dos últimos anos. Parabéns ao David Fonseca e a todos os que deram vida e voz a Bowie70.

2 comentários:

  1. "(...)muito me orgulha que uma das melhores homenagens feitas a David Fonseca(...)"
    Será que não queria dizer "homenagens feitas a David Bowie"? Dá-me ideia que foi lapso por estar a falar de um projeto dinamizado por David Fonseca, se não e caso tenha interpretado mal, as minhas desculpas.

    ResponderEliminar