6.2.17

a juventude nunca será um problema

Este fim-de-semana teve direito a um clássico no que ao futebol diz respeito. Porto e Sporting defrontaram-se no Dragão e os da casa ganharam. Confesso que não vi o jogo mas fiquei atento às supostas críticas que Jorge Jesus fez em relação a Palhinha, um jovem jogador que foi lançado no jogo. Esta atitude do treinador em questão não é nova. Aliás, o próprio disse que apostar na juventude é dar um passo atrás no imediato e que é algo que poderá dar frutos no futuro.

Este texto até podia ser sobre futebol. Mas não é! É sobre um modo de pensar ultrapassado. Tanto no futebol como na vida. Mas um modo de pensar que ainda está presente em muitas pessoas. E nas mais diferentes áreas. Qualquer pessoa jovem que entre num universo de pessoas mais velhas irá levar sempre com o rótulo de “inexperiente” e “verdinho”. Do qual só se conseguirá libertar após a superação de muitas provas. E com sorte.

Pois é necessária sorte para que s encontre alguém que pense de modo diferente daquele que é constantemente verbalizado por Jorge Jesus. Pessoalmente tive essa sorte. Na minha primeira revista deparei-me com chefes para quem a idade não era um problema. E que não tinham medo de me passar trabalhos iguais aqueles que qualquer jornalista fazia. Algo que hoje tento fazer, apesar de não ser da minha competência, com os estagiários com quem vou trabalhando.

E faço isto porque não considero que a juventude seja um problema. Tal como acho que não é garantia de inovação. Olho para a juventude como uma solução. Que só é descoberta com base na oportunidade. Se esta aposta irá originar erros? Claro que sim! Mas é com eles que se aprende e melhora. E com apoio nestes momentos. Algo que muitas pessoas esquecem, parecendo até que nunca foram jovens e que nunca necessitaram de uma oportunidade.

A diferença é que quando um “maduro” erra tudo é perdoado. São coisas que acontecem. E só quem tenta é que erra. Mas quando é um “verdinho” a errar, o mundo está perdido. O jovem não é culpado de uma simples falha mas de todo o mal do mundo. Tudo está mal feito por aquela pessoa. E aquilo que tem tudo para dar certo pode acabar por dar errado. A diferença pode estar em lidar profissionalmente (e até pessoalmente) com alguém que apoia ou com alguém que trava o crescimento.

4 comentários:

  1. Três excelentes postagens. Três reflexões muito sensatas. Gostei.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Concordo completamente! Infelizmente estou no grupo dos jovens e foi terrível encontrar trabalho por não ter experiência, apesar de ter um ano inteiro de estágio no curso é como se não fosse nada.
    É muito triste esta mentalidade... A geração nova é culpada de tudo mesmo que não tenha oportunidade para fazer nada.

    B

    ResponderEliminar