3.2.17

exemplos de alimentação saudável

O ano ainda agora começou e muitas pessoas ainda estão empenhadas em manter (ou dar início a) uma alimentação saudável. Um dos mitos em torno da alimentação saudável é que a mesma prima pela monotonia e pela ausência de diversidade. Algo que não corresponde à verdade. E à boleia da nutricionista Juliette Kellow partilho alguns alimentos, neste caso todos com ligação ao mar, que se destacam pelos benefícios.

Caranguejo
Não costuma estar associado a dietas mas destaca-se por ser rico em proteínas e nutrientes. É rico em cálcio, algo que faz falta aos ossos. Contém ainda ferro, algo benéfico para a produção de glóbulos vermelhos e prevenir o cansaço. É também rico em zinco, nutriente benéfico para a fertilidade, bem como selénio, que funciona como antioxidante.

Dica da nutricionista: Adicionar caranguejo (140g) a risoto, pasta e omeletes.

Mexilhões
A facilidade com que se encontra faz com que seja fácil adicionar os mexilhões à dieta. Os mexilhões são ricos em zinco e selénio. Mais ou menos vinte mexilhões (140g) oferecem ao corpo metade da necessidade diária de zinco e uma vez e meia de quantidade de selénio.

Dica da nutricionista: Cozinhar num molho à base de tomate e servir com esparguete.

Robalo
É rico em fósforo e selénio sendo que ainda contribui para a nossa ingestão de potássio. Uma porção de 140g oferece mais de um quarto das nossas necessidades diárias. É também uma fonte de vitamina B1.

Dica da nutricionista: Perfeito para tudo, grelhado, assado, em pratos chineses ou italianos.

Sardinhas
Reconhecido pela abundância de gorduras ómega-3, algo que ajuda o coração a funcionar normalmente. Mas este não é o único benefício. As sardinhas são ricas em vitamina D, que ajuda a manter os ossos e dentes saudáveis, é vital para os nossos músculos trabalharem normalmente e ajuda no melhor funcionamento do sistema imunológico.

Dica da nutricionista: Para um almoço rápido, abrir uma lata e servir em torradas.

Arenque
Excelente escolha como fonte de vitamina D. Uma porção de 140g fornece mais do dobro da nossa necessidade diária deste vitamina e contribui ainda para o aumento de fósforo. São ainda uma boa fonte de potássio, selénio, iodo e contêm as gorduras ómega-3, importantes para o cérebro e coração. Fornecem ainda vitaminas B, especialmente B6, que ajuda a regular diversos hormónios no corpo.

Dica da nutricionista: Servir numa salada.

Lagostim
Rico em três antioxidantes: cobre, selénio e vitamina E que ajudam a proteger as células contra danos relacionados com doenças cardíacas e cancro. Também adicionam iodo, fósforo, cálcio e vitaminas B3 e B12.

Dica da nutricionista: Desfrutar com salada.

Solha
Escolha popular e rica em nutrientes, o que faz com que a solha deva ser ingerida com frequência. Além disso, é uma excelente opção para quem deseja controlar o peso pois 140g contêm apenas 139 calorias. A solha é baixa em gordura, rica em vitamina B, que é boa para o cabelo e pele. Fornece ainda fósforo, selénio e iodo.

Dica da nutricionista: Filetes.

Pescada
Um dos peixes mais populares e óptimo para obter vitaminas B3, B6 e B12 que ajudam a produzir energia no corpo, sendo importantes para a saúde do sistema nervoso. Fornece ainda potássio, fósforo e selénio.

Dica da nutricionista: Cortar aos pedaços e adicionar ao caril em vez de frango.

2 comentários:

  1. Dicas bastante importantes, principalmente quando surgem notícias que a população portuguesa tem deficiência em selénio, algo que pode levar a problemas graves. Mais uma vez, obrigado por divulgares este texto e tornares isto do conhecimento público! ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilhei porque me cruzei com informação importante que muitas vezes nos escapa.

      Abraço

      Eliminar