3.2.17

as inseguranças femininas em relação ao corpo

Acredito que a esmagadora maioria das pessoas são inseguras em relação ao seu corpo. Acredito que boa parte das pessoas não gosta de se ver sem roupa, muito menos perto de outras pessoas. Porque arranjamos sempre dezenas de defeitos. Acredito também que a percentagem de mulheres com inseguranças em relação ao corpo é ainda maior do que quando comparada com a percentagem masculina.

A ideia que tenho é a de que as mulheres, por mais perfeito que o corpo seja, acabam por não gostar dele. Porque tem uma gordurinha aqui. Porque tem não sei o quê ali. Por isto, por aquilo, por tudo e mais alguma coisa. E mesmo que outras pessoas elogiem o corpo acabam sempre a manter a ideia de que algo está errado. O que faz com que sejam bastante inseguras em relação ao corpo e à nudez.

Acabo de ler uma notícia que dá conta de que Kate Moss posou nua para uma revista. A modelo, que tem 43 anos, tem um corpo bonito. Sensual. Sendo que isto depende sempre da opinião de quem vê. Na conversa que acompanha as fotos, Kate Moss diz que não gosta do seu corpo. Algo que qualquer pessoa achará absurdo.


Vivemos numa era em que o passar dos anos assusta tudo e todos. Principalmente as mulheres, com algumas a sentirem-se velhas quando estão nos trinta. Faz-se tudo para não se envelhecer. Faz-se tudo para ter o corpo dentro dos parâmetros que alguém defende como ideais para todas as mulheres. Existem mulheres de vinte anos que certamente gostavam de ter um corpo como aquele que Kate Moss tem aos 43 anos. Por sua vez, e foi sempre assim, a modelo não gosta do corpo.

E a verdade é que a maior parte das pessoas vive nesta situação. Ou não gostam do corpo. Ou só gostam de parte dele. Ou acham que é feio. Encontram-se defeitos e mais defeitos. Qualidades? Ninguém as vê. E os elogios são vistos apenas como uma palavra amiga mas despida de verdade. E poucas são as pessoas que acabam por ficar contentes com o que têm. E que vivem sem inseguranças e receios que não têm razão de ser.

2 comentários:

  1. É bem verdade, de todas as minhas amigas, acho que sou a única que gosta do próprio corpo. E ele não é perfeito. Mas aprendi a gostar das minhas imperfeições. Um beijinho grande*
    Novo blogue! Crazy Cat Lady

    ResponderEliminar