31.10.19

11 alimentos saudáveis que podem estar a fazer com que ganhes peso

Existe uma ideia errada em torno dos alimentos saudáveis. Que passa por achar que se pode comer uma grande quantidade de determinado alimento apenas porque é considerado saudável. Aliás, acredita-se mesmo que basta comer esse alimento para perder peso. O que nem sempre é assim. É certo que determinados alimentos são saudáveis, mas isso não invalida que tenham muitas calorias. E que, quando consumidos em excesso, podem levar mesmo ao aumento de peso. Como é o caso destes onze.

Uvas
“A fruta não engorda”, é um grande mito. Existem frutas que contêm elevados níveis de açúcar, como é o caso das uvas. O que faz com que tenham muitas calorias. Fica-te pelas 9 uvas, conselho que sempre ouvi da minha nutricionista.

Banana
Cada banana pode ter 120 calorias, o que faz com que devas ter atenção à quantidade ingerida e aos dias em que as comes. Se foste ao ginásio nesse dia, podes comer uma.

Barras de cereais
São ricas e fibra e costumam conter fruta. Mas não se ficam por aqui. É preciso ter em conta os níveis de açúcar e gordura presentes neste snack. Uma barra de cereais pode ter 300 calorias.

Sementes de chia
Sendo rico em ómega 3, é uma excelente fonte daquela que é considerada a gordura saudável. Mas também tem muitas calorias, o que faz com que o consumo deva ser moderado.

Batata-doce
É vista com a substituta ideal da batata branca. Mas impera a moderação pois cada 100 gramas tem 86 calorias.

Húmus
Tal como a batata-doce, também o húmus atravessa uma fase de popularidade, conquistando muitos fãs. Lembra-te de que é importante ter em conta a moderação. Cada 100 gramas de húmus contêm mais de 160 calorias.

Abacate
Também está na moda. Não deve ser desvalorizada a riqueza em vitaminas C e E, mas deve ser tida em conta a considerável quantidade de gorduras saturadas que resultam num elevado número de calorias.

Azeite
É igualmente uma fonte de gordura saudável mas tem em conta as quantidades pois uma colher de sopa de azeite tem o equivalente a 108 calorias.

Quinoa
É uma opção para quem procura algo para substituir o arroz. Destaca-se pela riqueza de proteínas e... pelas calorias pois uma xícara de quinoa tem mais de 220 calorias.

Frutos secos
São, e bem, aconselhados como snacks saudáveis. Refiro-me a nozes, avelãs e outros frutos secos que são ricos em fibras e nutrientes. Mas é preciso ter em conta as quantidades consumidas pois são igualmente ricos em calorias.

Pipocas
Se tivermos em conta um balde simples, as calorias são baixas, rondando as 20. Mas quando têm manteiga, chocolate ou açúcar transformam-se num oceano de calorias.

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