9.6.22

acabaram-se os carregadores diferentes

É já no Outono de 2024 que a União Europeia irá adoptar o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, tablets e câmaras. Algo que será possível depois do acordo entre o Parlamento Europeu e os Estados-Membros. “O acordo que fechámos trará cerca de 250 milhões de euros de poupanças para os consumidores”, salienta o chefe da indústria da UE, Thierry Breton, em comunicado. “Isso também permitirá que novas tecnologias, como carregamento sem fios, surjam e amadureçam sem deixar que a inovação se torne uma fonte de fragmentação de mercado e inconveniência ao consumidor”, acrescenta.

“No Outono de 2024, o USB Type-C irá tornar-se a porta de carregamento comum para todos os telemóveis, tablets e câmeras na EU”, realça o Parlamento Europeu através de comunicado. Estamos perante um acordo inédito no mundo que acontece depois de as empresas não terem conseguido chegar a um acordo sobre a solução comum. Recorde-se que a Comissão Europeia já tinha defendido uma única porta de carregamento móvel há mais de dez anos. Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE. Estas medidas não se aplicam aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

A Apple será uma das empresas que terá de alterar o carregador dos seus iPhones vendidos na Europa até 2024. Há muito que os utilizadores de iPhones e telefones Android lamentam o facto de ter de utilizar carregadores distintos nos seus dispositivos. O primeiro é carregado a partir de um cabo Lightning enquanto os Android são alimentados por conectores USB-C. Um estudo da Comissão de 2019 realçava que metade dos carregadores vendidos com telemóveis em 2018 tinham um conector USB micro-B. Por sua vez, 29% tinham um conector USB-C e 21% conector Lightning.

Sem comentários:

Enviar um comentário