1.10.12

quem se defende mais? eles ou elas?


Comparar o que quer que seja que une ou separa um homem e uma mulher é assunto para durar uma vida, correndo o risco de não se chegar a nenhuma conclusão. Desde a maior sensibilidade delas à brutalidade deles passando pelo sexto sentido feminino, tudo é discutível. Existem diversos pontos de vista, uns mais válidos do que outros, sendo certo que não se pode tomar a unidade pelo todo. Ou seja, um homem fraco e de mau carácter não faz de todos os homens canalhas tal como uma mulher fantástica não transforma todas as mulheres as mulheres em princesas dignas de contos de fadas. Aliás, esta diversidade é um dos encantos da vida. Por mais defeitos que ambos os sexos tenham, é muito melhor errar e desviar a nossa vida dessas mesmas pessoas, aprendendo o que fazer no futuro, do que viver num mundo perfeito, algo que retira emoção à vida.

E se há aspectos que geram maior discussão, outros são quase consensuais. Neste domínio incluo aquilo a que se pode chamar uma espécie de irmandade masculina, maior do que a união no sexo feminino. Até existe uma anedota que demonstra este sentimento que une grande parte dos homens. Se uma mulher não volta para casa, o marido liga a todas as amigas da mulher e nenhuma sabe dela. Por sua vez, se um homem não aparece em casa e a mulher liga aos dez melhores amigos, oito deles confirmam que o amigo passou a noite lá em casa, sendo que dois dizem que ainda lá está.

Este tipo de protecção é mais comum neles do que nelas. E não a associo necessariamente a uma maldade da mente masculina. Pois, independentemente do motivo que levou o homem a ausentar-se, existe neles a percepção de perigo e a necessidade de uma defesa automática, sem ponderação. Elas, são diferentes deles neste aspecto. Não concebem que uma atitude do género mereça uma defesa não ponderada que as pode colocar em causa, em várias frentes, ao verificar-se falsa.

A verdade é que conheço homens (em maior número) e mulheres que defendem os amigos sem pensar. Sem percebem que essa atitude pode colocar em causa uma relação e quebrar uma confiança que dificilmente será recuperada. Por sua vez, também conheço casos de ambos os sexos que não mentem para defender quem quer que seja. E esta, parece-me ser a opção mais lógica de seguir. É óbvio que pode ser mais problemática, mas apenas no imediato. Pois a verdade nunca irá destruir uma amizade verdadeira nem quebrar a confiança em relação à companheira(o) de um amigo(a). Este é o meu ponto de vista. Será que eles se defendem muito mais do que elas?

35 comentários:

  1. tenho a noção que um homem é capaz de mentir mais, as chamadas white lies, pelo menos...

    ResponderEliminar
  2. A verdade. a razão e a justiça acima de tudo, tudinho!!!!
    "Mais vale uma verdade amarga do que uma mentira doce" eu cá penso assim, na altura dá vontade de "esfanicar" qualquer coisa, mas depois... passa e pronto bola para a frente!
    Conheces o livro livrohttp://www.netsHomens São De Marte, Mulheres São De Vênus
    (JOHN GREY)
    aber.com.br/resumos/ver_resumo_c_48037.html

    É como dizes é um assunto para durar vidas, tenho um colega (que se julga muito máxista, ou muito maxo) que adoro picar com estas picardias e o pior é que ele cai sempre, tem dias que os meus olhinhos azuis até brilham de tanta satisfação e depois só tem é garganta, é digno de se ver, as minhas colegas então adoram, adoram ver-me a derreter-lhe o juizo,e todas juntas fazemos um "pandam" Terrível, e eles, ahhh eles os nossos colegas rendem-se e dizem "Com elas não vale a pena, são terriveis e ganham sempre!!!" ,nós e eles temos uma óptima relação de amizade que nos une, somos um grupo que na maioria das horas do dia somos muito unidos :)) tirando estes á partes malucos, mas muito saudáveis!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha ouvido falar desse livro. Adorava assistir a esses momentos :)

      Eliminar
  3. De certo modo concordo com o que dizes os homens defendem-se mais acredito. Eles defendem-se até na mentira, acho. As mulheres desde que pensem que a mentirinha ou a situação as prejudique ou as venha a prejudicar de algum modo , até por por exemplo ferir os seus próprios princípios não cedem.Intransigência? mesquinhez? Confesso que também não sei explicar, mas é um facto.
    Pessoalmente uma coisa que me custa muito mesmo , é defender quem mente. A mentira é algo que me custa a aceitar e defender até a um amigo .Desculpo à 1ª, faço notar, mas se é repetida a coisa sai torto.
    Sou de fazer amizades facilmente porque sou sociável e sempre encontrei bons amigos no sexo oposto porque os homens na generalidade são mais superficiais ou menos mesquinhos na forma de ver a vida e nos assuntos do dia a dia.Claro que há excepções. Mas defender um amigo/amiga claro que o faço e vou até ao limite, desde que não seja para mentir! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto dessa forma de ser. Mas acho que os homens têm um chip que faz com que protegam logo o amigo mesmo sem saber do que o estão a proteger :)

      Eliminar
    2. Verdade porque nós mulheres não caminhamos tanto "no escuro" sem conhecer, e olha que eu ás vezes bem gostaria desse lado que é menos complicado! :)

      Eliminar
    3. Não te preocupes que estás bem como estás :)

      Eliminar
  4. Bom dia:-) Quando era criança, depois adolescente sempre me dei melhor com rapazes, são muito menos complicados, mais verdadeiros e adoro o espirito de grupo que têm. Quando já em contexto laboral fui obrigada a conviver diáriamente com um grupo só de mulheres...foram os piores anos da minha vida...em grupo conseguem fazer da vida de qualquer um, um inferno se quiserem. Nesse período, por me ter mantido verdadeira e fiel à verdade perdi a amizade de alguém que considerava minha irmã há 16 anos (ainda hoje me doí essa perda). Neste momento o ambiente é misto e a minha sanidade mental está a salvo, graças a Deus. Hoje o meu núcleo duro é constituido por três mulheres, com quem tenho uma amizade masculina, daquelas que resiste a tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes. Já trabalhei só com mulheres e metade do tempo era passado com elas a falarem mal das outras... Acredito que nem todas sejam assim mas é uma realidade que conheço.

      Eliminar
  5. Ultimamente os homens andam muito femininos... ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que os homens se protegem mais numa perspectiva de camaradagem sem dúvida. No entanto nos problemas mais sérios e pessoais as mulheres parecem-me ser mais chegadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ponto de vista interessante. Acrescento que eles resolvem melhor os problemas que têm entre si do que elas.

      Eliminar
    2. Sem a menos dúvida! Por isso me dou melhor com homens do que com mulheres. Elas (nós vá) somos mais conflituosas...

      Eliminar
    3. É isso que eu acho Verde. Por isso sempre me dei melhor com homens como amigos.

      Eliminar
    4. Adiciono a esta conversa que prefiro trabalhar e falar com homens.
      A verdade é que as mulheres, na sua grande parte, gosta imenso de "luta" entre "elas". É a nível pessoal, profissional, social... Fazem de tudo para tramar. Não somos unidas como os homens.
      Só quero paz no meio das mulheres, e tb de alguns homens que são piores que algumas, pq infelizmente sei o que as mulheres são capazes a nível pessoal e profissional...

      Eliminar
    5. Concordo G. com o que dizes, também tenho a minha conta a nível profissional e dos que não oferecem Paz , sejam homens ou mulheres , quero-os bem longeee!!

      Eliminar
    6. Sorriso, no me último emprego tive que sair por causa de meninas da minha idade e mulheres de 50 anos que queriam a minha derrota, tudo por um ex.trabalho que tinha feito bem noutro departamento, na mesma empresa. Mas tb nesse outro departamento não me quiseram, pq a G. é profissional, competente, aprendizagem rápida, (...) e trata bem as pessoas, algo que faz muita moça a pessoas. Posso dizer que houveram gestores e clientes que pediram para voltar, e que duas meninas (com cunhas, que subiram na horizontal ou de outra forma, uma que nem os objetivos cumpre) fizeram com que não voltasse. É um karma que tenho.
      Como disse ontem a um amigo meu: "Não tenho o corpo XPTO e não vou para a cama com chefes..."

      Eliminar
    7. Como te compreendo G. Afinal é assim é qualquer lugar.As mulheres não suportam que outras sejam mais competentes e utilizam esses métodos para singrarem.Deixa ,cabeça levantada e seguir os nossos valores é algo que dá tranquilidade não dando emprego!

      Eliminar
  7. Existe uma grande competitividade entre as mulheres e, nessa perspectiva, talvez se defendam menos entre si que eles. Mas depois há aquele tipo de homens (que eu abomino) que gosta de falar e inventar sobre as suas conquistas, revelando tudo.

    Mas nada disto tem a ver com amizade, se forem AMIGOS não há isso de ser homem ou mulher, o que não suportam é ver que o amiga/o poderá estar a ser enganada/o ou a enganar. Espero nunca me ver numa situação dessas de saber que há traição entre um casal amigo, seria muito dificil saber o melhor a que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abomino pessoas como as que descreves!

      Eliminar
    2. Já me aconteceu Dúvidas e Certezas..saber de traição entre casais amigos e ela que era minha amiga . Olha não suportei e afastei-me até dos dois. Fiz de acordo com a minha consciência, mas antes disse a essa amiga o que pensava sobre o assunto e a minha forma de ver a questão. Não suportei ver a outra amiga sofrer daquela forma e não reagir. E afinal todos aqueles acabaram mais infelizes.. Mas nesse grupo houve alguns amigos (homens) que nada disseram na ocasião mas acabaram por se afastarem também.. são diferentes formas de reagir simplesmente.

      Eliminar
  8. Tudo tem uma explicação, culturalmente as mulheres ficavam em casa e os homens saiam para trabalhar, era socialmente aceite a infedilidade masculina, a feminina era contranatura, claro que se uma mulher procura o homem eles defendem-nos, as mulheres não estao formatadas para isso.

    ResponderEliminar
  9. Se estás a falar do caso especifíco de situações de infidelidade, esquece, porque são raras as mulheres que se defendem outras! Concordo com a Brenda! É cultural! Entre homens basicamente existe o Código de Bro como o Barney diria! Os homens defendem-se naturalmente! Pessoalmente abomino as situações de traição e espero nunca estar numa situação de saber que um amigo meu está a ser traído!

    Se alargarmos mais o leque de situações, acho que os homens são mais amigos entre si! As mulheres são mais competitivas e quando querem conseguem ser umas verdadeiras pestes umas para as outras! Isto faz-me muita confusão, porque às vezes já há tantos obstáculos para as mulheres que não é preciso nós próprias sermos mais um. Então um ambiente de trabalho só de mulheres é um terror! É mesmo necessário haver homens para equilibrar e não dar azo a tantos comentários, fofoquices e arrelias! Claro que nem todas as mulheres são assim, mas de forma geral esta é a minha percepção:( Sobretudo tendo já passado por situações de inveja no local de trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Os homens protegem mais os amigos porque pensam que são mais safados do que as mulheres. Ou seja, se a mulher/namorada de um amigo lhe liga a perguntar se sabe do marido/namorado, o amigo pensa logo que o outro está a fazer algo de errado... Daí, mentir para o defender, mesmo não sabendo do que, efectivamente, se trata.
    Agora, atenção, eu disse "PENSAM que são mais safados". E, parece-me, estão bem enganados... As mulheres é que são mais subtis e muito mais inteligentes. É esta, a minha opinião, hsb ;p

    ResponderEliminar
  11. É verídico isso, ligarem a amigos meus a perguntar por mim e eles jurarem com todos os dentinhos que tinha acabado de sair e que passei o dia com eles, quando não era verdade xD

    Mas também já aconteceu ligar para mim a namorada do meu melhor amigo a perguntar por ele e eu dizer que não fazia a mínima ideia, que me disse que tinha umas cenas para fazer e tal, e que na volta estava com outra...( e ele na minha sala a jogar PS3) LOLOL Rico amigo que eu sou xD

    ResponderEliminar