7.10.12

ou se ama ou se odeia

Sacha Baron Cohen é daquele tipo de actor/comediante que se ama ou odeia. Acho que não existe meio termo quando se fala do seu talento bem como dos seus filmes.

Eu próprio amo algumas das suas criações, tal como detesto alguns detalhes das suas obras. Gostei imenso de Ali G. Consegui rir-me com Borat, já não achei tanta piada a Bruno e penso que O Ditador é o seu filme mais comercial, apesar de ser tão polémico como os outros.

Em todos existem piadas fortes e ofensivas, aquilo que acredito ser a sua imagem de marca. Contudo, acho que também existem muitas verdades (inconvenientes) escondidas no seu humor.

Em O Ditador, quando o personagem tenta explicar aos americanos o que é uma ditadura, refere detalhes frequentes nos EUA. Por outro lado, o ataque ao seu país é baseado numa "guerra petrolífera", uma das grandes críticas feitas aos norte-americanos em muitas das guerras que travam.

Só que a fama de Sacha Baron Cohen e o humor forte (em alguns casos racista) faz com que a sua credibilidade seja quase nula. Mesmo assim, acho que se trata de um excelente comediante que já provou ser uma actor que cumpre os papéis que desempenha, e aqui refiro-me às suas prestações em outros filmes, que não aqueles escritos por si.

Analisando os prós e contras, defendo que O Ditador é um filme que vale a pena ver pois acredito que consegue arrancar pelo menos uma boa gargalhada a quem o vê.


Enviado do meu BlackBerry® da tmn

5 comentários:

  1. Assisti a Ditador no cinema e faz parte dos grandes filmes deste ano, para mim. Está bem conseguido e a versatilidade do Sacha é espectacular, só mesmo alguns bons actores o conseguem.

    Recomendo vivamente este filme! É bom para rir e também para reflectir sobre muitos dos problemas das religiões, política e afins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes e recomendo pelas mesmas razões que tu.

      Eliminar
  2. Não vi o Ditador, mas confesso que a minha vontade é pouca. É um actor com o qual não criei empatia, apesar de perceber o seu papel em abordar umas tantas verdades inconvenientes com um humor que acho por vezes demasiado forte! Pode ser que alguém me convença a ver ste último!

    ResponderEliminar
  3. Bem, nem amo nem odeio... Simplesmente porque, que me lembre, nunca vi um filme inteiro do senhor. Fazer humor com certos assuntos é muito complicado. Rapidamente se cai no mau gosto, ou não. Nesta caso, não sei. Tenho de ver, para saber se sou daqueles que amam ou daqueles que odeiam :)

    ResponderEliminar