31.10.12

doce ou travessura?

“Doce ou travessura?”, é a pergunta que mais se vai ouvir esta noite. Hoje é a noite de Halloween. A noite em que os espíritos e as bruxas se encontram com os santos. A noite das abóboras e das velas. É ainda a noite em que todas as travessuras são permitidas e em que ninguém é castigado por cometer a maior das traquinadas. Do ponto de vista das crianças, a noite de Halloween corresponde ainda à exorcização dos seus medos. Aproveitam-se as brincadeiras e máscaras para se perder medo, entre outras coisas, do escuro.

Por sua vez, os adultos aproveitam a festa e mascaram-se. Uns em busca de doces. Outros com vontade de cometer uma travessura havendo ainda aqueles que querem ser alvo de uma brincadeira ou que desejam ambas as coisas. Qual o vosso desejo para esta noite: doce ou travessura?

21 comentários:

  1. As duas coisas, pode ser? Mas acho bem que me venham aterrar aqui no sofá porque está frio e eu acho que me vou dedicar à inactividade e a um bom filme, por isso se alguma coisa for alterar estes meus planos é bom que apareça já pronta no colo.

    O meu melhor Halloween foi há longos anos atrás, estava eu na escola secundária - tínhamos ganho eleições para AE nesse dia e tínhamos prometido aos alunos que nos elegeram uma festa, ganhando ou perdendo. Ganhámos. E enchemos a festa de atracções - desde desfile para melhor máscara a um percurso verdadeiramente assustador onde figurantes muito bem ensaiados prometiam uma viagem assustadora a quem se quisesse aventurar.

    ResponderEliminar
  2. Eu preferia doce. Travessura faço todos os dias...

    ResponderEliminar
  3. Hoje só travessuras..estou do contra hoje!! Só me apetece pregar uma partida não sei a quem, mas apetecia mesmo!!...:D

    ResponderEliminar
  4. A festa hoje foi para as pequeninas, mal vão dormir segue a tradição, a sequência de filmes de terror, pipocas e muitos sustos...
    Estão tão lindas as minhas bruxas. :)

    ResponderEliminar
  5. Eu hoje já tive muitos doces preferia fazer umas travessuras :)

    ResponderEliminar
  6. Por aqui não há Halloween e ainda bem! Cá pela terra prezamos a nossa tradição do pão-por-deus que será amanhã de manhã e ainda não nos deixámos levar pela importação de uma tradição que não é nossa. As crianças também não vêm com o "doce ou travessura", dizem antes "bom dia, dá bolinho?" E já tenho ali um armazenamento de castanhas, merendeiras e rebuçados para oferecer... que elas começam cedo. Quanto a "travessuras"...acho que já está tudo pelos cabelos, já chegam as da Assembleia da República!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto da festa mas é bom saber que muitas pessoas ainda se lembram do que é nosso.

      Eliminar
  7. Eu tive a sorte de poder ir pedir o Pão-por-Deus... percorrer as ruas e tocar a todas as portas com a mesma cantilena, e encher o saco com doces. Como já não moro no mesmo local, tenho saudades de ter de acordar cedo para poder distribuir às novas crianças.

    Mas este ano, com a Lua Cheia, até dá vontade de celebrar o Haloween... e se assim fosse, eu gostaria mesmo era uma travessura muito doce... ;)

    M.

    ResponderEliminar
  8. Eu quero os dois:) ou melhor muitas travessuras adocicadas!

    ResponderEliminar
  9. Já recebi visita dos mais pequeninos. Aqui por Coimbra são os "Bolinhos e Bolinhós". E "nesta casa cheira a broa, pq mora gente boa." ;)

    Esta noite é mesmo de sofá, cobertor e manta. Sou uma velha... :P

    ResponderEliminar
  10. Ontem à noite consegui mais uns amigos juntar as duas coisas:) E é tão giro quando temos travessuras açucaradas:)) A noite em Lisboa estava fantástica, gente gira, "milhares" de pessoas na rua e música boa..e máscaras brutais tb..Excelente Halloween este ano:)

    ResponderEliminar
  11. uma americanice só importada por pirosos carneiros acéfalos! quando éramos pequenos alguém falava em Haloween? Ninguem. agora como aparece nas series americanas, temos de fazer igual? por favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era miudo já se falava nisso. Não vejo mal em celebrar a data mas também é importante não esquecer o que é nosso.

      Eliminar