4.10.12

motivar ou não? eis a questão


Diz o dicionário que motivação é o acto de motivar ou de se motivar. Se fosse o Barney Stinson, diria: “true story!” Como não sou, digo que é algo que muitas pessoas desconhecem, sendo igualmente uma das maiores lacunas dos tempos modernos, sobretudo nas vidas profissionais.

Antes de entrar no domínio profissional, defendo que tudo na vida gira em torno da motivação. Na capacidade de auto-motivação que cada pessoa tem em todas as situações. Quer seja num jogo de cartas, numa partida de futebol, numa entrevista de emprego ou em outra situação qualquer. A ausência de motivação é uma umas maiores aliadas do fracasso e insucesso.

Profissionalmente, a situação muda um pouco. Continua a existir o acto de se motivar, algo que tem de existir nos trabalhadores, seja qual for a área. Mas, há algo muito importante, que várias pessoas esquecem. Refiro-me ao acto DE motivar. Para muitos, ser líder/chefe é simplesmente dar ordens e esperar que sejam cumpridas com eficiência. Se correr tudo bem, nada a apontar pois o trabalhador cumpriu a função para a qual foi contratado. Se fizer o trabalho de forma exemplar e em tempo recorde, melhor ainda. Tem mais tempo livre para outras tarefas. Mas, mais uma vez, não existe um obrigado nem uma palavra de apreço. Afinal, o trabalhador simplesmente foi competente, aquilo que deve ser diariamente.

Agora, se algo corre mal... aparecem as críticas. Incompetente para aqui, incompetente para ali e vê lá se para a próxima fazes melhor, é o que se ouve em diversas empresas. Em alguns casos, acresce a ameaça de despedimento. Estamos em tempo de crise e há muita gente a querer o teu lugar, é a mensagem que se esconde atrás de outras palavras. Esta é a realidade que muitas pessoas me contam e que conheço desde os meus 16 anos, altura em que comecei a trabalhar.

Defendo que um trabalhador deve ser repreendido quando executa uma tarefa de forma errada. Acho que é algo bom para o próprio trabalhador, reduzindo as hipóteses de errar no futuro. Mas, também acho que deve ser motivado nessa mesma altura, em vez de ser apenas repreendido. Além disto, defendo igualmente que um trabalhador deve ouvir, pelo menos, um obrigado quando desempenha algo de forma exemplar. É um facto que cumpriu a sua obrigação mas é igualmente verdade que esse obrigado vai criar uma onda de motivação. E, o trabalhador, estando mais motivado, terá ainda um melhor desempenho. Verificando-se também o inverso.

E, estou a falar sobre trabalho mas podia falar sobre outra qualquer situação da vida. O acto DE motivar é essencial em todos os aspectos do quotidiano e é algo que não deve ser esquecido. Infelizmente, muitas pessoas não esquecem porque simplesmente... não sabem o que é.

22 comentários:

  1. Tento arranjar forma para me motivai todos os dias. Onde eu trabalho não há "motivadores". motivação é uma palavra quase desconhecida por aqui.

    Tento também motivar quem me rodeia, não só a nivel profissional mas em todos os aspectos das suas vidas. Acho que um elogio aqui e outro ali, faz uma pessoa sentir-se melhor, sentir que alguém repara nelas e torna o dia melhor. É mais fácil levar os dias assim...

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  2. Sabes o que me apetece fazer com este texto excelente que escreveste, com os devidos direitos de autor? Enviar à minha ex-chefe e a chefes superiores do segmento para verem o porquê do departamento ter dado tantos problemas e a maioria do trabalho agora estar centralizado em Lisboa.

    A motivação é tudo na vida, quer seja no trabalho, no amor, no dia a dia...


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  3. Sei muito bem do que falas, pois já passei por algumas situações que mencionas.

    Mas ainda posso acrescentar outra. O reconhecimento do trabalhador e do seu trabalho ser feito com base nas horas que trabalha... Esquisito não? Quantas mais horas extras os trabalhadores fizessem, melhor eram tratados! Se o trabalho diário está todo feito dentro das horas legais, para quê ficar mais tempo?? (E posso garantir que essas horas não eram pagas nem transformadas em folgas!)

    Na minha opinião, tudo isto se resume a: há pessoas que não nasceram para chefes/líderes!

    ***

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    1. Aí está uma grande verdade. Não nasceram para ser o que são... E sei bem daquilo a que te referes.

      ***

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  4. A auto-motivação é essencial em todos os aspectos da nossa vida...é aquilo que no fundo nos faz mover mesmo quando o que está à nossa volta falha! Profissionalmente acho que em muitos locais inclusive o meu as chefias deviam frequentar um cursinho sobre recursos humanos e sobre como a gestão dos mesmos passa essencialmente por saber motivar! Alertar, repreender, responsabilizar quando algo não corre tão bem...mas seria muito gratificante também de vez em quando ouvir elogios e saber que o nosso trabalho é reconhecido e que estamos no bom caminho! Mas como estamos numa sociedade com crise de valores, materialista onde a lei do lucro impera...tenho impressão que terei que me basear mais na minha auto-motivação e de vez em quando eu própria elogiar-me:)

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  5. A minha motivação profissional:

    Ser melhor que os outros.

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    1. Não. Eu tenho que ser sempre melhor que os outros.
      Reservo o meu melhor para situações muito especiais.

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  6. Não podia concordar mais, a motivação é essencial e, na maioria das vezes, a chave para tentar alcançar o sucesso, tanto profissional como pessoal :)

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  7. A motivação é essencial como dizes. Profissionalmente se não estivermos motivados dificilmente seremos Bons e até inferia que a produtividade recente-se. Mas nesta sociedade do descartável.. e lá estou eu com o meu mau feitio, ao dizerem que " se não fazes bem ,vem outro" a motivação é feita com o papão da concorrência..e até resulta porque as pessoas precisam de ganhar.
    Quanto a mim a questão da motivação devia nascer na mais tenra idade , nos lares , no seio da família e ensinada nos bancos da escola mas noutra direcção da de hoje. Na escola e ás vezes em casa ensina-se a motivar para competir e não para dar auto estima, que essa sim gera pessoas melhores e mais capazes. Desculpa se me alonguei mas gostei do tema..:)

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    1. Os comentários nunca são longos. Abordaste um belo ponto de vista, que dá que pensar. Concordo :)

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  8. Nos últimos anos tive a sorte de poder frequentar workshops sobre auto-motivação e resiliência. São bons para nos ensinar ferramentas de "sobrevivência" para resistir a chefes/líderes que nos tratam menos bem, mas também para aplicar no dia a dia, com as outras pessoas. Nem sempre temos noção da nossa postura e de como isso afecta as pessoas à nossa volta. Podemos aprender a lidar com a adversidade de forma positiva e isso facilita bastante a vida...

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  9. A auto-motivação é a motivação... Também há casos em que ocorre o contrário: os superiores puxam pelo pessoal mas a falta de objectivos/auto-motivação faz com que seja uma tarefa em vão. Todos os líderes deveriam ter um quê de José Mourinho, mas para motivar mesmo é preciso auto-motivar, nem que seja para a pessoa se libertar da 'desmotivação'.

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  10. A motivação profissional é o sal do nosso dia a dia no desempenho das nossas funções. Dou-te dois exemplos pessoais: Há alguns anos os trabalhadores da minha empresa receberam uma carta do seu director em que resumidamente ele nos dizia que sim faziamos um bom trabalho, mas era para isso que eramos pagos, estavamos apenas a cumprir a nossa obrigação. Mais, verificava que andavamos todos com o semblante muito carregado, que agradecia que passassemos a andar mais sorridentes. Isto via comunicação interna para toda a empresa. Outro exemplo: Eu coordeno e supervisiono o trabalho de uma equipa, nos ultimos 4 anos consecutivos têm-me sido entregues réplicas dos prémios que a minha empresa recebe por causa do meu/ nosso trabalho, sabes o que faço a esses prémios? Não está nenhum comigo, nem no meu gabinete, vou direitinha entregá-lo às pessoas que trabalham comigo e ficam com eles.
    Aliás um "parabéns" e um "obrigada" podem produzir tanto resultado, que no outro dia o meu Chefe (não o meu diretor, o meu Chefe)chamou-me para me dar os parabéns e eu em jeito de graça disse-lhe, obrigada Chefe, acaba de me pagar o subsídio de natal!:-)

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