3.10.12

afinal, o governo até pensa

Depois de longos e penosos minutos de blá blá blá, Vítor Gaspar lá explicou que vai verificar-se o aumento da taxa média efectiva de IRS (passa para cinco escalões em vez dos antigos oito) de 9,8 para 13,2%. Por outras palavras, é um corte equivalente a meio salário. Uns blá blá blá mais tarde, o ministro explica que estas medidas servem para acabar com as desigualdades existentes na sociedade, que vai passar a ser mais justa.

Um ponto a salientar. O Governo começa a revelar sinais de aprendizagem em relação às manifestações, onde o povo mostrou o que pensa. A arrogância baixou de tom e o discurso de hoje é radicalmente diferente dos anteriores. Ouvir alguém do Governo dizer que quem ganha mais deve ser mais penalizado do que aqueles que têm menor rendimento e que a sociedade deve ser mais justa é algo novo e impensável para aquelas pessoas.

PS - Ouvir medidas de austeridade da boca de Vítor Gaspar é uma tortura capaz de quebrar o terrorista mais procurado do mundo. Não aguento mais de dez segundos sem bocejar durante os discursos do ministro das finanças.

30 comentários:

  1. É de cortar os pulsos! A palavra é mesmo - tortura.

    ResponderEliminar
  2. É a sobre taxa de que ninguém fala, até para saberes quanto vais pagar, tens de penar e sofrer...a cada abertura de boca ficamos em suspenso à espera do que vai eclodir, tudo em "s l o w m o t i on"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o efeito pretendido é esse mesmo, creio.E será para 2013 e depois. É isso vai sendo lentamente para adormecer...

      Eliminar
    2. Para mim, o positivo deste discurso foi a mudança de posição. Engoliram alguns sapos e perderam a arrogância.

      Eliminar

  3. "Ouvir alguém do Governo dizer que quem ganha mais deve ser mais penalizado do que aqueles que têm menor rendimento.." Nada de ilusões.. também o corte dos que menos têm , mesmo sendo menor , os coloca em situação de fome mais rápidamente HSB. Foi um discurso tecnocrata e com cuidados políticos sim, mas que não leve ninguém ao engano.
    Ouvi e vi com atenção e juro que fiquei com uma dor daquelas!!:((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo o que dizes. Mas existem diferenças brutais de discurso em relação aos últimos. Agora, que as medidas não são boas, isso não são. Até porque, apesar da melhoria, há sempre a ameaça de que isto vai ficar pior. :(

      Eliminar
  4. Eu gostava mesmo de ver o governo a conseguir acabar com a "injustiça" das desigualdades entre a função pública e os privados. A sério que gostava.
    Será que passávamos todos a trabalhar 7 horas diárias ou passavam os FP a trabalhar as nossas (privados) 8 horas?
    Será que era desta que eu cometia uma loucura e abdicava do meu seguro de saúde porque o estado me iria pagar 1? É, a ADSE funciona como um seguro de saúde e só lhes custa 1% do vencimento. No entanto dá para as despesas da família toda.
    E não me digam que não é bem assim porque já lá trabalhei e sei como é. Chega ao cúmulo de custear algumas despesas de netos.
    E as pensões? Quando é que um privado consegue pensões como um FP? Jámé, já dizia o outro!
    Vamos falar em mais desigualdades Sr. Ministro?
    E por aqui me fico porque hoje estou com um humor daqueles (mas não se nota nada)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu desabafo. Compreendo tudo aquilo que contas. E a triste realidade é que há coisas que nunca vão mudar.

      Eliminar
  5. O bla bla bla inicial confesso que foi mais tortuoso e por momentos parecia que ele estava a dizer que estavamos muito bem..."a balança corrente está muito bem, o défice externo valores satisfatórios"....resta saber onde ficam as medidas estrurantes que contribuem realmente para o PIB. Ou seja o que pecou por falta de informação nos últimos dias, agora quiseram dar toda a informação e mais alguma, até acompanhada por gráficos e quadros.
    Enfim...mas também me chamou a atenção o discurso em torno de reduzir as desiguladades sociais e uma postura menos arrogante! A ver vamos em que se traduz no próximo ano....como já levei uns belos cortes este ano e segundo palavras do sr. ministro pode ser que a situação não piore e tv melhore!

    ResponderEliminar
  6. E este "ah e tal, não vos vamos tirar 7% de Seg. social mas levamos só um bocadinho de IRS". 4, 5, 6 etc, etc. Vamos ver quantos de nós vão ter subidas acima de 7 pontinhos percentuais nas respetivas taxas. Vamos ver!
    E pronto, ficamos todos contentes.
    Aiiii que mau feitio, Maria Risota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não escondas o teu mau feitio :)

      Vamos ver...

      Eliminar
    2. Será mau feitio Risota ou uma realidade que não queremos ver.. oxalá seja só isso!

      Eliminar
    3. Risota concordo com tudo.
      Não concordo é com as mentiras deste governo e a insistência em fazer mal e mal e mal.
      Levas cada vez menos dinheiro para casa, o teu patrão exige cada vez mais, tens uma vida familiar a sustentar e a esperança que as coisas melhorem começa a desaparecer.

      Eliminar
  7. Eu já disse que ele é ótimo para me fazer acalmar e adormecer como um bebé. É que sou tal e qual. Uns minutinhos e a minha cabeça já só conta carneirinhos...eheheh

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Confesso que aguardo os comentários do José Gomes Ferreira ou Camilo Lourenço para perceber estas novas medidas! É que aos 5 minutos de discurso do "Vitinho" eu já estou pronta para uma sesta.

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa escolha. Gosto imenso de os ouvir.

      Eu também durmo com este Vitinho ;p

      beijos

      Eliminar
    2. Infelizmente voltamos a velhos tempos... Mas hoje a hora do Vitinho mudou para a hora da sesta. ;)

      Eliminar
  9. Por acaso desta vez até achei uma melhoria significativa no discurso: foi mais rápido.

    Agora o conteúdo continua igual!

    ResponderEliminar
  10. Desta vez optei por não o ouvir, de qualquer maneira alguém teria de me fazer um resumo porque ao fim de duas horas a ouvir o senhor falar já não me lembraria da primeira frase... And always the same, o tuga é que paga!

    ResponderEliminar
  11. Estava no carro e ia adormecendo. O homem não faz o mínimo de esforço para melhor a sua comunicação e alterar o discurso. Mas tb senti que teve mais cuidado nas palavras e concordo que as manifestações que se fizeram teve impacto no governo... Mas não bastou. Continuo a ver o cenário muito mau, e não estou a ver os da classe alta a pagarem mais impostos, pq dão sp a volta, sempre! E ele que n fale em classe média, pq essa já não existe...

    O que mesmo me revoltou foi ele dizer mais ao menos ao minuto 40 que "o desemprego é o maior problema do governo" e falou 2 minutos sobre o mesmo. Medidas?!?!

    Dizem que voltamos aos mercados em 2012??!?! Mas nós humanos não somos números...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. O cenário continua negro até porque ele não explicou tudo...

      Eliminar
  12. Pois eu gosto muito de o ouvir. Aprecio a calma dele e acima de tudo a sua paciência e educação.
    Não gosto do que ele diz mas isso é outro assunto. Não gostei de terem mexido no irs porque qualquer dia, tendo em conta os descontos, trago para casa menos que uma pessoa que ganha o SMN. Por outro lado ainda não perceberam que se retiram poder de compra ao povo a economia não avança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes e acredito que isto ainda vai dar muita volta...

      Eliminar