28.10.12

dos açores, com amor

Portugal ocupa o lugar 109 na lista dos maiores países do mundo. A nossa área, contando com a Madeira e com os Açores, é de 92 391 km2. Para o Vaticano, o país mais pequeno do mundo, Portugal é gigantesco. Para a Rússia, o maior país do mundo, somos uma amostra de nação. Do meu ponto de vista, temos tamanho suficiente para concorrer com as maiores potências, no que ao talento diz respeito. Seja em que área for, Portugal consegue ter profissionais, anónimos ou mediáticos, que se destacam dos demais.

Este talento lusitano ganha ainda mais força quando se tem por exemplo os Açores, um arquipélago que tem uma área de apenas 2333 km2 mas que tem a sua marca espalhada pelo mundo. Notáveis dos Açores é o nome de uma iniciativa do Governo Nacional do arquipélago que pretende divulgar o papel de pessoas importantes em diversas áreas, que têm como ponto comum a ligação a uma das regiões mais belas de Portugal.

Que Nelly Furtado tem ligações aos Açores, já toda a gente sabe. Mas, por exemplo, desconhecia que Tom Hanks tem avós maternos descendentes de açorianos. E será que alguém sabia que a mãe de Katy Perry é oriunda de uma família do Faial? Também David Lee Roth, fundador dos Van Halen, tem avós paternos e maternos nascidos em São Miguel.

Mas há mais! Danieele Steele descende de uma família de São Miguel e Justin Louis, que tem como nome de nascimento Luís Ferreira, o actor que participa em diversas séries de culto, nasceu em Angra do Heroísmo. Noutras áreas, destacam-se o Nobel da Medicina de 1996, Craig Mello e Pete Sousa, o fotógrafo oficial de Barack Obama.

Estas pessoas são somente uma pequena amostra do talento com origem lusitana. Neste caso, tendo em comum um dos locais mais belos do mundo, pelo menos aos meus olhos. O arquipélago dos Açores é um local marcante. Enquanto a maior parte dos finalistas do ensino secundário preferiu divertir-se em Lloret de Mar, a minha turma optou por conhecer o arquipélago, numa viagem que nunca esquecerei.

Desde a beleza natural ao Peter´s, o bar mais famoso dos Açores, tudo é encantador. Subir à cratera de um vulcão, ouvir a lenda da Lagoa das Sete Cidades enquanto se olha para ela, assistir à preparação do cozido das Furnas e visitar a fábrica de chás Gorreana (provar os aromas disponíveis é obrigatório) são experiências que aconselho a todos. Quem não ficar convencido, acrescente a esta lista tomar banho, quando está um frio de rachar, numa nascente natural de água quente.

Se era capaz de lá viver? Provavelmente não. Mas refugiar-me em tudo isto, e muito mais, durante dois meses por ano era muito bom. Nos Açores parece que os ponteiros do relógio se movem a uma velocidade muito mais lenta do que o normal. Os problemas são diferentes e até o coração mais fechado do mundo se apaixona facilmente. 

35 comentários:

  1. Destino a visitar. Sem dúvida alguma!

    ResponderEliminar
  2. Sendo açoriana e com orgulho sou suspeita mas gostei muito do texto. E sim , é tudo verdade excepto o frio de rachar. Lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada ao facto de nos Açores existirem a quatro estações do ano no mesmo dia :)

      Eliminar
    2. Sou Acoreana com muito orgulho mas o frio dos Acores e humido e parsecs que ate racha ossos.Vivo fora de Portugal e num pais frio mas nos temos todo o conforto Durante o inverno e verao!!!!!! Para termos o conforto (aquecimento e arrefacimento ) nos Acores ou Portugal Continental e carissimo para pessoas com ordenados baixos. Adoro e vesito mas durante o Verao

      Eliminar
    3. A minha opinião é na óptica de quem visita. Acredito que para quem lá viva não seja tão "engraçado" como é para mim.

      Eliminar
  3. Revi-me no que escreveste sobre a descrição dos Açores e também não sou natural de lá e tal como dizes , do que visitei pelo Mundo, em termos de Beleza natural não se fica atrás, somente é mais concentrado. Estive já lá mais de 3 vezes com estadias mais ou menos longas, porque algumas de trabalho e entre ilhas, mas voltaria de bom grado para passar 2 semanas. É lá que encontrei iguarias sem igual : A Alcatra, os jaquinzinhos com molho vinagrette,O arroz de polvo com vinho de cheiro, bolo lêvedo,o queijo do Pico etc, e o celebre cozido à Portuguesa e bacalhau cozido com aquele sabor a enxofre que no mínimo é diferente e ver tirar o cozido um espectáculo. As lagoas,as piscinas naturais,o Parque da Terra Nostra e tomar banho na água ferrosa, coisas diferentes e agradáveis se apreciar.

    Tal como tu HSB não sei se viveria lá porque sou "bicho" de uma grande cidade, mas conheço jovens que à procura de emprego foram recentemente e estão-se a dar bem e nem querem voltar.Sabes tenho lá amigos uns naturais de lá outros que foram há uns anos largos. Os Açorianos, embora no geral sejam um pouco fechados para o exterior, funcionam entre eles em grupos e têm muitas festas que comemoram e confraternizam mais entre eles do que nós aqui no Continente . Talvez reflexo da insularidade. Quanto a isso que referes dos ponteiros do relógio andarem lentamente ,penso que se deve ao facto das distâncias serem pequenas (Ilhas com poucos quilómetros para percorrer) mas lá está, isso também tem as suas compensações. Quem aqui nas grandes cidades se pode dar ao luxo de todos os dias ter tempo de após trabalho ir tomar um banho à praia ou praticar uma série de actividade de lazer ou ir ao café e em seguida ir para casa cumprir as suas rotinas caseiras? São formas de vida diferentes. Mas a beleza natural é incomparável e no mínimo para quem não conhece ,uma vez na vida devia lá ir e só conheço as 3 ilhas principais.

    Não me admira as raizes Açorianas de muitos artistas porque os açorianos foram um povo com tradições de emigração para várias partes do Mundo . Obrigada por trazeres aqui à conversa uma forma de eu recordar aquelas paragens. Bom Domingo!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho. Já lá estive várias vezes mas desconhecia parte do que referiste.

      É um sítio muito belo, sem dúvida :)

      Eliminar
  4. Nunca estive, mas com muita curiosidade! Uma viagem talvez para 2013.
    Esta foto é lindissima e faz-me lembrar outro local do nosso Portugal, mas que infelizmnetee este ano estava interdito por ter sido vandalizado...pêgo do inferno em Tavira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visita que vais gostar. Já ouvi falar desse local em Tavira mas não conheço. O dos Açores é demais.

      Eliminar
  5. Sou açoreana e não podia gostar mais da forma como falaste deste arquipélago que tanto me diz.
    Viver nos Açores pode ser um sonho, mas também exige um sacrificio enorme para quem sempre viveu (ou até mesmo só por algum tempo) fora e muitas pessoas não se apercebem disso e acham-me uma ingrata do pior por não querer viver aqui o resto da vida..
    Obrigado pela bonita forma como abordaste o assunto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não é fácil viver nos Açores, sobretudo para quem sempre viveu no meio da confusão. É preciso um tempo de adaptação e não se pode julgar quem prefere sair desse meio e viver noutro local.

      Por exemplo, eu amo os Açores mas duvido que conseguisse viver aí :)

      Eliminar
  6. Ai está uma grande verdade as horas lá parece que passam mais devagar do que em Lisboa.Gosto muito dos Açores mas viver lá não sei não....Estamos habituados a um ritmo louco de Lisboa que quando lá estamos parecemos uns loucos a querer ver tudo num ritmo mais acelarado, e eles olham para nós e dizem tenha lá calma porque não está no continente. :)
    Beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que me farte da confusão, acho que não seria capaz de viver num meio calmo. Prefiro que seja uma espécie de refúgio :)

      beijos

      Eliminar
  7. Que saudades!

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Só conheço São Miguel e adorei. Tudo é bonito e muitos locais são lindos. A Lagoa das Sete Cidades, Caldeira Velha, Parque Terra Nosta, o ilhéu de Vila Franca do Campo, Lagoa do Fogo, Lagoa de Santiago, as orquídeas, as conteiras. Já para não falar do cozido das Furnas que adorei.

    ResponderEliminar
  9. Só conheço S. Miguel infelizmente, mas conheço-o de uma ponta à outra, vi todos os cantos que aquela ilha tem e fiquei maravilhada.

    Tenho sem dúvida de lá voltar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá fui várias vezes mas sabe sempre a pouco. Também quero voltar.

      Eliminar
  10. Não conheço os Açores e adorava conhecer um dia.
    A minha viagem de finalistas foi ao Egipto e há precisamente nove anos estava em Hurgada. Adorei, adorei! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena conhecer. Falas num destino que adorava conhecer :)

      Eliminar
    2. Então vou fazer pirraça, pq ainda ontem estive a colocar fotos no facebook da minha viagem de finalistas. E temos um vídeo feito por nós! ;P

      Outro destino de sonho: Índia!

      Eliminar
    3. Gosto de conhecer culturas diferentes. Em "outra vida" fui árabe ou indiana, só pode! ;)

      Eliminar
  11. Tens de ir é espetacular. Conheço São Miguel muito bem :)

    DESBOCADO!

    ResponderEliminar
  12. A ilha de S. Miguel é fantástica! As tuas palavras descrevem muito bem os Açores...
    Adoro, adoro! Eu bem que precisava de uns meses lá todos os anos, pois lá consegue-se mesmo descansar. E sim, agora voltaria para a ilha :)

    ResponderEliminar
  13. Impossível resistir e não recordar <3 grandes memórias que tenho desses locais e por estranho que pareça dei por mim a recorda-los hoje de manhã antes de ler o teu texto... Portugal pequenino mas com muita qualidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também guardo memórias muitos boas dos Açores. De todas as viagens que fiz :)

      Eliminar
  14. Fui aos Açores há "praí" 20 anos... Auch! Até me custa a escrever isto...

    Era criança e visitei as ilhas do Faial, Pico e São Miguel. Embora a tenra idade lembro-me de achar tudo muito bonito e ficar deslumbrada com o facto de no mesmo dia passar pelas 4 estações do ano :) Claro que também me aborreci por andar sempre de um lado para outro e só a ver paisagens, mas pronto, culpa da idade!

    Adorava voltar lá para rever e reencantar-me de novo.
    Até lá, de vez em quando revejo as mais de 500 fotografias tiradas nessas férias :)

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 500 fotografias?!? Muito bom.

      Deves lá voltar para perceberes que continua lindo de morrer :)

      ***

      Eliminar
  15. Gostei imenso do texto que publicaste...
    Como açoriana (não de S. Miguel, embora a viver) sou suspeita.É sem dúvida um local a visitar. Gostamos de receber bem as pessoas, temos uma gastronomia fabulosa, o único senão é mesmo o tempo que muda num ápice, seja em que estação for.
    Aqui tem-se muita qualidade de vida, é um facto, tanto é que, em termos profissionais tenho muitos colegas ( da margem sul essencialmente) que vieram trabalhar para cá e não querem sair de cá, outros vieram estudar (no Norte e das Beiras) e acabam por ficar.
    Entendo quando dizes que não te habituavas a viver cá, ás vezes também me apetecia viver fora, mas há muitos benefícios em viver em S. Miguel. Todavia, isto não obsta que vá viver para Lisboa, pois assim espero fazê-lo se tudo correr como tenho planeado.
    Só mais um pormenor, nem todos os açorianos falam com a pronúncia micaelense. S. Maria e Faial são as ilhas em que não há sotaque pronunciado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo texto. Dá vontade de visitar e ficar a viver :)

      obrigado

      beijos

      Eliminar