4.10.12

tenho saudades tuas

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Animal. Uma data que me diz muito por adorar animais, sobretudo cães. É uma data feliz mas igualmente dolorosa. Porque hoje, mais do que em qualquer dia, lembro-me do meu cão, que infelizmente, já não está comigo. E se penso nele em todos os dias, hoje aperta-me mais o coração. Porque hoje era o seu dia.

Foram 14 anos de momentos bons, de muitas alegrias e felizmente de poucas preocupações. Recordo-me, como se fosse hoje, do dia em que a minha mãe apareceu na rua com aquela bola de pelo ao colo. Estava a jogar futebol com os meus amigos mas, a partir daquele instante só me preocupei com o novo membro da família. Os tempos foram passando, ele foi crescendo, tal como a importância na minha vida. Mais do que um simples cão, era um irmão com quem desabafava sempre que precisava. Pegava nele ao colo e contava-lhe tudo aquilo que não me queria contar a mais ninguém. E ele ouvia, sempre com a cauda a abanar.

Para trás, ficam horas, muitas horas, de momentos deliciosos, como aquele em que começou a correr que nem um louco na praia, até se sentar ao pé de uma família que estava a almoçar e que partilhou a refeição com ele. Sorrio também quando me lembro da menina que chorava copiosamente no Algarve, enquanto a família queria tirar uma foto para recordar as férias. As lágrimas da menina só pararam quando viu o meu cão. Sorriu e pediu para ser fotografada com ele. Deixei, como é óbvio, e ele gostou. Gostou tanto, que sentou-se e posou como mandam as regras da boa fotografia.

É também impossível esquecer as noites em que ele dormia comigo e as corridas loucas após o banho. Corria, corria mais depressa, ainda mais depressa e rebolava até se sentir seco. Eu ria-me, metia-me com ele mas só queria secar. Também nunca esquecerei a vez em que o “obriguei” a roer uma pulseira que tinha no pulso. É que estava farto dela mas tinham-me dito que não a podia cortar.

Hoje, queria pegar em ti e levar-te para a praia, o que mais gostava de fazer contigo. Deixar-te correr e correr atrás de ti. Brincar, brincar ainda mais até estarmos os dois de rastos. Mas não posso. Quis o destino que o primeiro problema grave fosse fulminante. Por mais anos que viva, não consigo esquecer os momentos passados na clínica onde perdeste a vida. Não esqueço que foste um bravo e que ainda ganhaste três vezes ao teu coração, antes dele parar de bater, para sempre. Recordo-me das palavras da veterinária, que disse que eras um bravo. Não consigo esquecer também as últimas festinhas e beijos que te dei, sem que tivesse uma reacção tua . Não consigo esquecer que o teu corpo começou a arrefecer e, impotente, tive que me afastar de ti por não aguentar tanta dor. É verdade que tudo isto doeu muito. É verdade que ainda dói. Mas, uma coisa é certa, prefiro viver esta dor por te ter amado como amei do que não saber o que era ter-te na minha vida. Tenho saudades tuas...




Hoje, por ser o dia deles, é sempre bom recordar que não se devem abandonar animais. Não ofereçam animais apenas para satisfazer os caprichos dos filhos (ou de outra pessoa qualquer), para mais tarde os abandonarem porque não sabem o que fazer quando vão de férias. Um animal, tal como um filho, é um compromisso para a vida. E, quem quer um animal, pondere a adopção. Há animais encantadores, abandonados, à espera de alguém que os ame incondicionalmente, que é a única forma como eles sabem amar. E, quem nunca teve um animal, não sabe o que perde. Não sabe como é bom chegar a casa e ser recebido como amor. Um amor puro e sem interesse, de alguém que não pede nada em troca.

65 comentários:

  1. Tão lindo! Um amor descomprometido e sem exigencias. O amor mais puro que ha.

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Tenho um longo historial de animais de estimação e consequentes desgostos, mas a verdade é que volto sempre a arranjar mais,mesmo sabendo que mais tarde ou mais cedo vou sofrer outra vez Agora estou mais para gatos, tenho duas.Dão menos trabalho e são ótimas companheiras. Já pensaste em arranjar outro?

    ResponderEliminar
  3. Bonito texto. São de facto companheiros de uma vida e ficam connosco para sempre.

    ResponderEliminar
  4. É por saber que há pessoas que conseguem amar animais assim, que a minha profissão toma sentido.

    Relembro o meu primeiro cão da mesma forma.
    Esse coração não está preparado para receber mais quatro patas? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está. "Sonho" com um Bulldogue francês mas vou com calma :)

      Eliminar
    2. Ahhhh! Tb queremos um buldogue frances :) com o compromisso de mais tarde ou mais cedo ir buscar um a um abrigo mas quero aproveitar para fazer isso qd tiver filhos.
      Uma amiga minha tem uma cachorrinha e adorou o tratador onde a foi buscar. Quando quiseres partilho contactos :)*

      Eliminar
    3. Envias-me um email com os detalhes? :)

      obrigado

      Eliminar
  5. Hoje meteste-me com a lagrimazinha no olho:) Adorei o teu texto e que bela homenagem:) Ele era lindo!

    Anteontem fez 1 ano que uma pequerrucha assim também entrou na minha vida...vinha maltratada, abandonada, do canil, com peladas das picadas das pulgas, magra....e um olhar muito triste! Agora olho para ela e só de ver o carinho e a alegria que aqueles olhos revelam sinto-me contente por numa atitude minha de puro orgulho e desafiando as pessoas que me ofereceram da pior forma uma cadela, decidi ficar com ela e não a devolver! Num ano ela revolucionou a minha vida, para melhor! Mais que uma companhia deu verdadeiro sentido a palavras como fiel amigo e amor incondicional!
    Corro o risco de parecer muito lamechas e exagerada, mas quem tem animais acho que sabe bem do que falo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és lamechas nem exagerada. Ter um amigo é isso e quem nunca teve, não sabe o que perde.

      Eliminar
  6. Bonita história! E já me conseguiste emocionar...
    Mas é essa mesma a atitude correcta, mais vale teres boas recordações e saudades mesmo que por vezes seja doloroso, do que nunca o teres tido na tua vida...
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      É mesmo. Não troco esta dor pela ausência das alegrias que me deu :)

      Grande Abraço

      Eliminar
  7. Obrigada por partilhares isso connosco.

    Também tive um cão assim. Vi nascer, escolhi-o para mim, e só morreu quando eu cheguei a casa para lhe pegar ao colo.

    Um vez fui uma semana para Benidorm, e telefonava a perguntar por ele. Um dia disse "se calhar ele morreu e vocês não me querem dizer nada!!". Então a aminha mãe respondeu "não sejas tolinha, Vou pô-lo ao telefone e entende-te com ele". Colocou o auscultador na orelha dele e eu chamaei o nome dele e ele ladrou, e eu falava e ele ladrava :) Ainda hoje os meus amigos dizem que eu falava com o meu cão ao telefone :)

    ResponderEliminar
  8. As tuas palavras deixaram-me os olhos rasos de água...
    Eles são os mais fiéis amigos que podemos ter, porque são verdadeiros e aceitam-nos como somos. Assim, simplesmente. Os meus salvaram-me a vida (garanto que não estou a exagerar) e essa é uma dívida que jamais saldarei. Tenho uma grande "famelga", como costumo dizer. Já tive alguns desgostos, muitas surpresas e todos os dias uma lição de vida, especialmente por parte do nosso gatinho cego (prestes a completar o primeiro aniversário), um aventureiro que é uma peste! Nem medo do aspirador tem! A minha vida mudou para sempre há dez anos, quando acedi ao pedido para ficar com uma gata pretinha e sem um olho, que ninguém queria... E sou tão mas tão feliz desde então :). Se eu podia viver sem eles? Poder, podia, mas não era a mesma coisa :). Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a tua história.

      E é algo mágico. Os animais adaptam-se a tudo sem tristeza. Não têm uma pata? Dão melhor uso às outras três e sempre com alegria. São uma lição de vida.

      Eliminar
  9. Hoje ouvi na rádio que com a crise o numero de animais abandonados aumentou...e depois de ler o teu texto, pergunto como é possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que oferecem animais por capricho no Natal e noutras datas. Depois, abandonam-nos.

      Eliminar
  10. Também já sofri dessa dor, foram 19 anos de partilha e amor por uma cadelinha chamada Lady que ficará para sempre na minha memória e vida.

    Rita

    ResponderEliminar
  11. Que fofinho. Uns primos meus tiveram vários cães dessa bela raça :)

    ResponderEliminar
  12. O teu texto está fantástico e já estou a chorar.
    Tinhas um cão lindo!
    O meu cão é como "um filho" que não tenho. Muitas pessoas gozam comigo que o trato como um bebé, que dou mimo demais, que lhe faço tudo, (...), mas ele, o meu Yuki, foi o melhor que apareceu na minha vida após um período muito negro da minha vida, quando estive muito doente e com vários problemas pessoais.

    É o meu "Yukiarare", o meu "xuxu", "bebé", "pitoquinha" e muitos outros nomes. Sei que é mimado demais, que só falta falar. Ele ainda tenta, mas infelizmente não consegue. Faço-lhe as vontades todas e o "menino" prega-me bastantes partidas: foge e salta por todo o lado.

    Amigos como estes não existem no mundo humano, por muito que queiramos. O amor que eles tem por nós e nós por ele é incondicional. E ser recebida por ele quando chego a casa é o delírio.

    Além do eu Yuki tenho uma gata Kika que tb me adora, e este ano já perdi a mãe dela, "Pantufinha" com 13 anos de velhinha. Fiz tudo para estar bem, mas a idade e a doença não permitiram.

    Uma grande verdade que escreveste: "Um amor puro e sem interesse, de alguém que não pede nada em troca."

    Hoje é o dia do dia mundial do Animal e do Médico Veterinário. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter um animal é tudo isso e muito mais :)

      Eliminar
    2. Há muito mais... Muito mesmo.

      Deixo um texto da clínica onde levo a minha Kika e Yuki para este dia.

      "Veterinários e Outros Animais
      No dia em que se comemora o dia mundial do Animal e do Médico Veterinário, faz sentido refletir sobre as atrocidades que ainda hoje se cometem contra o bem-estar e a saúde animal, apesar de existirem cada vez mais meios informativos consciencializando as pessoas sobre o facto de os animais terem os sentidos tão desenvolvidos como os do Homem, incluindo obviamente a dor e os afetos.
      Felizmente, já estão disponíveis avançados meios para o cuidado d
      os animais de companhia que nos permitem nalguns casos recuperá-los das torturas infligidas pelos humanos.
      Ainda hoje, assistimos na nossa prática veterinária a situações de profunda crueldade de algumas pessoas (ditas “racionais”) sobre animais, sendo estes vítimas de retaliação em casos de desavenças por exemplo entre vizinhos. Um caso recente aconteceu com um cão de nome “Brincalhão” (e o nome diz tudo sobre o temperamento do animal) que foi alvejado por um vizinho do proprietário com uma caçadeira, cujas chumbadas se distribuíram pela cabeça e corpo do Brincalhão (com as repercussões clínicas óbvias). O Brincalhão felizmente sobreviveu estando ele em convalescença correndo o sério risco de ficar cego do olho que lhe resta. O dono e amigo do “Brincalhão” foi à GNR apresentar queixa e lá disseram-lhe para ir perguntar ao vizinho se tinha sido ele o autor dos disparos e só depois apresentar queixa!
      Por outro lado, infelizmente, certas pessoas que se julgam dotadas para certas práticas clínicas, sem serem médicos veterinários, possuem meios de persuasão junto à população de que conseguem ser “veterinários”, e desse modo praticar atos cirúrgicos e outros, ao domicílio, de que é exemplo a castração dos gatos “a sangue frio”, tendo consequências gravíssimas e por vezes fatais nos animais, suas vítimas.
      No dia de hoje devíamos refletir sobre os direitos dos animais e se de facto os argumentos para práticas ditas “culturais”, apesar de causarem grande sofrimento e angústia nos animais em benefício de alguns aficionados, devem continuar a ter lugar numa sociedade em pleno sec XXI e também qual o lugar da Medicina Veterinária começando pelo facto ser ainda considerado um luxo, taxado fiscalmente à taxa máxima. Do outro lado do Atlântico na cidade de São Paulo, foi inaugurado o primeiro Hospital Veterinário Público. Lembro-me de há uns bons anos quando se debateu o direito dos animais na Assembleia da República alguns deputados gozaram e parodiaram com o assunto. Hoje é um pouco diferente, mas os nossos legisladores avançam a passo de caracol nessa área.
      As diferentes associações de proteção dos animais constituídas exclusivamente por voluntários esbracejam com tudo o que podem e sacrificam-se tentando colmatar as imensas necessidades dos animais abandonados e errantes, resultantes da sobrepopulação devido a não existência de uma política de esterilização das entidades responsáveis pela sanidade animal, que continuam teimosamente a condenar os animais sem dono à injeção letal, sem resolver a sobrepopulação como estudos científicos provam e que nos dizem que o único caminho é a esterilização dos animais que não são para reprodução.
      Nunca é demais citar Mahatma Gandhi quando nos diz que "a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados" .
      Goreti Matias*
      Inês Marquês*
      Salvador Mascarenhas*
      *Médicos Veterinários - Vetcondeixa Serviços Veternários

      Eliminar
  13. “sei que andas por aí, oiço os teus passos em certas noites, quando me esqueço e fecho as portas começas a raspar devagarinho, às vezes rosnas, posso mesmo jurar que já te ouvi a uivar, cá em casa dizem que é o vento, eu sei que és tu, os cães também regressam, sei muito bem que andas por aí.”

    "Cão como nós", Manuel Alegre

    ResponderEliminar
  14. Olha já me fizeste chorar. Obrigadinha pá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Morango? É sinal que sentes a paixão pelos animais e isso é bom.

      Eliminar
  15. Os nossos bichinhos são um grande tesouro para nós e quando partem fica sempre a faltar algo, o jeito travesso como pediam comida,se enroscavam em nós no sofá...

    Já pensaste em partilhar o carinho com outro amiguinho? não o vais esquecer, nem substituir mas poderás continuar a ter sensações boas e estás a ajudar outros canitos que estão sozinhos.

    Pensa nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero isso e vou partilhar um sonho contigo. Ter um terreno para recolher animais abandonados e tratar deles :)

      Eliminar
    2. Sempre que vou à União Zoofila passear o meu afilhado e me deparo com as condições, penso sempre que um dia que tenha mais estabilidade financeira hei-de adquirir um terreno para acolher alguns cães que estejam abandonados...digamos que é uma das coisas a fazer antes de morrer ;)

      Eliminar
    3. é um sonho bonito:) espero que se concretize rápido, rápido. Até lá aquece o teu coração e rapta um menino ou menina (cão/cadela, entenda-se), tu podes ficar feliz e ele/ela vai adorar;)

      Eliminar
    4. Gostava imenso de o realizar bem depressa :)

      Eliminar
  16. No Dia Mundial do Animal a RTP vai transmitir uma tourada.

    Se em qualquer outro dia isso já é mau qb, num dia como o de hoje é verdadeiramente ultrajante.

    Deixo-vos aqui o desafio dos Marinhenses Anti-Touradas de enviarem um mail de repudio a RTP.

    https://www.facebook.com/antitouradas

    Passando ao teu amigo que partiu... eles são fabulosos. E há tantos à espera duma pessoa com bom coração como tu nos canis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Há muitos animais à espera de amor nos canis.

      Em relação às touradas. Respeito algumas tradições mas sou contra o espectáculo em si. Sou incapaz de assistir ao sofrimento do animal.

      Eliminar
    2. A única tourada que sou a favor ( não seus perversos, não me refiro aquelas dentro de 4 paredes lol ), é aquelas em que soltam 4 ou 5 touros numa rua e os deixam correr e investir livremente contra quem la está a provocar,apupar e assobiar, porque aí os animais de 4 patas estão em igualdade com os primatas de 2 patas xD

      Eliminar
  17. Sinto o mesmo em relação ao meu Bubas:)) Mas mais vale ter recordações boas, mesmo que nos tragam tristezas do que não as teres..Se me permites a liberdade, posto aqui o meu estado do meu facebook hj:

    Hoje é dia mundial do animal:)) Coincidência ou não, acordei hj com o pensamento no meu Bubas que infelizmente partiu em Julho de 2006 a uma escassa semana de fazer 10 anos de vida louca...Sim vida louca, a nossa em que ele conseguiu transformar:))) Tinha de maldade igual ao que possuía em beleza exótica:)) E hj mais do que nunca sinto mtas, mas mtas saudds dele:) Obrigada à minha querida Susana Metelo Cortes, por ter proporcionado a sua entrada na minha vida:)) As minhas idas para a faculdade de manhã nunca mais foram as mesmas, desde que ele me começou a fazer esperas atrás da porta da cozinha às 6.30h da manhã para me saltar aos calcanhares descalços:))))) Um dia cheio de luz e cor estejas onde estiveres:)))
    Ah é verdade:)) Bubas era um gato siamês purinho de rabo cortado com 4 pantufinhas brancas:)) Irresístivel e mau como as cobras:)))) com o módico peso de 12 kg's....Acho que ficou tramatizado com o nome de baptismo...eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por partilhares o estado do facebook. Adorei :) Viva o Bubas!

      Eliminar
  18. Ui! Agora emocionei-me, caramba!
    Obrigada por partilhares essa tua relação de cumplicidade com o teu cão. Também adoro cães e sempre sonhei ter um. Não basta querer, é preciso ter as condições para isso, lá está... Mas ainda não coloquei totalmente de parte esse sonho. Acredito,até, que, em breve, poderei concretizá-lo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Tens razão no que dizes mas quem tiver condições, não tenha medo de ter um animal. Eles não são maus (há pessoas que os fazem ser maus) e são optimas companhias :)

      Espero que concretizes

      Eliminar
  19. as saudades destes nossos amigos ... :( ai que saudades!!

    ResponderEliminar
  20. Por questões de saúde sempre me foi vedada a hipótese de ter um bichinho desses em casa e confesso que ainda hoje sinto essa lacuna.Hoje vieste reavivar esse sentimento. Que sensação essa de ter uma amigo assim!
    Fiquei emocionada com o que relatas. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por leres e acredita que estou a ser injusto pois não há palavras que descrevam aquilo que tentei explicar.

      Eliminar
  21. Partilho o amor pelos animais e lembro ps pássaros que me davam e que sempre conseguia que surgissem porque não me parecia que pudessem ser felizes..
    Os meus amores de 4 patas. Lembro que o primeiro embate a sério que tive nesta vida me fez mudar de ares por uns meses, sempre que telefonava à minha mãe todos se. comoviam porque o meu patudo ficava ao lado dela e parecia chorar...
    Quando vou de férias deixo os meus amiguinhos bem entregues, assim como quando posso fico com os bichinhos dos amigos, assim sabemos que o único sofrimento é a saudade...

    ResponderEliminar
  22. Quando o assunto é cães eu confesso que fico sempre atenta. Eu adoro cães.Sempre tive cães, mas quando vim estudar para a capital deixei de os ter comigo. Porém os meus pais continuam a ter cães e para mim eles também são os meus cães! Não há noite nenhuma que eu não pergunte pelos mãe levanta-se a meio das noites geladas de Inverno porque um deles vai acorda-la porque tem frio. Então a minha mãe vai tapa-lo com as suas 2 mantinhas :) é tratado com um filho!

    Como sempre tive cães, sempre me custou não os ter em Lisboa! Mas a vida que tenho não me permite! A solução que arranjei foi apadrinhar 2 patudos da Uniao Zoofila e praticamente todos os fins-de-semana vou visita-los e vamos dar os nossos passeios, dou-lhe biscoitos e paté que eles tanto adoram! Eu sei que lhe proporciono bons momentos mas eles dão-me mais a mim do que eu a eles!!!

    Há melhor sensação de ser recebida por aqueles dois "malucos" aos saltos, a ladrarem por me verem? Para mim não há!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástico!

      Estás de parabéns! Ainda bem que há pessoas como tu :)

      Eliminar
  23. É o mesmo comentário mas não faltam palavras como no anterior!!!Sorry!!



    Quando o assunto é cães confesso que fico sempre atenta. Eu adoro cães.Sempre tive cães, mas quando vim estudar para a capital deixei de os ter comigo. Porém os meus pais continuam a ter cães e para mim eles também são os meus cães! Não há noite nenhuma que eu não pergunte pelos meus cães.
    A minha mãe levanta-se a meio das noites geladas de Inverno porque um deles vai acorda-la porque tem frio. Então a minha mãe vai tapa-lo com as suas 2 mantinhas :) é tratado com um filho!

    Como sempre tive cães, sempre me custou não os ter em Lisboa! Mas a vida que tenho não me permite! A solução que arranjei foi apadrinhar 2 patudos da Uniao Zoofila e praticamente todos os fins-de-semana vou visita-los e vamos dar os nossos passeios, dou-lhe biscoitos e paté que eles tanto adoram! Eu sei que lhe proporciono bons momentos mas eles dão-me mais a mim do que eu a eles!!!

    Há melhor sensação de ser recebida por aqueles dois "malucos" aos saltos, a ladrarem por me verem? Para mim não há!!!!


    Esqueci-me de lhe dizer que o seu cão era um autentico borracho :)

    ResponderEliminar
  24. O post que escreveu deixou-me emocionada, pq a sua história é-me próxima. Tb eu tive durante 12 anos um cão, o melhor do mundo, o Pirata, que preencheu a minha vida como nunca ninguém o fará, mas que infelizmente, há dois anos, deixou esta vida. Mas não o fez sem antes se despedir de mim, um acto que jamais irei esquecer... Assim como da alegria que sempre me deu, e da felicidade q era tê-lo na minha vida.

    Sinto a falta dele! Todos os dias...!

    ***'s

    ResponderEliminar
  25. Hsb...achas correcto deixares-me com a lágrima no canto do olho? Um gaijo tem de manter o nível, la se vai a minha ( já fraca diga-se )reputação de gaijo firme e hirto LOL

    Também tive cães e sei bem o que sentes e concordo quando dizes que é um amor puro e sem interesse, os meus cães ensinaram-me muito. Ando à muito tempo a pensar em adquirir um golden retriver ( sempre tive rafeiros, mas morro de amores por um golden, apesar de ouvir dizer q eles em cachorros destroem tudo lol ). Mas moro num apartamento e actualmente não disponho de muito tempo livre ( já para não falar que a minha noiva tem medo de cães grandes lol ) mas sinto que me falta algo na vida, um vazio.

    Sinto falta de todos os cães que tive, especialmente da minha cadelinha Lady que era muito dócil e brincalhona e que um FDP de um vizinho roubou e posteriormente envenenou(peço desculpa pelos termos). A gente dessa desejo sempre pior que aquilo que fazem, porque quem não respeita os animais, no fundo não respeita nada.

    PS:Desculpa o testamento...
    PS1: Não conheces ninguem que ofereça Golden Retrivers?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que lhe mostar, aos poucos, que ter um cão é mágico :)

      Infelizmente, não conheço :(

      Abraço

      Eliminar
  26. Emocionaste-me muito! Deixo-te um abraço apertado e um beijo muito grande!
    Qualquer dia, se quiseres, temos de ir fazer uma caminhada os dois, não podes é correr!!!!
    Um bom fim semana com a tua menina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e força.

      Reparaste que houve uma cãominhada no fim-de-semana?

      beijos

      Eliminar
  27. Estas são as minhas pipocas

    http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/230204_200226293352318_4352658_n.jpg

    Adoro-as de paixão. Sempre tive animais. Sempre cresci com cães e gatos. A Linda foi a minha primeira amiga. Do meu Tico tenho flashes. O meu Rufus..o meu Rufus era só meu e eu era dele. Tive-o 7 anos. Fugiu uma vez e foi o suficiente para o perder de vez quando ele estava já quase a chegar a casa. Ainda hoje choro com saudades deles. Adorava como ele me preferia à minha irmã, e só eu sei o sentimento de perda que senti quando ele partiu :( Foi em Abril. Em Novembro os meus pais deram-me a Lara (a cocker gorda que está deitada na foto)...a genuinidade do amor dela é algo que não se explica. Já foi operada duas vezes e não será mais porque o veterinário tem receio que ela não aguente mais uma anestesia geral. Da última vez que foi operada, foi a uma sexta. Eu estudava em Coimbra, vinha de fim de semana e fui buscá-la no final da cirurgia. Lá estava ela deitada na mesa, ainda a recuperar da anestesia, muito grogue sem responder aos estímulos. Chamo por ela, e quando ela ouve a minha voz tenta abrir um olho e fica logo com a cauda a abanar, muuuito descordenada mas a fazer um esforço tão grande para me fazer a habitual festa depois de uma semana afastadas. Adoro-a de paixão.
    A mais pequenina é a Nini. Alimentei-a de biberon depois de a mae dela morrer quando os filhotes tinham cerca de um mes :(
    Adoro-as. Cada uma por coisas diferentes, mas a ambas porque as prefiro a taaaao mais do que tanta gente.

    Mesmo sabendo o que é perder um amigo destes, também prefiro viver sabendo que partilhei com eles um amor tão sincero do que nunca o ter sentido. É por isso que dos três, Alberto Caeiro é o meu heterónimo preferido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o teu testemunho e as tuas pipocas. São lindas :)

      Obrigado!

      Eliminar
  28. Claro que também fiquei a chorar...
    Já passei por isso algumas vezes, e a dor é sempre a mesma.
    Mas nunca desisti dos meus maiores amigos, pois há sempre algum á minha espera no meu caminho.
    Neste momento tenho um cao e um gato que simplesmente adoro e que tudo faria por eles. Adorava poder resgatar todos os que encontro na rua, mas infelizmente nao consigo.
    O que os animais nos dão nao tem qualquer comparação com mais nada neste mundo.
    Tenho 3 filhas maravilhosas que também pensam assim o que muito me orgulha.
    Sonho com um mundo onde nao há crueldade para com os seres indefesos, e onde os cobardes sejam punidos.
    Um dia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns para ti e para as tuas filhas :)

      Ainda bem que há pessoas assim, com sonhos bons e corações cheios de amor.

      Eliminar