30.10.12

o que é feito de ti?

Uma das tradições domingueiras que marcou boa parte da minha vida já deixou de existir. Trata-se de uma moda que se perdeu com o tempo. Está praticamente extinta. Restam apenas alguns sobreviventes que, quando recuperam essa tradição são automaticamente gozados.

Falo do que em tempos foi o traje oficial dos Domingos: o fato de treino. Mas não se trata de um modelo qualquer. Eram aqueles, acetinados e com forro. Aqueles que detestava usar, mas que mesmo assim a minha mãe continuava a comprar. Não sei porquê mas nunca achei piada aquele forro que me tirava do sério. Para adornar o look, usavam-se as não menos tradicionais meias brancas da raquete e uns ténis que bem podiam ser os Nike Air More Uptempo.

Este, com algumas nuances nas diferentes famílias, era o traje oficial dos Domingos, considerado o dia da família. Os pais vestiam-se assim. As mães trajavam-se assim. E os filhos não tinham outra hipótese. Tinham que seguir o estilo dos pais.

E, o que hoje é alvo de chacota, na altura – refiro-me ao final da década de 80 e sobretudo a década de 90 – era uma das principais modas. Quem nunca teve um fato de treino destes? Que nunca usou uma meias brancas da raquete? Eu tive e usei. Aliás, na casa dos meus pais ainda devo ter alguns exemplares das meias que marcaram a minha geração.

Contudo, os anos foram passando e com eles a moda deixou de o ser. O cool passou a démodé e raramente se vê uma família de fato de treino a passear ao Domingo. Talvez seja por isso que não evito um saudoso sorriso sempre que me cruzo com uma família que ainda mantém esta tradição. E o motivo do riso não é chacota. É porque me lembro da minha infância e adolescência. E isso, é bom. Muito bom.




40 comentários:

  1. Se olhares com atenção, ainda vês algumas familias de fato de treino. Pode é nao ser os originais dos anos 90, mas andam lá perto...

    ResponderEliminar
  2. Que foleirice, mas eu também tive e os meus pais também.

    eheh

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Do que te foste lembrar! Aposto que avistaste uns fatos de treino por estes dias... ;)

    Claro que também tive alguns, mas usava só para os dias de educação física na escola. O mais engraçado disto tudo é que tive uns ténis iguaizinhos aos da foto! Bem sei que era mais de rapaz, mas eu tive! E adorava! Ainda há bem pouco tempo os tinha guardados, era daquelas coisas que me custava desfazer, sabe-se lá porquê! :)

    Nunca usei fato de treino ao Domingo, era o dia mais "girly"! ;)

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu andava muito de fato de treino e ainda hoje gosto de usar calças mais descontraídas aos fim-de-semana se não for fazer nada de especial.

      Eu escolhi aqueles ténis por também tive uns. A diferença é que os meus não tinham caixa de ar na totalidade da sola.

      ***

      Eliminar
  4. eu nasci no final dos anos 80 e escapei a essa pirosada! mas o meu pai tem fotos assim "vestido"! e de bigode!

    credo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nasci em 81 e ainda vivi isto. Quanto ao bigode, o meu pai ainda tem a adoro o bigode do meu pai :)

      Eliminar
  5. Muito bom...realmente hoje em dia ver ao domingo as famílias de fato de treino é considerado "bimbice"...e nos centros comerciais nem se fala! Nunca fui adepta ed fato treino completo...gosto de combinar peças diferentes...agora se tiver umas das minhas convenções de fitness ao domingo, podem ver-me bem na desportiva:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas em algo que também aprecio. Ou seja, opto por não fazer conjuntos completos :)

      Eliminar
  6. Confesso quem, neste caso, só me ocorre dizer uma coisa : ainda bem que há modas que passam de moda!

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer dia voltam os fatos de treino acetinados com forro :)

      Eliminar
  7. Olha eu ainda tenho o fato de treino da foto mas numa versão lilás, muito mais bonito claro.
    Olha era foleiro mas quentinho, a única coisa que eu detestava era quando o estava a vestir,enfiava o pé e o foro branco saia sempre para fora depois para voltar ao sitio era uma carga de trabalhos, puxa daqui estica ali.
    Ainda à dias estive com ele na mão para deitar fora numa limpeza ao sótão, mas acabei por coloca-lo novamente na prateleira.
    Quem sabe se não volta em força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Tinha o mesmo problema. Parecia que o forro dava para 50 fatos de treino e nunca ficava no sítio dele!

      Era giro que voltasse :)

      Eliminar
  8. Também tive fatos de treino desses :)
    E também sou do tempo em que a moda eram os ténis com "caixa de ar" :)
    Agradeço este reviver...

    ResponderEliminar
  9. Fizeste-me rir. E não necessariamente por pensar no passado... Ainda assim, é bom recordar :)

    ResponderEliminar
  10. Confesso que nunca usei e que os meus pais também não usavam mas ainda me lembro de ver noutras pessoas e ainda hoje se vê...vai lá dar uma volta ao dolce vita tejo ao domingo e verás:)I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje lá estive. Tenho que fazer essa pesquisa de fim-de-semana :)

      Eliminar
  11. Começo a ficar preocupada com os teus posts hj..ele é fatos de treino, Justin Bieber...nem quero pensar como é q vai acabar o dia de hj...Creepy...:))) Ainda bem que essa "moda" passou de moda...é traumatizante à vista do comum dos mortais:))

    ResponderEliminar
  12. Ai HSB...com esta "mataste-me"...confesso que sou menos jovem que vós...o traje Domingueiro que me recordo eram vestidos de veludo adornados com rendas e "collottes" brancas com as mesmas rendas a tornarem-se visiveis de forma a terminar o adorno do vestido...meis brancas, sapatos de verniz, tótós com laçarotes de cetim...:-)))o Domingo era o mais "chique", o da missa, almoçar fora,...muitas modas vieram desde então...mas, perdoa-me, essa do fato de treino foi a "menos chique" (estou a tentar ser simpática)assim como a substituição da missa Dominical pelos Centros Comerciais...nem sei quem foi pioneiro disso, provavelmente algum desportista viciado ou alguém com dificuldades no guarda roupa...desculpa mas eu cheguei a usar calças de ganga com alfinetes de dama e correntes penduradas...mas fatos de treino só mesmo no ginásio...apesar de tudo, recordar é sempre bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa lembrança Maria, eu tb sou do tempo desses trajes domingueiros...Ai o que eu odiava os sapatos de verniz:)) Agora Adorooo:)

      Eliminar
    2. Obrigado pela tua recordação. Essa é também uma bela moda que se perdeu com o tempo. As idas à missa em família.

      Eliminar
  13. Até me arrepiei quando falaste dos fatos de treino acetinados e com forro. Tive um e mal o usei pq o material dá-me arrepios e não gosto da textura deles. Nhec.

    Sou suspeita em falar de fato de treino pq adoro andar vestida com eles. Uso todos os dias e se tiver que ir beber um café com amigos sou capaz de ir de fato treino e sapatilhas. Sinto-me bem e confortável. Não faço conjuntos pq gosto de usar camisolas/casacos diferentes com as calças, embora tenha alguns diferenciadores.

    Realmente qdo vivi em Lisboa comecei a ver esse preconceito em ir de fato de treino a qualquer lado até ir às compras. Muitas vezes ia de companhia e tinha que ir trocar o conforto do final do dia ou do fim-de-semana por algo visivelmente melhor, pq aprecia mal!! Parece mal, mas sabe bem. ;)

    Hoje em dia já vejo imensas pessoas (inclusive eu) que durante a semana vão ao shopping, a um parque, de fato de treino pq tb se tornou tradição começar a andar, correr, andar de bicicleta, (...) e já não se liga a esses pormenores.

    Lindo, lindo é ver pessoas de fato de treino e com sapatinhos de saltos ou calçado inapropriado para o que têm vestido. Basta ir ao Fórum em Coimbra (ao contrário do Dolce Vita devido à localização e é mais "in") e vêm-se coisas lindas!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muitas pessoas ainda associam o fato de treino ao desleixo de alguém. Se anda assim é porque não faz nada. As única excepções são os professores de educação física e o pessoal dos ginásios.

      Eliminar
  14. Tive um também. Preto com riscas roxas! Um pavor!!! Mas nos anos 80 é um must.

    Continuo a adorar fato de treino e facilmente me apanham nas compras ou num centro comercial ao fds de fatinho de treino! E tomara a muitos estarem tão bem vestidos como quem anda de fato de treino!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está! Pavor agora porque na época era o "topo de gama" :)

      Eliminar
  15. Eu nao usei nada disso. Verdade verdadinha.Mas usei, meia branca rendada até ao joelho e sapato de verniz com o belo do laço e saia de pregas com camisinha branca.
    Usei chapéu a fazer pandam com o casaco até ao joelho. Usei a bela da saia balão!
    Modas!

    ResponderEliminar
  16. Xiiiii!!! As meias com as raquetas.
    Eu tive, o meu irmão teve, toda a gente teve!!!!
    Mas, muito sinceramente, não tenho saudades. E no meu caso, não era fato de domingo que nós íamos à missa e tínhamos de ir bem vestidos :p

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também era uma boa moda :)

      A meia branca é um clássico!

      Eliminar
  17. Eish o fato treino "kispo" como eu o costumo apelidar... Mas seguidamente veio a moda do fato treino com calças de molas de lado e que nos divertiamos nos intervalos da escola a abrir as molas uns dos outros! Oh god infância feliz LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! Depois vieram esses à jogador da NBA :) Que se abriam todos de lado.

      Eliminar
  18. Também tive um fato de treino desses, mas era roxo e não usava ao domingo. Era para levar para a escola, junto com as meias de raquetes ahahh Aposto que ao menos não usaste meias de renda e aquelas calças justas com uma alça debaixo do pé ahahah
    Belos anos 80 :D

    ResponderEliminar
  19. Também passei por esta moda e adorava o meu fato de treino, rosa e roxo. Meia branca também. Ao domingo era ver-me com ele, tão feliz, há cerca de 17 anos. Por aí.

    ResponderEliminar
  20. Felizmente meias brancas com raquetes nao tive...mas em contrapartida tive alguns modelos de fato de treino da "Like" ou "Mike" ou "adadis" e por aí adiante lolol Qt aos tenis a acompanhar, eram uns nike cortez brancos.

    Na altura é que era o verdadeiro gangna style!!

    ResponderEliminar