10.8.22

temos de falar sobre esta moda do sexo a toda a hora e em todos os lugares

Estudei do 7º ao 12º ano numa escola. Foi por lá que passei boa parte da minha adolescência numa era em que não existiam redes sociais e em que os telemóveis (não confundir com smartphones) era uma espécie de raridade. Nesta altura recordo-me de ouvir duas ou três história de cariz sexual. Da pessoa X que tinha sido apanhada a fazer algo a Y junto a um qualquer pavilhão. Para ser preciso, há uma história que é mesmo real. O resto são rumores.

Agora, tudo é diferente. Há mais redes sociais do que aquelas que conseguimos memorizar. Existem mais smartphones do que pessoas e um está sempre a gravar algo. E existe um aparentemente incontrolável desejo sexual. Isto ou falta de pudor e ausência de medo de ser apanhado. É raro o dia em que não se torna viral um vídeo de um casal a fazer algo de cariz sexual numa praia (em frente a todos), numa paragem de autocarro (sem receio das vozes que se fazem ouvir) ou num qualquer beco ou discoteca. É assim em Lisboa, no Porto, na Madeira e em todo o lado. E parece estar tudo bem. E digo isto porque os intervenientes nunca se incomodam com a situação que está a ser gravada (e a gravação dava tema para outro debate). Correndo o risco de estar a exagerar, há mais vídeos de cariz sexual em locais públicos do que de homens apanhados a roubar catalisadores.

É certo que os tempos são outros, mas não consigo perceber este desejo desenfreado que leva a que adolescentes e jovens adultos arrisquem tanto por tão pouco. Comparando com o meu tempo, não digo que estes jovens tenham um maior desejo sexual. Aliás, existem mesmo estudos que referem que os jovens fazem cada vez menos sexo. Existe é uma indiferença assustadora. Na minha época (até soa a velho) existia receio. Existia recato. As pessoas afastavam-se. Faziam as coisas longe dos olhares de todos. E ninguém queria andar nas bocas do mundo por ser isto ou aquilo, por fazer isto ou aquilo. E é isto que parece que se perdeu. E por uns breves minutos que podem representar um peso muito grande. Com uma reputação que não se apaga devido à partilha de algo que nunca será apagado.

Sem comentários:

Enviar um comentário