1.8.22

revelada origem do vírus da covid-19

Desde o início da pandemia que a origem do novo coronavírus tem sido um mistério e alimentado diversas discussões. Sendo que até existem teorias de que a covid-19 terá sido criada em laboratório. Agora, dois novos estudos colocam um ponto final no debate e avançam com aquela que dizem ser a origem da doença que ainda hoje deixa o mundo em estado de alerta.

De acordo com uma equipa de investigadores foram os animais vivos comercializados no mercado de Huanan, em Wuhan, China, que deram início à pandemia. Sendo que o coronavírus foi transmitido de animais para humanos em diversas ocasiões. Os especialistas salientam ainda que outras teorias relacionadas com a origem da covid-19 são altamente improváveis.

O primeiro trabalho, realizado por uma equipa da Universidade do Arizona, Estados Unidos da América, e outra da Scripps Research analisou o padrão geográfico dos casos da doença no primeiro mês do surto, em dezembro de 2019. Foi possível determinar os locais de quase todos os 174 casos identificados pela Organização Mundial de Saúde. Sendo que 155 estavam em Wuhan. Os casos foram agrupados ao redor do mercado de Huanan, acabando por se espalharem amplamente por Wuhan, uma cidade com perto de 11 milhões de habitantes. É ainda salientado que uma grande percentagem dos primeiros infetados com covid-19 não tinham estado recentemente no mercado de Wuhan, mas habitavam mais perto do local do que outras pessoas.

Especialistas salientam ainda que outras teorias relacionadas com a origem da covid-19 são altamente improváveis

Michael Worobey, mentor do estudo, refere que estes dados motram que o epicentro da pandemia foi o mercado. Com os fornecedores a ficarem doentes em primeiro lugar, seguindo-se uma cadeia de infeções entre a comunidade. Worobey refere ainda que a distribuição geográfica dos casos posteriores de covid-19, entre janeiro e fevereiro de 2020, revela que o vírus “realmente teve origem no mercado e que se espalhou a partir daí”.

Animais que transmitem a doença

Estes dados conduzem-nos a outra questão: quais os animais responsáveis pela transmissão da doença? Pois bem, o estudo contou ainda com a examinação de amostras de superfícies do mercado, como pisos e gaiolas. As amostras com resultado positivo para o vírus tendiam a vir de barracas que vendiam animais selvagens vivos. Como é o caso de raposas vermelhas, texugos e cães-guaxinins. Um mapa detalhado do mercado revela que as amostras positivas estavam associadas ao lado ocidental do mercado. Área na qual era cortada carne de animais abatidos ou comercializados animais vivos.

O segundo estudo revela que a pandemia terá tido origem em pelo menos duas infeções separadas de humanos que estiveram em contacto com animais no mercado. As análises mostram ainda que existiriam outras transmissões do vírus de animal para humano no mercado, sem que evoluíssem para casos de covid-19. É ainda realçado que os animais terão sido infetados com o vírus através de morcegos portadores da doença ou em quintas locais na China. “Para entender melhor a origem do SARS-CoV-2 é preciso perceber melhor os eventos a montante do mercado de Huanan, o que irá exigir estreita colaboração e cooperação internacional”, conclui Kristian Andersen, que paticipou em ambos os estudos. Os trabalhos foram publicados na revista Science.

Sem comentários:

Enviar um comentário